Aleteia
Terça-feira 20 Outubro |
São Cornélio
Estilo de vida

Não existe um só homem que não tenha sede de Deus

© djgis/SHUTTERSTOCK

Aleteia Vaticano - publicado em 07/01/14

A fé não busca preencher os vazios que a filosofia e a ciência deixam sem resposta, porque ela é muito maior que isso

Quando o ser humano deu seus primeiros passos, quando usou a razão e a consciência, e especialmente quando possuiu a capacidade de articular a ideia de Deus, ainda que de forma imprecisa, atravessou o Rubicão da humanização.


Aquelas nascentes palavras balbuciadas sobre o divino permitiram entrever o íntimo sentido religioso da pessoa, aquele “desejo de Deus que está inscrito no coração do homem”, o anseio mais profundo do seu ser.


A sede de Deus, de infinito, ajudou o ser humano a superar a escuridão, percebendo um rastro que o remete ao transcendente. A partir disso, ele tentou delinear, plasmar esta sede construído templos, criando símbolos sacros, elevando orações, compondo lendários relatos sagrados.


Os profundos interrogantes conduziram a pessoa à exploração do seu interior, com o olhar da alma. Esta capacidade de refletir sobre realidades acima do concreto e cotidiano lhe revelaram uma vocação sobrenatural que o ajuda a responder a uma plenitude de vida que vai além das dimensões da sua existência terrena, já que consiste na participação na própria vida de Deus.


A sede de infinito leva o homem a ir além das sábias reflexões, buscando mitigar a experiência de fugacidade existencial. Deus poderia nos mostrar a razão da nossa existência, tão magnífica e dolorosa ao mesmo tempo… Mas isso precisa ser indagado com os olhos da razão e da , respondendo à sua dimensão teologal.


O homem é limitado porque lhe falta algo; ele experimenta o vazio da contingência que nada na Terra pode serenar plenamente. Incomoda-o a impossibilidade de realizar e desenvolver tudo o que gostaria – também a relação com Deus.


A sede de Deus tem como correlato o anseio de encontro, que conduz o homem à busca da felicidade, que dá sentido à sua existência. Na história, é Deus quem vai ao encontro da pessoa. Ele fala na natureza, mas particularmente no diálogo com o povo escolhido, relatado na Sagrada Escritura.


Foi Deus quem superou a distância que separa o ser humano das alturas celestiais: um Deus onipotente que se encarna, que busca o ser humano, fazendo-se Homem. No mistério da Encarnação, o Senhor Jesus assume a humanidade, mostrando ao homem o caminho para ser verdadeiramente homem, ao mesmo tempo em que o redime.


Conhecemos as dificuldades para nos aproximarmos do ideal indicado por Jesus. É comum que o homem construa “barreiras de pecado”, que o impedem de perceber sua sede de comunhão. O pecado é um impedimento para entender o anseio interior corretamente.


Quem aprende a conhecer Jesus com a , tanto na mente quanto no coração e na ação, descobre a visão de Deus nas coisas. Abre-se a uma dimensão na qual reina o amor sublime, amor que alegra o espírito. “No entardecer da vida, examinar-te-ão no amor. Aprende a amar a Deus como Deus quer ser amado”, convidava São João da Cruz.


O que Jesus Cristo oferece com sua vida e seu sacrifício é precisamente a chave para “decodificar” o caminho preciso rumo à plena realização e salvação, para sustentar o encontro pleno com Deus.


O Senhor é a meta da nossa busca.


(Artigo de Alfredo Garland, publicado originalmente pelo Centro de Estudos Católicos)

Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • A Aleteia é publicada em 8 idiomas: Português, Francês, Inglês, Árabe, Italiano, Espanhol, Polonês e Esloveno.
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

Tags:
Deus
Oração do dia
Festividade do dia





Top 10
st charbel
Reportagem local
Por acaso não está acontecendo o que São Char...
Aleteia Brasil
Quer dormir tranquilo? Reze esta oração da no...
Ellen Mady
Para Jesus não existe novena melhor do que es...
TRIGEMELAS
Esteban Pittaro
A imagem de Nossa Senhora que acompanhou uma ...
ícone São Lucas Nossa Senhora Jesus médico
Reportagem local
Oração a São Lucas, evangelista e médico, pel...
No colo de Maria
Como rezar o terço? Um guia ilustrado
JENNIFER CHRISTIE
Jennifer Christie
Fui estuprada numa viagem a trabalho - e meu ...
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia