Aleteia logoAleteia logoAleteia
Quinta-feira 25 Abril |
Aleteia logo
Religião
separateurCreated with Sketch.

Papa: contra o ódio e as fofocas, contemplar Jesus sofredor

8czaaj3668o1fzppmxcljaob24apopx4ukx__vwpqfjr6uypeho5qkfp_h-nzkl8snx8vtcw1w2dfb_zomyswetkjw_j.jpg

Vatican News - publicado em 12/09/13

“Pensar no seu silêncio humilde: este será nosso esforço. Ele fará todo o resto. Ele fará tudo o que falta. Não existe outra estrada. É a única”

O Papa Francisco pediu nesta quinta-feira, na missa na Casa Santa Marta, que os fiéis contemplem a humanidade sofredora de Jesus para aprender a ser bons cristãos.

Francisco destacou que o Evangelho pede atitudes fortes do cristão: capacidade de perdoar, magnanimidade, amor pelos inimigos… Há um único modo para conseguir colocá-lo em prática: contemplar a Paixão, a humanidade de Jesus, e imitar o comportamento de sua Mãe.

De Maria, cuja festa do “Santo Nome” se celebra hoje, o Papa explicou que “precisamos de sua doçura para entender essas coisas que Jesus nos pede. Porque é uma lista que não é fácil de viver. Amar os inimigos, fazer o bem, fazer sem esperar nada em troca, oferecer a outra face… coisas fortes que, a seu modo, foram vividas por Nossa Senhora… é a graça da humildade e da mansidão”.

Somando-se a isso o Papa enfatizou a necessidade de ter o foco em Jesus. “Pensar em Jesus. Só isso. Se o nosso coração, a nossa mente está com Jesus, o triunfador, aquele que venceu a morte, o pecado, o demônio, tudo, podemos fazer o que ele nos pede. Mas se não olharmos para Ele, se não estivermos com Ele, nada podemos. É uma graça: a graça que vem da contemplação de Jesus”.

Em especial, prosseguiu Francisco, há um aspecto da vida de Jesus para a qual a contemplação do cristão deve se voltar: a sua Paixão, a sua “humanidade sofredora”.

“Pensar no seu silêncio humilde: este será nosso esforço. Ele fará todo o resto. Ele fará tudo o que falta. Não existe outra estrada. É a única. Para sermos bons cristãos, é preciso contemplar a humanidade de Jesus e a humanidade sofredora. Para perdoar, para não odiar o próximo, para não fofocar contra o próximo, contemplemos Jesus sofredor. Vivamos nossa vida com Cristo em Deus: este é o conselho que nos dá o Apóstolo Paulo. É o conselho para nos tornar humildes, mansos, bons, magnânimos e ternos.”

(Com informações da Rádio Vaticano)

Tags:
FofocaHomiliasHumildadePapa Francisco
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia