Aleteia logoAleteia logo
Aleteia
Quinta-feira 29 Outubro |
São Colmano
home iconEstilo de vida
line break icon

Bailarina de 17 anos teria morrido por causa de anticoncepcional

Notifam - publicado em 03/06/16

Jovem romena morreu com coágulo cerebral. Os médicos acreditam que a causa seja o uso de contraceptivos orais

Maria Santa, uma saudável e talentosa bailarina de 17 anos da Romênia, morreu inesperadamente de um coágulo sanguíneo que os médicos acreditam ter sido provocado pelo uso de contraceptivos orais.

Maria, que estudava na Inglaterra, onde tinha uma bolsa de estudos na famosa Northern Ballet School, em Manchester, foi a um posto médico reclamando de fortes dores de cabeça, explicou seu pai Robert Santa. Nenhum exame foi feito para verificar o que havia de errado, e Maria foi mandada para casa com antibióticos.

Mas Maria só piorou a cada dia, disse o pai. Uma segunda visita ao médico tampouco a ajudou.

Maria começou a vomitar de hora em hora, sem ingerir ou beber nada. Indo uma terceira vez a um posto de saúde, ela disse que tinha dificuldade em ficar de pé ou mesmo sentar-se; tudo o que ela queria era ficar deitada. Deram-lhe novamente pílulas e a mandaram de volta a casa.

Dois dias depois, em 11 de Novembro, Maria queixou-se que sentia como se sua cabeça fosse explodir, e ela não conseguia sentir sua perna direita. Ela foi levada ao hospital em uma ambulância.

Ballerina, 17, died from blood clot 'triggered by contraceptive pill'

@Cavendish

O sr. Santa disse que quando o médico chegou ao quarto do hospital, Maria “conseguia falar, mas quando ele regressou e lhe perguntou onde se localizava a dor de cabeça, ela já não conseguia mais falar.”

“O médico nos disse para não nos preocuparmos, porque ela estava cansada,” disse o sr. Santa. “Ela já não falava mais, e precisava de ajuda para tudo.”

Mais tarde naquela mesma manhã, o namorado de Maria encontrou-a inconsciente em seu apartamento.

Maria foi levada às pressas para o Hospital Salford Royal, mas não voltou a recobrar a consciência. Ela morreu dois dias depois.

O médico que atendeu Maria no hospital, dr. Jonathan Greenbaum, disse: “Ela era uma mulher saudável e jovem, o único fator de risco era o uso de pílulas anticoncepcionais.”

Ele explicou que o risco de um coágulo sanguíneo com o uso de contraceptivos orais é “muito baixo, mas se você toma a pílula, o risco vai aumentando aos poucos.” Ele disse que identificar um risco médico é difícil, “porque é muito raro e os sintomas podem ser inespecíficos.”

Family collect of Maria Izabella Santa a 'gifted' ballet dancer died from blood clotting in her brain thought to have been caused by the contraceptive pill. Maria, originally from Cluj-Napoca, Romania, visited health facilities four times until she was found by her partner in a comatose state. Miss Santa was rushed to Manchester Royal Infirmary and then to Salford Royal Hospital, but never regained consciousness, passing away on November 14 last year. Dr Jonathan Greenbaum, a consultant at Salford Royal, explained that the 'only risk factor was being on the oral contraceptive pill'. The teen moved to Manchester in July, 2015, after winning a scholarship at the Northern Ballet School. She had started dancing aged nine when her parents noticed her potential.

@Cavendish

O caso de Maria, disse o médico, foi “apenas um caso de infortúnio e má sorte.”

“Em Greater Manchester, eu diria que teríamos três ou quatro pacientes por ano com esse problema,” estimou o dr. Greenbaum.

O dr. Piyali Pal, patologista, disse que a causa da morte de Maria foram coágulos no cérebro.

“As causas poderiam ser desidratação, desnutrição, um problema de coagulação sanguínea ou o uso de pílulas contraceptivas. Não havia uma causa patológica subjacente,” disse ele. “É muito raro ver isso ocorrer a alguém tão jovem.”

O legista Simon Nelson registrou que a jovem morreu de “causas naturais.”

Leia mais:

Anticoncepcional pode matar: testemunho de uma leitora

Diane 35: o polêmico anticoncepcional causou 27 mortes só na Holanda

10 verdades sobre os anticoncepcionais

24 jovens explicam por que não usam anticoncepcionais

Anticoncepcionais reduzem o risco de câncer?

(via Notifam)

Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • A Aleteia é publicada em 8 idiomas: Português, Francês, Inglês, Árabe, Italiano, Espanhol, Polonês e Esloveno.
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

Tags:
MorteSaúde
Oração do dia
Festividade do dia





Top 10
TRIGEMELAS
Esteban Pittaro
A imagem de Nossa Senhora que acompanhou uma ...
Aleteia Brasil
O milagre que levou a casa da Virgem Maria de...
Philip Kosloski
3 poderosos sacramentais para ter na sua casa
Reportagem local
Corpo incorrupto de Santa Bernadette: o que o...
Aleteia Brasil
Quer dormir tranquilo? Reze esta oração da no...
OLD WOMAN, WRITING
Cerith Gardiner
A carta de uma irlandesa de 107 anos sobre co...
No colo de Maria
Como rezar o terço? Um guia ilustrado
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia