Aleteia logoAleteia logoAleteia
Terça-feira 23 Abril |
Aleteia logo
Religião
separateurCreated with Sketch.

A inteligência, dom do Espírito Santo, explica Francisco

Vatican News - publicado em 30/04/14

"Entender uma situação em profundidade, como entende Deus, é o efeito deste dom", afirma Papa na catequese de hoje

Na catequese desta quarta-feira, 30, o Papa Francisco retomou sua fala anterior sobre os dons do Espírito Santo. Hoje ele explicou o dom da inteligência.

“Não se trata de inteligência humana, de capacidade intelectual, da qual possamos ser dotados ou não. É uma graça que somente o Espírito Santo pode infundir e que suscita no cristão a capacidade de ir além da aparência exterior, da realidade e buscar as profundezas do pensamento de Deus e do Seu plano de salvação”. 

Usando como citação da carta de São Paulo aos Coríntios, o Papa Francisco disse que “não significa que um cristão pode compreender cada coisa e ter um conhecimento pleno dos planos de Deus: tudo permanece na espera de se manifestar em toda clareza quando nos encontraremos diante dos olhos de Deus, e seremos verdadeiramente uma coisa só com Ele. (…) a inteligência permite ler dentro: e este dom nos faz compreender as coisas como compreende Deus, com a inteligência de Deus. (…) Entender uma situação em profundidade, como entende Deus, é o efeito deste dom. Jesus quis nos enviar o Espírito Santo para que nós possamos ter este dom, para que todos nós possamos compreender as coisas como Deus as compreende, com a inteligência de Deus. É o dom com o qual o Espírito Santo nos introduz na intimidade com Deus e nos torna participantes do plano de amor que Ele tem conosco”.

Continuando, o Papa Francisco disse que o dom da inteligência está ligado à fé. Ler a Palavra de Deus, o Evangelho com a inteligência humana é uma coisa, mas ler através deste dom, que o próprio Senhor nos dá, é compreender a profundidade da Palavra. Precisamos pedir a Deus, disse o Papa: “Dai-nos, Senhor, o dom da inteligência”.

Finalizando com uma citação do evangelho de São Lucas o Papa Francisco disse: “isto é o que nos faz o Espírito Santo: nos abre a mente, nos abre para compreender melhor, para compreender melhor as coisas de Deus, as coisas humanas, as situações, todas as coisas. É importante o dom da inteligência para a nossa vida cristã. Peçamos ao Senhor que nos dê, que dê a todos nós este dom, para compreendermos como compreende Ele as coisas que acontecem, e para compreendermos sobretudo a Palavra de Deus no Evangelho”. 

(Com Rádio Vaticano)

Tags:
Espírito SantoPapa FranciscoVirtudes
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia