Aleteia logoAleteia logoAleteia
Quinta-feira 28 Março |
Aleteia logo
Religião
separateurCreated with Sketch.

9 frases poderosas do Papa Francisco sobre o dom de chorar

papa-e-menino-brasil.jpg

LUCA ZENNARO

Catholic Link - publicado em 11/07/16

Em João 11,35 lemos uma frase extraordinária: "Jesus chorou". Ele, a Fonte da nossa força e da nossa cura, chorou!

Deus nos deu muitas formas de expressar as emoções que temos no coração. Muitas vezes, a nossa cultura nos manda reprimir essas emoções, especialmente se elas nos levam a chorar. O mundo quer nos fazer crer que o choro é mostra de fraqueza e derrota.

Mas a Palavra de Deus não apenas diz que o choro é parte necessária da vida, mas também que é uma forma saudável de aliviar a alma do sofrimento, da dor, da raiva, da frustração, da felicidade, da alegria. Em João 11,35 lemos uma frase extraordinária, em se tratando de Deus: “Jesus chorou”. Ele, a Fonte da nossa força e da nossa cura, chorou.

Para o Papa Francisco, mostrar o pranto do coração mediante o dom das lágrimas é uma graça. Há até quem fale de uma “Teologia das Lágrimas”: o próprio papa fala dela com frequência. Suas palavras nos lembram que chorar não é coisa de fracos.

* * *

A seguir, nove frases do Papa Francisco sobre o dom de chorar:

1. “Também nos fará bem pedir a graça das lágrimas, para este mundo que não reconhece o caminho da paz. Peçamos a conversão do coração“.

2. “Sem chorar, sem chorar de coração, nunca se poderá entender esse mistério. É o choro do arrependido, o choro do irmão e da irmã enxergam tantas misérias humanas e as enxergam em Jesus, mas de joelhos, chorando, e nunca sozinhos, nunca sozinhos!

3. “Certas realidades da vida só podem ser vistas com os olhos limpos pelas lágrimas“.

4. “Quantas lágrimas são derramadas a cada instante no mundo; uma diferente da outra; e, juntas, elas formam como um oceano de desolação, que invoca piedade, compaixão, consolação“.

5. “Nós precisamos de misericórdia, da consolação que vem do Senhor. Todos precisamos; é a nossa pobreza, mas também a nossa grandeza: invocar a consolação de Deus, que, com a sua ternura, vem secar as lágrimas do nosso rosto“.

6. “Se Deus chorou, eu também posso chorar, sabendo que sou compreendido. O pranto de Jesus é o antídoto contra a indiferença pelo sofrimento dos meus irmãos. Aquele choro ensina a tornar minha a dor dos outros, a ser participante do infortúnio e do sofrimento de todos os que vivem nas situações mais dolorosas“.

7. “No momento da perda, da emoção e do pranto, emerge do coração de Cristo a oração ao Pai. A oração é o verdadeiro remédio para o nosso sofrimento“.

8. “Do lado de cada cruz está sempre a Mãe de Jesus. Com o seu manto, ela enxuga as nossas lágrimas. Com a sua mão, ela nos ajuda a levantar e nos acompanha no caminho da esperança“.

9. “Se vocês não aprenderem a chorar, vocês não poderão ser bons cristãos. E isto é um desafio“.

______________

Texto original de Becky Roach

Tags:
Papa Francisco
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia