Aleteia logoAleteia logoAleteia
Terça-feira 16 Abril |
Aleteia logo
Religião
separateurCreated with Sketch.

A Via Sacra de hoje

Christians in the Holy Land retrace Christ’s steps along the Via Dolorosa. – pt

© Ahmad GHARABLI / AFP

Dom Murilo S.R. Krieger - CNBB - publicado em 22/09/13

Não, Deus não quer o sofrimento. As estações da Via Sacra não são obras dele, mas nossas

Um olhar sobre o nosso mundo leva-nos à conclusão de que os homens e as mulheres de nosso tempo percorrem uma grande Via Sacra, com muito mais estações do que as tradicionais. A Via Sacra clássica, você conhece: tem catorze estações, que reproduzem e atualizam alguns momentos significativos da Paixão de Cristo, desde sua condenação à morte até seu sepultamento. Em nosso tempo, o sofrimento está por toda parte: no Oriente Médio, com seus milhões de refugiados; na Europa, com seus imigrantes vivendo em permanente insegurança; no Nordeste brasileiro, que periodicamente sofre as consequências da seca. Se, percorrendo uma rua de nossa cidade – qualquer rua –, batermos de porta em porta, o que constataremos? Que muitas de nossas casas são também estações da Via Sacra. Mesmo entre os nossos conhecidos, quem não tem alguma história para contar, marcada pelo sofrimento? Basta perguntar a qualquer pessoa se tem algum problema e logo ela nos conta uma longa e dolorosa história.

O que a fé nos diz a esse respeito? Na Bíblia não há grandes explicações sobre o sofrimento. Há, sim, uma série de pessoas que são atingidas por ele e que dão sua resposta concreta. Nem Jesus discorreu sobre o sentido da dor. Mas agiu, quando se deparou com ela: curou cegos e aleijados; falou a respeito do Bom Samaritano, que socorreu um ferido à beira da estrada, e sobre a necessidade de tomarmos a cruz; restituiu a alegria a uma viúva que chorava a perda do filho e deu esperança a uma pecadora que queriam apedrejar; convidou os aflitos a procurá-lo e prometeu aliviar a dor dos que lhe entregassem seus problemas.

Por que a humanidade sofre? À luz da fé, a resposta é: porque não coloca nas mãos do Senhor suas dores e, também, porque não aprende a reparti-la com ele. Alguém poderia perguntar-me: mas, fazendo isso, os sofrimentos desaparecerão? E a fome? E as injustiças? Muitas vezes imaginamos e desejamos um Senhor que esteja a nosso serviço e que se adapte a nossos gostos. O que Jesus Cristo nos propõe é diferente: ele quer que entremos em seu coração, para que aprendamos a ser como ele é. Ele foi tudo para todos. Passou a vida repartindo: repartiu sua filiação divina, dando-nos a possibilidade de sermos filhos de seu Pai; partilhou conosco seus segredos; dividiu com os homens o seu jeito de rezar e de ver as pessoas, sua alegria e seus dons e, como síntese desse seu jeito de ser e agir, deixou-nos sua presença na Eucaristia.

Voltemos a percorrer as estações da Via Sacra. Há os que, diante do sofrimento, se consolam: “É vontade de Deus!” Que imagem de Deus tais pessoas trazem no coração! Poderia agradar a Deus o sofrimento de seus filhos? Não! Nós é que nos refugiamos em desculpas para continuar instalados em nosso egoísmo e apegados aos nossos bens, aos nossos títulos, ao nosso conforto e às nossas ideias. Você já imaginou o mundo que surgiria se, um dia, todos, ao se acordarem pela manhã, tomassem a decisão de repartir seus talentos, seu tempo, seu amor e seu dinheiro? Se todos perdoassem de coração a quem os ofendeu? Quanta paz surgiria repentinamente! Se estivéssemos atentos aos necessitados, quantos gestos de amor se multiplicariam! Se praticássemos a justiça em nossa empresa, quantas pessoas seriam beneficiadas! Se… se…

Não, Deus não quer o sofrimento. As estações da Via Sacra não são obras dele, mas nossas. Se tirarmos do mundo o sofrimento causado pelo coração humano – um coração tantas vezes cheio de ódio, de ganância, de sensualidade, de apego ao poder etc. –, o que sobraria? Sobraria aquilo que é do Senhor: a alegria, a paz, a bondade, o perdão, a fidelidade etc. Por isso, se colocarmos em prática seus ensinamentos, o mundo se transformará numa imensa mesa, em torno da qual todos se sentarão. Haverá pão para todos; haverá mãos unidas; haverá sorriso nos lábios. Esse é o mundo desejado por Deus. Assim é o seu reino. Nisso se resume o sonho que tem para nós, seus filhos. Por que será que nos custa tanto aceitar o Evangelho e entrar nesse reino?…

Tags:
OraçãoPazPerdãoSofrimento
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia