Aleteia logoAleteia logoAleteia
Terça-feira 23 Abril |
Aleteia logo
Religião
separateurCreated with Sketch.

Papa Francisco: cristão não deve dar escândalo

Pope Francis with dove – pt

© TIZIANA FABI / AFP

Vatican News - publicado em 10/11/14

"Escândalo é dizer e professar um estilo de vida – cristão – e depois, viver como pagão, não acreditando em nada", disse o Papa

O Papa Francisco afirmou nessa segunda-feira que “todo cristão, qualquer que seja sua vocação, deve saber perdoar sempre e não dar escândalo, porque os escândalos destroem a fé”.

Ao comentar o Evangelho do dia na missa na Casa Santa Marta, o Papa explicou "escândalo é dizer e professar um estilo de vida – cristão – e depois, viver como pagão, não acreditando em nada. Isto dá escândalo porque “não tem testemunho”, enquanto a fé confessada – ressalvou Francisco – é vivida”.

“Quando um cristão ou uma cristã que vai à igreja, em paróquia, não vive assim, escandaliza. Quantas vezes ouvimos dizer: “Eu não vou à igreja porque é melhor ser honesto em casa e não ser como aquele, ou aquela, que vão à igreja e depois fazem isso e aquilo…”. O escândalo destrói, destrói a fé!. E por isso, Jesus é tão forte: “Estejam atentos!”. Faria bem repetirmos isso hoje: “Estejam atentos a vocês mesmos. Todos somos capazes de escandalizar!”. 

Do mesmo modo, todos deveríamos, ao invés, saber perdoar. E perdoar “sempre”, insiste o Papa retomando as palavras de Cristo, que convida a fazê-lo também “sete vezes num dia” se quem fez algo contra mim pede perdão arrependido. Jesus, observou o Papa Francisco, “exagera para que entendamos a importância do perdão”, porque “um cristão que não é capaz de perdoar escandaliza: não é cristão”.

“Devemos perdoar, porque perdoados. E isso está no Pai Nosso, como Jesus nos ensinou. E isso não se entende na lógica humana. A lógica humana nos leva a não perdoar, à vingança; nos leva ao ódio, à divisão. Quantas famílias divididas por não se perdoarem: quantas famílias! Filhos longe dos pais, marido e mulher distantes… É tão importante pensar nisso: se eu não perdoo não tenho direito a ser perdoado ou não entendi o que significa quando o Senhor me perdoa. Esta é a segunda palavra, perdão”. 

Entende-se então, conclui o Papa Francisco, “porque os discípulos, ouvindo isto, disseram ao Senhor: ‘Aumenta  a nossa fé’”.

“Sem a fé não se pode viver sem escandalizar e sempre perdoando. Só à luz da fé, daquela fé que recebemos: da fé de um Pai misericordioso, de um Filho que deu a Sua vida por nós, de um Espírito que está dentro de nós e nos ajuda a crescer, da fé na Igreja, da fé no povo de Deus, batizado, santo. E isso é um dom, a fé é um dom. Ninguém com os livros, indo a conferências, pode ter fé. A fé é um presente que Deus nos dá por isso os apóstolos pediram a Jesus: ‘Aumenta a nossa fé!’”. 

(Rádio Vaticano)

Tags:
HomiliasPapa FranciscoPecadoPerdão
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia