Aleteia logoAleteia logoAleteia
Sexta-feira 29 Março |
Aleteia logo
Religião
separateurCreated with Sketch.

Papa: louvar o Senhor com a alegria com que se comemora um gol

w_9foxdfslg8hikdcbb3p3stmg_z1ikyrftkhahig74h8lsqi-fwleauojg_f43aapafknjl4a8jkmnnd1sqpl4hyxkp.jpg

Vatican News - publicado em 28/01/14

“Eu pergunto-me quantas vezes nós desprezamos no nosso coração pessoas boas, gente boa que louva o Senhor como lhe vem, assim espontaneamente”

O Papa Francisco usou hoje a imagem do torcedor comemorando um “gol” do seu time de futebol para exemplificar como se pode louvar o Senhor: com a festa da alegria.

Na Missa desta terça-feira na Casa de Santa Marta, o Papa comentou como a oração de louvor faz-nos fecundos. Ele partiu da leitura do Segundo Livro de Samuel, em que ‘Davi dançava com todas as suas forças diante do Senhor’.

“Mas, padre, isto é para aqueles da Renovação Carismática, não para todos os cristãos!’ Não, a oração de louvor é uma oração cristã para todos nós! Na Missa, todos os dias, quando cantamos o Santo… Esta é uma oração de louvor: louvamos o Senhor pela sua grandeza, porque é grande!”

“E dizemos coisas belas, porque nós gostamos que seja assim. Mas, padre, eu não sou capaz… Mas és capaz de gritar quando o seu time marca um gol e não és capaz de cantar louvores ao Senhor? De sair um pouco da tua contenção para cantar isto? Louvar Deus é totalmente gratuito! Não pedimos, não agradecemos: louvamos!”

“Uma bela pergunta que nós podemos fazer hoje é : Mas como vai a nossa oração de louvor? Eu sei louvar o Senhor? Sei louvar o Senhor ou quando rezo o Glória e o Sanctus faço-o apenas com a boca e não com todo o coração? O que me diz Davi, dançando assim? Quando Davi entra na cidade começa uma outra coisa: uma festa!”

Segundo o Papa Francisco, a alegria do louvor leva-nos à alegria da festa. A festa da família.

“Eu pergunto-me quantas vezes nós desprezamos no nosso coração pessoas boas, gente boa que louva o Senhor como lhe vem, assim espontaneamente, porque não são cultos, não seguem as atitudes formais? É o desprezo. E diz a Bíblia que Mikal ficou estéril por toda a vida por isto! O que quer dizer a Palavra de Deus aqui? Que a alegria, que a oração de louvor faz-nos fecundos! Aquele homem ou aquela mulher que louva o Senhor, que reza louvando o Senhor, que quando reza o Glória alegra-se por isso, quando canta o Sanctus na Missa alegra-se por cantá-lo, é um homem ou uma mulher fecundo.”

(Com informações da Rádio Vaticano)

Tags:
HomiliasPapa Francisco
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia