Aleteia logoAleteia logoAleteia
Quarta-feira 24 Abril |
Aleteia logo
Religião
separateurCreated with Sketch.

Papa Francisco reza pelos refugiados

Contemplative Pope Francis – pt

Catholic Church England

Apostolado da Oração - publicado em 01/08/14

Rezemos com o Papa: estas são as suas intenções de oração para o mês de agosto

O Papa Francisco reza neste mês de agosto pelos refugiados e pelos cristãos na Oceania.

A intenção geral do Apostolado da Oração é: "Acolher os refugiados. Para que os refugiados, obrigados a abandonar as suas casas por causa da violência, sejam acolhidos com generosidade e vejam respeitados os seus direitos".

Já a intenção pela evangelização diz: "Cristãos na Oceânia. Para que os cristãos na Oceânia anunciem com alegria a fé aos povos do continente".

Veja a reflexão do pe.António Coelho, s.j., sobre as intenções de oração do Papa para Agosto de 2014:

UNIVERSAL 

Acolher os refugiados

O problema dos refugiados, cujo número atinge milhões em todo o mundo é, sem dúvida, um dos mais graves do nosso tempo. E o agravamento deste problema é constituído pelo facto de o número de refugiados, em vez de diminuir, estar a aumentar de dia para dia e as organizações que procuram resolver este problema vêem-se a braços com a incapacidade de atender os refugiados como desejariam.

A pergunta que surge imediatamente é esta: quem são os responsáveis por esta tragédia do nosso tempo? A resposta, se queremos ser sinceros e não fugir à questão, é: somos todos nós, ainda que uns mais que outros. A todos e cada um é dirigida a pergunta de Deus a Caim: «Onde está o teu irmão?» Onde está o sangue do teu irmão que chegou até Mim?

Mas, como afirmou o Papa na homilia proferida na ilha de Lampedusa, em 8 de Julho do ano passado: «Ninguém se sente responsável por este drama. Perdemos o sentido da responsabilidade fraterna; caímos na atitude hipócrita do sacerdote e do levita de que fala Jesus na parábola do Bom Samaritano».

Nesta mesma homilia, o Santo Padre chega a falar da «globalização da indiferença». Com efeito, a atitude mais comum em relação àqueles que pedem asilo numa nação diferente da sua é uma atitude hostil. São vistos como alguém que vem competir com o trabalho de cada um, obter terras e bens públicos, como criminosos que atentam contra a segurança social. Tudo isto constitui um atentado contra os direitos dos refugiados.

Se a hospitalidade representa sempre um valor profundamente humano que reconhece no outro um semelhante a atender e respeitar, muito mais ainda representa para o cristão: «Era estrangeiro e tu me acolheste» (Mt 25, 35). O cristão deve ver em cada refugiado outro Cristo, a ser acolhi-do e respeitado e ao qual devem ser prestados todos os auxílios de que necessita.

PELA EVANGELIZAÇÃO

Evangelização na Oceânia

O melhor comentário que podemos fazer da Intenção pela Evangelização deste mês é, sem dúvida, reproduzir algumas partes da Exortação Apostólica pós-sinodal de João Paulo II, «Ecclesia in Oceania», de 22 de Novembro de 2001.

A Exortação lembra que «uma comunidade cristã nunca pode ser um lugar confortável para os seus membros. Os Padres do Sínodo quiseram animar as comunidades locais a transcender as suas preocupações imediatas para chegar a todos os outros. A paróquia como comunidade não pode isolar-se das realidades que a rodeiam… O que Jesus oferece aos seus seguidores deve partilhar-se com todos os povos da Oceânia, qualquer que seja a sua situação, já que só n’Ele se encontra a plenitude da vida».

Mas a Exortação Apostólica fala de uma nova evangelização: «A geração cristã actual está chamada a realizar uma nova evangelização entre os povos da Oceânia, uma nova proclamação da permanente verdade evocada pelo símbolo da Cruz do Sul. Este chamamento apresenta grandes desafios, mas abre também novos horizontes, cheios de esperança e, em certo sentido, de aventura».

E, insistindo nesta nota, a Exortação sublinha: «Hoje é precisa uma nova evangelização para que cada um possa escutar, compreender e acreditar na misericórdia de Deus, destinada, em Cristo Jesus, a todos os povos».

Referindo-se ao que já se faz, a Exortação afirma: «Os Padres sinodais alegraram-se muito de que a comunhão constitui o objectivo de toda a evangelização na Oceânia e a base de toda a planificação pastoral».

E aludindo concretamente aos jovens, a Exortação faz um apelo: «Cristo deve ser apresentado de maneira adequada às novas gerações, que reflectem as mudanças rápidas da cultura em que vivem».

(Apostolado da Oração)

Tags:
OraçãoRefugiados
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia