Aleteia
Terça-feira 27 Outubro |
São Fulco
Religião

"Que todos sejam um": o desafio do diálogo ecumênico

مطرانية قبرص المارونية

Padre Wagner Ferreira da Silva - Canção Nova - publicado em 20/03/14

O Espírito Santo, o grande protagonista da unidade entre os cristãos, nos convida a não ter medo, nos convida a avançar com confiança

No último dia 7 de março, o Papa Francisco recebeu em audiência no Vaticano uma delegação do Conselho Ecumênico das Igrejas. Este encontro marcou um importante capítulo na história das relações fraternas entre a Igreja Católica e o Conselho Ecumênico das Igrejas, de modo que o Santo Padre expressou um agradecimento ao serviço que há anos o Conselho Ecumênico oferece pela causa da unidade em Cristo dos cristãos das mais diversas comunidades eclesiais.

Por vontade do Santo Padre, o beato João XXIII, no dia 05 de junho de 1960 criou-se um secretariado para a promoção da unidade dos cristãos. Posteriormente, o Concílio Vaticano II muito contribuiu para engajar a Igreja Católica no movimento ecumênico, tendo em vista as motivações de alguns dos documentos conciliares, tais como o decreto Unitatis redintegratio.

O Papa Paulo VI confirmou em 1966 o secretariado como um organismo permanente da Santa Sé. No dia 28 de junho de 1988, com a publicação da Constituição Apostólica Pastor Bonus, o beato João Paulo II transformou o secretariado em Conselho Pontifício para a promoção da unidade dos cristãos.

Este breve histórico esclarece o esforço da Igreja Católica na busca de realizar a súplica dirigida por Jesus ao Pai a respeito de todos que haveriam de crer nele por meio de seus discípulos: “Que todos sejam um, como tu, Pai, estás em mim, e eu em ti. Que eles estejam em nós, a fim de que o mundo creia que tu me enviaste” (Jo 17,21).

Este esforço ecumênico da Igreja Católica ganhou novas motivações com a encíclica do Papa João Paulo II Ut unum sint, publicada em 25 de maio de 1995. Neste documento, o beato João Paulo II aponta caminhos para a realização da unidade dos cristãos através, por exemplo, do ecumenismo espiritual, das ações comuns em defesa da dignidade humana, da promoção da paz, da aplicação social do Evangelho e suas consequências em relação à justiça social, do diálogo teológico entre as diferentes confissões cristãs etc.

O movimento ecumênico também se verifica em nível nacional. Neste sentido, destacamos a fundação em 1982 do CONIC – Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil –, cuja missão é: “colocar-se a serviço da unidade das igrejas, empenhando-se em acompanhar a realidade brasileira, confrontado-a com o Evangelho e as exigências do Reino de Deus”.

Apesar dos esforços já palmilhados para superar as divisões entre os cristãos, divisões estas que se tornam um grande obstáculo para o testemunho do Evangelho no mundo, o discurso do Papa Francisco, já citado, torna-se ainda mais exigente para todos os cristãos quando se afirma: “Se os cristãos ignoram o pedido de unidade que lhes fez o Senhor, eles correm o risco de ignorar o próprio Senhor e a salvação por ele oferecida a seu Corpo, a Igreja, pois ‘em nenhum outro há salvação; não existe de fato outro nome… no qual foi estabelecido para que possamos ser salvos’”.

Ao final deste discurso, Papa Francisco com muita lucidez destacou que o caminho da comunhão plena e visível entre os cristãos ainda é um desafio. Porém, o Espírito Santo, o grande protagonista da unidade entre os cristãos, nos convida a não ter medo, nos convida a avançar com confiança, a não parar nos progressos já realizados. Enfim, neste caminho de diálogo ecumênico, é imprescindível o espírito de oração humilde e insistente, de modo que os cristãos ofereçam à família humana, em todas as suas necessidades espirituais e materiais, um autêntico serviço de amor e fraternidade.

Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • A Aleteia é publicada em 8 idiomas: Português, Francês, Inglês, Árabe, Italiano, Espanhol, Polonês e Esloveno.
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

Tags:
DiálogoEcumenismo
Oração do dia
Festividade do dia





Top 10
Philip Kosloski
3 poderosos sacramentais para ter na sua casa
Aleteia Brasil
Quer dormir tranquilo? Reze esta oração da no...
TRIGEMELAS
Esteban Pittaro
A imagem de Nossa Senhora que acompanhou uma ...
Aleteia Brasil
O milagre que levou a casa da Virgem Maria de...
No colo de Maria
Como rezar o terço? Um guia ilustrado
SAINT MICHAEL
Philip Kosloski
Oração a São Miguel por proteção contra inimi...
São Padre Pio de Pietrelcina
Oração de cura e libertação indicada pelo exo...
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia