Aleteia logoAleteia logo
Aleteia
Quarta-feira 28 Outubro |
São Sálvio
home iconReligião
line break icon

Qual foi a relação de Jesus com Maria Madalena?

© P.M WYSOCKI / LUMIÈRE DU MONDE

Juan Chapa - publicado em 23/04/14

A resposta dos evangelhos às diversas conjecturas

A partir dos relatos dos evangelhos, percebe-se que Maria Madalena sentia um grande amor por Jesus. Ela havia sido livrada por Ele de sete demônios, seguia-o como discípula, assistia-o com seus bens (Lc 8, 2-3) e esteve com Maria, a Mãe de Jesus, e as outras mulheres quando Jesus foi crucificado (Mc 15, 40-41).

Ela foi, segundo os evangelhos, a primeira pessoa a quem Jesus apareceu após a Ressurreição, depois de buscá-lo entre lágrimas (Jo 20, 11-18). Daí a veneração que ela recebeu na Igreja como testemunha do Ressuscitado.

Destas passagens não se pode deduzir nem que ela foi pecadora, nem muito menos que foi a mulher de Jesus. Os que defendem que ela foi esposa de Jesus se baseiam no testemunho de alguns evangelhos apócrifos: todos eles, talvez com exceção de um único evangelho de Tomé, são posteriores aos evangelhos canônicos e não têm caráter histórico, mas são um instrumento para transmitir ensinamentos gnósticos.

Segundo estas obras (que, mesmo recebendo o nome de “evangelhos”, não o são propriamente, e sim revelações particulares de Jesus aos seus discípulos após a Ressurreição), Mariam (ou Mariamne ou Mariham – o nome de Madalena aparece apenas em alguns livros) é quem melhor entende estas revelações. Por isso, é a preferida de Jesus e a que recebe uma revelação especial.

Alguns textos (Evangelho de Tomé, Diálogos do Salvador, Pistis Sophia, Evangelho de Maria) mostram uma oposição dos apóstolos com relação a Maria Madalena pelo fato de ela ser mulher, e isso reflete a concepção negativa que alguns gnósticos tinham do feminino e da condição de Maria como discípula importante.

No entanto, alguns pretendem ver nesta oposição um reflexo da postura da Igreja oficial de então, que seria supostamente contra a liderança espiritual da mulher, proposta por estes grupos.

Nada disso é demonstrável. Esta oposição poderia ser entendida como um conflito de doutrinas: a de Pedro e dos demais apóstolos frente à desses grupos gnósticos, expostas em nome de Mariam.

Em todo caso, o fato de que recorram a Maria é uma maneira de justificar sua abordagem gnóstica. Em outros evangelhos apócrifos, especialmente no Evangelho de Felipe, Mariam (desta vez citada também com o nome de origem, Madalena) é modelo do ser gnóstico, precisamente pela sua feminilidade. Ela é um símbolo espiritual de seguimento de Cristo e de união perfeita com Ele.

Neste contexto, fala-se de um beijo entre Jesus e Maria (se é que podemos entender o texto realmente assim), simbolizando esta união, já que, mediante tal beijo (uma espécie de sacramento, superior ao Batismo e a Eucaristia), o gnóstico era gerado como tal.

O tom destes escritos está absolutamente desligado de conotações sexuais. Por isso, nenhum estudioso sério entende estes textos como testemunho histórico de uma suposta relação sexual entre Jesus e Maria Madalena.

É muito triste que esta acusação, que não tem nenhum fundamento histórico (já que nem sequer os cristãos da época se viram obrigados a polemizar para defender-se dela), ressurja de tempos em tempos como uma suposta grande novidade.

Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • A Aleteia é publicada em 8 idiomas: Português, Francês, Inglês, Árabe, Italiano, Espanhol, Polonês e Esloveno.
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

Tags:
Jesus
Oração do dia
Festividade do dia





Top 10
TRIGEMELAS
Esteban Pittaro
A imagem de Nossa Senhora que acompanhou uma ...
Philip Kosloski
3 poderosos sacramentais para ter na sua casa
Aleteia Brasil
Quer dormir tranquilo? Reze esta oração da no...
Aleteia Brasil
O milagre que levou a casa da Virgem Maria de...
No colo de Maria
Como rezar o terço? Um guia ilustrado
Pe. Zezinho
Francisco Vêneto
Duas emissoras brasileiras deturpam fatos em ...
Reportagem local
Corpo incorrupto de Santa Bernadette: o que o...
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia