Aleteia logoAleteia logo
Aleteia
Sexta-feira 30 Outubro |
Santo Angelo de Acri
home iconAtualidade
line break icon

Família, chamada a ser reflexo de Deus

Golden Pixels LLC

Juan Ávila Estrada - publicado em 14/03/14

Atacar a família é atentar contra o rosto visível de Deus no mundo

Onde começa a experiência de Deus?

"Na família", costumamos ouvir. Porém, mais do que isso, a experiência de Deus começa no rosto dos pais e no rosto dos esposos. O primeiro vestígio do amor do Senhor, seus primeiros traços, se iniciam justamente quando o bebê é abraçado e acariciado por aqueles que o geraram e hoje o amam com a ternura do seu coração.

Mas começa também naquela união sacramental pela qual o homem e a mulher escolhem um ao outro para doar-se em liberdade ao longo da vida, tornando-se um só coração e uma só alma. E, se isso é verdade, poderíamos concluir que desfigurar o rosto da família é desfigurar o rosto de Deus. Uma experiência negativa – paterna, materna, esponsal – jogará no lixo a possibilidade de uma oportuna e saudável vivência do amor do Criador.

Aquela palavra tão repetida na Sagrada Escritura e afiançada por Jesus, quando chama Deus de "pai" (Abbà), é a que permite descobrir uma primeira relação com Ele. É impossível não relacionar nosso pai na terra com o Pai do céu; e isso chega a tal ponto que, quando a experiência com o pai terreno é frustrante, em geral ocorre o mesmo com a experiência de Deus.

Por outro lado, não podemos ser alheios ao conhecimento do enorme ataque que a paternidade sofre no mundo inteiro e, com ela, a família, de tal maneira que, se antes acreditávamos ter segurança sobre seu conceito, agora já não temos.

Destruir a família é destruir o rosto de Deus na terra. Como consequência, isso faz que a pessoa vá se perdendo em seus alicerces existenciais, desconhecendo quem ela é e quem é Deus.

A experiência da paternidade de Deus está arraigada no interior da família, o que traz como consequência que, ao sofrer atentados contra a sua estrutura, a evangelização se torna muito mais difícil. Às vezes, é preciso inclusive buscar processos de cura interior para pessoas que tiveram uma experiência paterna negativa, para que possam descobrir Deus como Pai – um Pai que supera todos os limites das experiências mais belas que possamos ter.

Mas não podemos esquecer que a família começa no casamento, seja ele cristão ou não, e que outra das figuras que a Sagrada Escritura apresenta do rosto de Deus é o do Esposo. Tal imagem também é atacada hoje, por aqueles que acreditam que isso é um simples formalismo documental sem importância, por aqueles que só buscam o "amor livre".

Dessa maneira, Deus, como Esposo e como Pai, acaba sendo apenas uma analogia; a união conjugal perde firmeza; os pais "fabricam" seus filhos segundo seu gosto, com manipulações genéticas e sem vinculação direta com o exercício da sexualidade.

Mas de onde surge este ataque à família? Por que os Estados criaram legislações inclusive contra ela? Não posso deixar de pensar em uma orquestração do Maligno, que sempre soube que destruir a família é destruir o projeto de Deus sobre a terra, é o caminho mais certeiro para destruir o ser humano – seu grande objetivo.

Aqui não se trata de satanizar tendências humanas, mas de penetrar no plano do Inimigo, que envenena aquele modelo humano que representa de maneira adequada a convivência entre as três Pessoas da Santíssima Trindade, porque Deus é, em si mesmo, uma família de amor.

Devastar a experiência familiar é ir ao coração da imagem e semelhança que o homem tem com o Criador, que é Pai, Filho e Espírito Santo. Assim, cada dia será mais difícil viver a experiência do rosto de Deus, será complicado reconhecê-Lo no interior da própria casa.

Satanás existe, eu acredito nisso e vejo sua ação, vejo-o espalhar sua maleficência, semear seu joio nos campos de trigo do Senhor. Não lhe interessa apenas criar novos modelos de família: ele simplesmente quer destruir aquela que permite conhecer a existência de um Deus que ama, que salva e que se deixa experimentar entre esposos que se amam e amam seus filhos.

Salvar a família é salvar o projeto de Deus sobre o homem na terra.

Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • A Aleteia é publicada em 8 idiomas: Português, Francês, Inglês, Árabe, Italiano, Espanhol, Polonês e Esloveno.
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

Tags:
AmorDeusFamíliaSociedade
Oração do dia
Festividade do dia





Top 10
TRIGEMELAS
Esteban Pittaro
A imagem de Nossa Senhora que acompanhou uma ...
Aleteia Brasil
O milagre que levou a casa da Virgem Maria de...
Philip Kosloski
3 poderosos sacramentais para ter na sua casa
OLD WOMAN, WRITING
Cerith Gardiner
A carta de uma irlandesa de 107 anos sobre co...
Aleteia Brasil
Quer dormir tranquilo? Reze esta oração da no...
Reportagem local
Corpo incorrupto de Santa Bernadette: o que o...
No colo de Maria
Como rezar o terço? Um guia ilustrado
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia