Aleteia logoAleteia logoAleteia
Quinta-feira 28 Março |
Aleteia logo
Religião
separateurCreated with Sketch.

O Apóstolo desconhecido: Bartolomeu e Natanael são a mesma pessoa?

Martírio de São Bartolomeu

Domínio Público

Martírio de São Bartolomeu

Aleteia Brasil - publicado em 24/08/17

Bento XVI a respeito deste apóstolo quase misterioso: "A adesão a Jesus pode ser vivida mesmo sem obras sensacionais"

A respeito do quase desconhecido São Bartolomeu, o Papa Bento XVI nos proporcionou esta catequese magnífica em outubro de 2006:

. . .

Na série dos Apóstolos chamados por Jesus durante a sua vida terrena, hoje quem atrai a nossa atenção é o apóstolo Bartolomeu.

Nos antigos elencos dos Doze ele é sempre colocado antes de Mateus, enquanto varia o nome daquele que o precede e que pode ser Filipe (cf. Mt 10, 3; Mc 3, 18; Lc 6, 14) ou Tomé (cf. Act 1, 13). O seu nome é claramente um patronímico, porque é formulado com uma referência explícita ao nome do pai. De fato, é um nome provavelmente de traço aramaico, Bar Talmay, que significa “filho de Talmay”.

Não temos notícias de relevo acerca de Bartolomeu. Com efeito, o seu nome recorre sempre e apenas no âmbito dos elencos dos Doze acima citados e, por conseguinte, nunca está no centro de narração alguma. Mas, tradicionalmente, ele é identificado com Natanael, um nome que significa “Deus deu”. Este Natanael provinha de Caná (cf. Jo 21, 2) e, portanto, é possível que tenha sido testemunha do grande sinal realizado por Jesus naquele lugar (cf. Jo 2, 1-11).

A identificação das duas personagens provavelmente é motivada pelo fato de que este Natanael, no episódio de vocação narrada pelo Evangelho de João, é colocado ao lado de Filipe, isto é, no lugar que Bartolomeu ocupa nos elencos dos Apóstolos narrados pelos outros Evangelhos. Filipe tinha comunicado a Natanael que encontrara “aquele sobre quem escreveram Moisés, na Lei, e os profetas: Jesus, filho de José de Nazaré” (Jo 1, 45). Como sabemos, Natanael atribuiu-lhe um preconceito bastante pesado: “De Nazaré pode vir alguma coisa boa?” (Jo 1, 46a). Esta espécie de contestação é, à sua maneira, importante para nós. De fato, ela nos mostra que, segundo as expectativas judaicas, o Messias não podia provir de uma aldeia tão obscura quanto era Nazaré (veja também Jo 7, 42).

Mas, ao mesmo tempo, realça a liberdade de Deus, que surpreende as nossas expectativas fazendo-se encontrar precisamente onde não o esperávamos. Por outro lado, sabemos que Jesus, na realidade, não era exclusivamente “de Nazaré”, pois tinha nascido em Belém (cf. Mt 2, 1; Lc 2, 4) e, em suma, provinha do Céu, do Pai que está no Céu.

Outra reflexão nos sugere a vicissitude de Natanael: em nossa relação com Jesus não devemos contentar-nos unicamente com as palavras. Filipe, na sua resposta, faz um convite significativo: “Vem e verás!” (Jo 1, 46b). O nosso conhecimento de Jesus precisa, sobretudo, de uma experiência viva: o testemunho de um terceiro é certamente importante, porque normalmente toda a nossa vida cristã começa com o anúncio que chega até nós por obra de uma ou de várias testemunhas. Mas depois devemos ser nós próprios a deixar-nos envolver pessoalmente numa relação íntima e profunda com Jesus; de maneira análoga, os Samaritanos, depois de terem ouvido o testemunho da sua concidadã que Jesus tinha encontrado ao lado do poço de Jacó, quiseram falar diretamente com Ele e, após esse colóquio, disseram à mulher: “Já não é pelas tuas palavras que acreditamos; nós próprios ouvimos e sabemos que Ele é verdadeiramente o Salvador do mundo” (Jo 4, 42).

Voltando ao cenário de vocação, o evangelista refere-nos que, quando Jesus vê Natanael aproximar-se, exclama: “Aqui está um verdadeiro israelita, em quem não há fingimento” (Jo 1, 47). Trata-se de um elogio que recorda o texto de um Salmo: “Feliz o homem a quem Javé não atribui iniquidade” (Sl 32, 2), mas que suscita a curiosidade de Natanael e o leva a responder com admiração: “Como me conheces?” (Jo 1, 48a). A resposta de Jesus não é imediatamente compreensível. Ele diz: “Antes que Filipe te chamasse, eu te vi quando estavas sob a figueira” (Jo 1, 48b).

Não sabemos o que aconteceu sob essa figueira. É evidente que se trata de um momento decisivo na vida de Natanael. Ele se sente comovido com estas palavras de Jesus, sente-se compreendido e compreende: este homem sabe tudo de mim, Ele sabe e conhece o caminho da vida, a este homem eu posso realmente me confiar. E assim responde com uma confissão de fé límpida e bela, dizendo: “Rabi, tu és o filho de Deus, tu és o Rei de Israel” (Jo 1, 49). Nela é dado um primeiro e importante passo no percurso de adesão a Jesus. As palavras de Natanael ressaltam um aspecto duplo e complementar da identidade de Jesus: Ele é reconhecido quer na sua relação especial com Deus Pai, do qual é Filho unigênito, quer na relação com o povo de Israel, do qual é proclamado rei, qualificação própria do Messias esperado.

Nunca devemos perder de vista nenhuma destas duas componentes, porque se proclamamos apenas a dimensão celeste de Jesus corremos o risco de o transformar num ser sublime e evanescente, e se, ao contrário, reconhecemos apenas a sua colocação concreta na história, acabamos por descuidar a dimensão divina que propriamente o qualifica.

Da sucessiva atividade apostólica de Bartolomeu-Natanael não temos notícias claras. Segundo uma informação referida pelo historiador Eusébio, do século IV, um certo Panteno teria encontrado até na Índia os sinais de uma presença de Bartolomeu (cf. Hist. Eccl., V 10, 3). Na tradição posterior, a partir da Idade Média, impôs-se a narração da sua morte por esfolamento, que se tornou muito popular. Pense-se na conhecidíssima cena do Juízo Universal na Capela Sistina, em que Michelangelo pintou São Bartolomeu a segurar com a mão esquerda a sua pele, sobre a qual o artista deixou seu autorretrato. As relíquias de São Bartolomeu são veneradas aqui em Roma na igreja dedicada a ele na Ilha Tiberina, aonde teriam sido levadas pelo imperador alemão Otão III no ano de 983.

Para concluir, podemos dizer que a figura de São Bartolomeu, mesmo sendo escassas as informações acerca dele, permanece diante de nós para nos dizer que a adesão a Jesus pode ser vivida e testemunhada também sem cumprir obras sensacionais. Extraordinário é e permanece o próprio Jesus, ao qual cada um de nós está chamado a consagrar a própria vida e a própria morte.

__________

Papa Bento XVI, na Audiência Geral de 4 de outubro de 2006

Tags:
BíbliaHistória da IgrejaSantos
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia