Aleteia logoAleteia logoAleteia
Sexta-feira 29 Março |
Aleteia logo
Religião
separateurCreated with Sketch.

Devemos buscar ser perfeitos?

perfection.jpg

Catalunya Cristiana - Joan Antoni Mateo - publicado em 10/03/16

Jesus nos pediu: "Sede perfeitos como vosso Pai celestial é perfeito". Mas... o que Ele realmente quis dizer com isso?

Pergunta do leitor

Durante alguns anos, trabalhei com uma pessoa de difícil convivência. Ela achava que precisamos fazer tudo com perfeição, sem nenhuma falha. Sempre criticava nossos erros, nos fazia sentir muito mal e nos dizia que “Jesus nos mandou ser perfeitos”. Acho que ser perfeito é impossível, e nunca consegui entender esse ensinamento de Jesus, que, por outro lado, também nos diz que somos pecadores…

Resposta

Sua pergunta me parece muito oportuna em pleno Ano da Misericórdia. De cara, eu lhe diria que esta pessoa, do ponto de vista nitidamente cristão, era bem pouco “perfeita”, pois não é próprio de um cristão humilhar e mortificar o próximo dessa maneira.

Estas pessoas com obsessão pela perfeição não se perdoam por nenhum errinho e, quando têm cargos de responsabilidade, são um verdadeiro pesadelo para seus semelhantes. São pessoas humana e espiritualmente doentes.

Li há alguns dias a declaração de uma sensata psicóloga que dizia que a autoexigência excessiva e o perfeccionismo provocam muita culpa, impedem a felicidade e nos tornam muito intolerantes por dentro e por fora.

Nunca entendi quem se apresenta como “perfeito”, pois, da ótica de uma antropologia realista, o ser humano é essencialmente imperfeito, inacabado e chamado a percorrer todo um processo de superação que só culmina com a morte.

Vamos agora esclarecer a frase de Jesus segundo a qual precisamos ser “perfeitos”. Talvez poderíamos entender melhor se levássemos em consideração o que Jesus realmente disse, ou seja, ser misericordiosos com o Pai.

Estaríamos equivocados se pensássemos que Jesus se refere a uma perfeição ética que podemos alcançar apenas com o esforço pessoal.

Pelo contrário: a perfeição cristã é uma tarefa impossível do ponto de vista da autossuficiência, e só é alcançável como dom que Deus realiza em nós quando nos deixamos transformar em filhos de Deus, por obra do Espírito Santo.

Jesus se refere à perfeição no amor, a uma vida de comunhão e misericórdia que Deus nos concede. Crer é acolher esta vida, é deixar que Deus nos transforme.

Nesta perspectiva, entendemos o lema do Ano da Misericórdia: “Misericordiosos como o Pai”..

Deus é misericórdia, Ele se comove diante da sua criatura, quer nos levar à felicidade, apesar dos nossos pecados.

Quando nós acolhemos esta misericórdia, nós nos tornamos misericordiosos e, como Jesus, manifestamos a misericórdia do Pai em uma vida nova que é dom.

Sendo misericordiosos, manifestaremos isso em “obras de misericórdia”, e uma delas é precisamente a compreensão, a indulgência e a paciência diante dos erros e defeitos dos nossos irmãos.

Tags:
evangelhoJesus
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia