Aleteia logoAleteia logoAleteia
Quinta-feira 28 Março |
Aleteia logo
Atualidade
separateurCreated with Sketch.

Conheça o hino da JMJ 2016 de Cracóvia

Logo JMJCracovia – pt

© krakow2016

Oleada Joven - publicado em 09/01/15

Um canto que convida à misericórdia e à esperança

O comitê organizador da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) de Cracóvia 2016 deu a conhecer o hino do encontro dos jovens com o Papa. Junto ao Conselho Pontifício para os Leigos, os organizadores escolheram o canto “Bem-aventurados os misericordiosos”, de Jakub Blecharz, como hino oficial da próxima JMJ.

Sobre o que fala o hino da JMJ Cracóvia 2016?

Jakub contou ter buscado inspiração na Bíblia para compor o hino, que está inteiramente baseado na Palavra de Deus.

O hino começa com as palavras do Salmo 121, que coloca em nossos corações a paz e a certeza de que nosso Senhor misericordioso vela sobre nós e cumprirá sua promessa de acompanhar o ser humano “desde agora e para sempre”.

Já na primeira estrofe, Deus é definido como misericordioso.

Na segunda estrofe, encontramos uma referência à parábola da ovelha perdida, do Evangelho de Lucas (15, 1-7), que nos dá a esperança de que Deus não se cansa de tentar levar o ser humano à vida plena. Nesta parábola, Jesus nos garante que a conversão de um pecador leva o céu a uma grande alegria.

Por meio de sua morte na cruz, deu-nos a possibilidade de alcançar uma vida nova e, assim, colocou o ser humano em seu eterno plano de salvação, graças ao seu santo sangue derramado por nós.

No refrão, encontramos palavras da 5ª bem-aventurança do Sermão da Montanha (Mateus 5, 3-10): “Bem-aventurados os misericordiosos, porque encontrarão misericórdia”. Esta é também a mensagem da JMJ de Cracóvia, a cidade de onde saiu a mensagem da misericórdia de Santa Faustina Kowalska.

A terceira estrofe é uma paráfrase do Salmo 130, “De profundis”: “Se levardes em conta as culpas, Senhor, quem poderá subsistir? Mas em Vós se encontra o perdão, para que sejais temido”. A atitude de Deus para conosco é nossa inspiração para agir com misericórdia com os outros.

A seguinte estrofe expressa os pontos mais importantes do “kerigma” (ou seja, o conjunto das verdades mais básicas do Evangelho): a salvação em Cristo crucificado, sepultado e ressuscitado, mas também a necessidade de aceitar Jesus Cristo como nosso Senhor e Redentor.

O interlúdio do hino é um convite à vida cheia da esperança e da confiança que surgem da ressurreição de Jesus Cristo.

Esperamos a versão em português desta belíssima melodia, que acompanhará todos os jovens peregrinos do mundo.

(Fontes: AICA, site oficial da JMJ Cracóvia 2016, Oleada Joven)

Tags:
JMJ
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia