Aleteia logoAleteia logoAleteia
Quinta-feira 25 Abril |
Aleteia logo
Religião
separateurCreated with Sketch.

Testemunhas de Jeová: as mentiras (6)

zldrbbdzdiu6cwyh29w0iukdhlutysndiwlz7w1mqwxbemh07ewmlls0l43bfra78mc34lg-q_1vyxuofrqx4wmuqp2w.jpg

DIETER NAGL

Jorge Luis Zarazúa - publicado em 22/04/13

Aprenda a se defender quando batem à sua porta e dizem que você não pode usar imagens para adorar Deus

Mito: Não é correto usar imagens para adorar Deus.

Como surgiu este mito?

– Por uma interpretação errada da Sagrada Escritura (Antigo e Novo Testamentos): tiram de contexto a passagem de Êxodo 20, 4-5 e outras que se referem aos ídolos, para dizer que Deus proíbe as imagens e para ensinar que as imagens não devem ser utilizadas no culto divino.

– Por um desconhecimento da história de Israel e da Igreja: ignoram que o povo de Israel usou imagens no templo de Jerusalém (1 Reis 6 e 7) e nas sinagogas, e que os primeiros cristãos utilizaram imagens desde o início, como se pode ver nas catacumbas.

O que Bíblia diz?

Segundo a Bíblia, é possível utilizar imagens e objetos sagrados no culto que se tributa a Deus e nos espaços consagrados ao Senhor para adorá-lo. Como afirma o Catecismo da Igreja Católica (2130), "já no Antigo Testamento Deus ordenou ou permitiu a instituição de imagens, que conduziriam simbolicamente à salvação pelo Verbo encarnado: por exemplo, a serpente de bronze (cf. Nm 21, 4-9; Sb 16, 5-14; Jo 3, 14-15) a arca da Aliança e os querubins (cf. Ex 25, 10-12; 1 R 6, 23-28; 7, 23-26)".

Vejamos outras passagens bíblicas, como Êxodo 25, na qual Deus solicita um santuário e pede também todo o necessário para dar-lhe culto:

"Far-me-ão um santuário e habitarei no meio deles. Construireis o tabernáculo e todo o seu mobiliário exatamente segundo o modelo que vou mostrar-vos" (Ex 25, 8-9).

Entre estes elementos necessários para o culto, destaca-se a Arca da Aliança. Vejamos suas características:

"Farão uma arca de madeira de acácia; seu comprimento será de dois côvados e meio, sua largura de um côvado e meio, e sua altura de um côvado e meio. (…) Porás na arca o testemunho que eu te der. Farás também uma tampa de ouro puro, cujo comprimento será de dois côvados e meio, e a largura de um côvado e meio. Farás dois querubins de ouro; e os farás de ouro batido, nas duas extremidades da tampa, um de um lado e outro de outro, fixando-os de modo a formar uma só peça com as extremidades da tampa. Terão esses querubins suas asas estendidas para o alto, e protegerão com elas a tampa, sobre a qual terão a face inclinada. Colocarás a tampa sobre a arca e porás dentro da arca o testemunho que eu te der. Ali virei ter contigo, e é de cima da tampa, do meio dos querubins que estão sobre a arca da aliança, que te darei todas as minhas ordens para os israelitas" (Ex 25, 10.16-22).

Este santuário é uma tenda móvel que acompanhou Israel durante sua permanência no deserto até a construção do Templo por Salomão. Chamou-se de Tenda do Encontro ou Tenda do Testemunho, pois era o espaço de encontro entre Deus e o seu povo, por meio de Moisés. Pois bem, tal tenda tinha dois querubins de ouro maciço, que o próprio Deus mandou construir, como se observa no versículo 18.

Deus ordena que haja imagens de querubins em sua morada (Ex 26, 1-2). O mesmo ocorre com o Templo construído por Salomão (1 Reis 6-8; 2 Crônicas, 3):

"A casa ficou assim inteiramente coberta de ouro, como também toda a superfície do altar que estava diante do santuário. Fez no santuário dois querubins de pau de oliveira, que tinham dez côvados de altura. (…) Mandou esculpir em relevo em todas as paredes da casa, ao redor, no santuário como no templo, querubins, palmas e flores abertas" (1Re 6, 22-23.29).

"O rei Salomão e toda a assembleia de Israel reunida junto dele conservavam-se diante da arca. Sacrificavam tão grande quantidade de ovelhas e bois que não se podia contar. Os sacerdotes levaram a arca da aliança do Senhor para seu lugar, no santuário do templo, no Santo dos Santos, debaixo das asas dos querubins. Pois os querubins estendiam as suas asas sobre o lugar da arca, e cobriam por cima a arca e os seus varais" (1Re 8, 5-7).

Outro texto significativo é o que mostra Deus ordenando a construção de uma serpente de bronze:

"Então o Senhor enviou contra o povo serpentes ardentes, que morderam e mataram muitos. O povo veio a Moisés e disse-lhe: 'Pecamos, murmurando contra o Senhor e contra ti. Roga ao Senhor que afaste de nós essas serpentes.' Moisés intercedeu pelo povo, e o Senhor disse a Moisés: 'Faze para ti uma serpente ardente e mete-a sobre um poste. Todo o que for mordido, olhando para ela, será salvo.'  Moisés fez, pois, uma serpente de bronze, e fixou-a sobre um poste. Se alguém era mordido por uma serpente e olhava para a serpente de bronze, conservava a vida" (Nm 21, 6-9).

Por outro lado, convém levar em consideração que os primeiros cristãos, aqueles que morreram mártires nos circos romanos, também tinham imagens. De fato, nas catacumbas, foram encontradas imagens e esculturas datadas dos primeiros séculos da era cristã.

Recordemos que, nas catacumbas, celebrava-se a Eucaristia e se sepultava os corpos dos mártires. Entre as imagens, destaca-se o cordeiro, o peixe, a âncora, o Bom Pastor, a videira, as virgens prudentes e as néscias, Noé, Davi, Moisés, Jonas, Tobias, Jesus, Maria, os santos apóstolos, Nossa Senhora e o Menino e os reis magos.

Os números são significativos: de São Pedro, foram encontradas cerca de 300 representações; do Bom Pastor, aproximadamente 120 pinturas e 150 esculturas; da adoração dos reis magos, 85. E a imagem mais antiga de Nossa Senhora é do século II.

Por quê? É no cristianismo que se dá o culto por meio de imagens, porque esta é a religião do Verbo feito Carne, é o mistério do Natal, ou seja, do nascimento do Senhor, que deu origem ao uso de imagens na era cristã.

Verdade: Deus aprova que usemos imagens para adorá-lo.

Tags:
fotosSeitas
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia