Aleteia
Terça-feira 27 Outubro |
São Fulco
Estilo de vida

A vocação a ser pessoa e a vocação à vida cristã

@DR

Humberto Del Castillo - publicado em 17/10/13

O ser humano não pode se esquecer de que é pessoa, ser para o encontro, criado por Deus à sua imagem e semelhança para participar da natureza divina

Hoje em dia não é raro que o ser humano viva negando sua própria identidade, porque muitas vezes se aliena e despersonaliza, reduzindo sua vida a uma só dimensão do seu ser. Achamos que somos nosso corpo, endeusamos nossos sentimentos e emoções, vivemos agarrados aos nossos pensamentos e projetos com dogmatismo ou fugimos de todo questionamento por meio de nossas máscaras e papéis.


O ser humano se esquece de que é pessoa, ser para o encontro, criado por Deus à sua imagem e semelhança para participar da natureza divina. Deus, o Ser e Amor por excelência, nos criou para que sejamos felizes, plenificando nossa vida, decodificando adequadamente nossos dinamismos fundamentais de permanência e desenvolvimento.


O ser humano se esquece de que, no mais profundo do seu ser, Deus o convida a ser seu amigo, a participar da sua própria vida, participar da vida do Senhor Jesus.


"Com o Senhor Jesus, a vida humana adquire seu sentido mais pleno, porque nele, o ser humano pode alcançar sua máxima grandeza; nele e por Ele, pode alcançar todos os bens desejados e reservados para ele; nele, por Ele e com Ele, pode alcançar o pleno desenvolvimento e a total realização da sua existência. E o mais importante é que este processo, que começa no peregrinar terreno, verá sua culminação na vida eterna, na qual Deus preparou para aqueles que o amam 'coisas que os olhos não viram, nem os ouvidos ouviram, nem o coração humano imaginou' (I Coríntios 2, 9)." [1]


É importante recordar que somos chamados a ser cristãos, somos convocados a ser como o Senhor Jesus, a viver aquilo que nos diz o apóstolo Paulo em sua Carta aos Gálatas (2, 20): "Vivo eu, mas não sou eu, é Cristo quem vive em mim".


A vida cristã não é chata nem triste. Quando é vivida autenticamente, é uma vida repleta de alegria, amor, fé e esperança. A pessoa humana é convidada a responder à pergunta fundamental acerca de sua própria identidade, seguindo o Senhor, sendo como o Senhor Jesus, Filho de Maria.


Jesus Cristo responde a todas as inquietudes e necessidades do ser humano. Só Ele é o único capaz de responder aos anseios mais profundos da pessoa humana, porque "o mistério do homem só se esclarece no mistério do Verbo encarnado" (GS 22).


O segredo da vida de todo ser humano consiste na centralidade de Cristo: abrir-lhe a mente e o coração, encontrar-se com Ele, conhecê-lo, descobri-lo, saber quem é, para seguir seu exemplo e sua vida.


Jesus Cristo responde integralmente ao ser humano no mais profundo dos seus questionamentos. Sem a verdade que o Senhor nos traz, teremos uma visão reducionista do ser humano, como a que nos é oferecida pelas ideologias, pela sociologia ou pela própria psicologia.


Se quero responder à minha própria identidade, é essencial que me pergunte se conheço o Senhor, se vivo como Ele e, além disso, se conheço minha vocação particular, se já descobri para que fui criado.


Deus me fez para algo, criou-me com uma missão particular dentro do grande chamado à vida cristã. Na medida em que eu for autenticamente pessoa humana, cristão e desenvolver minha vocação particular, vou plenificar a minha existência e, cooperando com a graça, poderei ganhar o Reino dos Céus.


© 2013 – Humberto Del Castillo para o Centro de Estudios Católicos – CEC


[1] Camino Hacia Dios, n. 122.

Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • A Aleteia é publicada em 8 idiomas: Português, Francês, Inglês, Árabe, Italiano, Espanhol, Polonês e Esloveno.
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

Tags:
CristãosVidavida cristaVocação
Oração do dia
Festividade do dia





Top 10
Philip Kosloski
3 poderosos sacramentais para ter na sua casa
Aleteia Brasil
Quer dormir tranquilo? Reze esta oração da no...
TRIGEMELAS
Esteban Pittaro
A imagem de Nossa Senhora que acompanhou uma ...
Aleteia Brasil
O milagre que levou a casa da Virgem Maria de...
No colo de Maria
Como rezar o terço? Um guia ilustrado
SAINT MICHAEL
Philip Kosloski
Oração a São Miguel por proteção contra inimi...
São Padre Pio de Pietrelcina
Oração de cura e libertação indicada pelo exo...
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia