Aleteia logoAleteia logoAleteia
Quinta-feira 28 Março |
Aleteia logo
Religião
separateurCreated with Sketch.

A receita do Papa Francisco para uma evangelização eficaz

vpisu3u9_dwlhmw9odzfdpvuupmdhbjt7elegw8cxzqvztwiqjfre1yl_5jhccuw57dppdaq_m8cwng3zmvtjhz1u4ypia.jpg

ADRIANO LIMA

News.va - publicado em 08/05/14

"Quem administra sacramentos deve dar espaço à graça de Deus e não criar obstáculos ‘burocráticos’", afirma

O Papa Francisco explicou hoje quais são os três passos para a evangelização: a docilidade, fazendo o que Deus manda; o diálogo com as pessoas, partindo de onde elas estão; e entregar-se à graça de Deus.

Na homilia da missa na Casa Santa Marta, o Papa advertiu contra a burocracia na Igreja. "Quem administra sacramentos deve dar espaço à graça de Deus e não criar obstáculos ‘burocráticos’”. 

“Quem faz evangelização é Deus”. O modelo a seguir é o Apostolo Filipe, que, na leitura dos Atos dos Apóstolos, evidencia as três qualidades cristalinas de um cristão: docilidade de espírito, diálogo e confiança na graça. A primeira se destaca no momento em que o Espírito manda Filipe interromper suas atividades e ir até a carruagem na qual viajavam, de Jerusalém para Gaza, a rainha dos etíopes e o ministro.

“Ele, Filipe, obedece. É dócil ao chamado do Senhor. Certamente deixou de lado muitas coisas que tinha que fazer, porque naquela época, os apóstolos eram muito atarefados na evangelização. Ele deixa tudo e vai. Isto nos mostra que sem docilidade à voz de Deus, ninguém pode evangelizar, ninguém pode anunciar Jesus Cristo. No máximo, pode anunciar a si mesmo”.

Para Filipe, o encontro com o ministro etíope é uma ocasião de anunciar o Evangelho, mas este anúncio não é um ensinamento que vem do alto, imposto. É um diálogo que o Apóstolo tem o escrúpulo de começar respeitando a sensibilidade espiritual de seu interlocutor, que está lendo, mas sem entender, um texto do Profeta Isaías:

“Não se pode evangelizar sem diálogo, porque se começa justamente de onde é preciso evangelizar. Como é importante o diálogo. “Padre, perde tanto tempo com as estórias de todos!”. Deus perdeu mais tempo na criação do mundo, e o fez bem! Perder tempo com a outra pessoa é importante porque é ela que Deus quer que se evangelize, que lhe seja dada a notícia de Jesus”.

As palavras de Filipe despertam no ministro etíope o desejo de ser batizado, e no primeiro riacho que encontram na estrada, o Apóstolo administra o Batismo ao etíope. “Leva-o – observou o Papa – às mãos de Deus, à sua graça”. Assim, o ministro, por sua vez, será capaz de gerar a fé e “talvez isso nos ajude a entender melhor que quem faz a evangelização é Deus”.

“Pensemos nestes três momentos da evangelização: a docilidade para evangelizar, fazendo o que Deus manda; o diálogo com as pessoas, partindo de onde elas estão; e o terceiro: entregar-se à graça, pois ela é mais importante do que toda a burocracia. “O que impede que?”: às vezes, na Igreja, somos uma fábrica que produz impedimentos para as pessoas chegarem à graça. Que o Senhor nos faça entender isso”, concluiu Francisco.

(News.va)

Tags:
evangelizacaoHomiliasPapa Francisco
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia