Aleteia logoAleteia logoAleteia
Terça-feira 16 Abril |
Aleteia logo
Espiritualidade
separateurCreated with Sketch.

Oração de oferecimento da manhã: um bom hábito para ser praticado na Quaresma

Morning Cup cappuccino with smile – pt

© geniuscook_com/SHUTTERSTOCK

Patty Knap - publicado em 08/03/17

Dedique a Deus os desafios e alegrias do dia que vem pela frente

A oração de oferecimento da manhã é antiga e um hábito fácil de adquirir durante estas semanas que nos levam à Páscoa.

Alguns anos atrás, durante a Quaresma, um amigo me enviou algumas orações. Eu li que a oração da manhã é uma forma de oferecer a Deus todo o dia que vem pela frente – o bem e o mal, as provações e sacrifícios, bem como as alegrias e bênçãos. Eu comecei a lê-la todas as manhãs e logo já tinha memorizado a prece.

Como muitos católicos, eu tinha o hábito de fazer ofertas individuais aqui e ali durante o dia: “Ok, Deus, eu ofereço todo esse aborrecimento para você …” Quer seja a espera de duas horas em um consultório médico, o fato de meu filho ter abandonado sua fé ou um problema médico, eu tentaria lembrar-me de colocar um sem número de intenções nas minhas orações durante todo o dia. Com a oferta da manhã, o dia inteiro é “coberto” com antecedência.

Não podemos orar constantemente, contudo podemos transformar o nosso dia inteiro em uma contínua oferta através desta oração simples, começando o nosso dia, entregando-o a Deus, através de Sua Mãe Santíssima. A oração dedica nosso dia inteiro e todo o nosso ser a Deus naquele dia que vem pela frente. Juntamos todos os nossos esforços para o propósito de Deus com o Sacrifício da Missa para a conversão dos pecadores, a reparação dos nossos próprios pecados e das almas no Purgatório. Ela deve reconhecer que cada dia é um presente e expressar gratidão por nossas bênçãos e alegrias … tudo isso em menos de três minutos! Agora tenho o hábito de dizê-la todas as manhãs. Se eu não a leio em meu e-mail, rezo-a de memória, ou até mesmo ofereço a minha própria versão abreviada.

Durante séculos, as pessoas fizeram variações da prece de Oferecimento da Manhã. Provavelmente, uma das versões mais conhecidas hoje é esta, composta pelo Padre Francois Xavier Gaulrelet em 1844 para o seu ministério de Apostolado da Oração, que ele fundou naquele ano:

Jesus, através do Imaculado Coração de Maria, ofereço-vos as minhas orações, obras, alegrias e sofrimentos deste dia por todas as intenções do vosso Sagrado Coração, em união com o Santo Sacrifício da Missa por todo o mundo, pela salvação das almas, a reparação dos pecados, a união de todos os cristãos e, em particular, as intenções do Santo Padre neste mês. Amém.

O Papa João Paulo II disse certa vez que a prática de rezar o oferecimento da manhã é “de importância fundamental na vida de todos e de cada um dos fiéis”. É um lembrete diário de fazer todo o nosso dia, toda a nossa vida “um sacrifício vivo, Santo e agradável a Deus”(Romanos 12: 1).

Essa oração vai ser um adicional  na sua Quaresma. É provável também que faça diferença em sua vida, de modo que você vai querer continuar rezando-a todos os dias do ano.

Tags:
Oração
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia