Aleteia logoAleteia logoAleteia
Quinta-feira 18 Abril |
Aleteia logo
Espiritualidade
separateurCreated with Sketch.

A inspiradora presença de São Mateus na vida do Papa Francisco

Saint Matthew

Zvonimir Atletic | Shutterstock

Aleteia Brasil - publicado em 21/09/17

Ele está presente no início da vocação do Papa e no seu escudo pontifício

O Apóstolo e Evangelista São Mateus foi um dos Doze a quem Jesus escolheu para O acompanharem durante a Sua vida pública e para darem continuidade à pregação da Sua Boa Nova a todos os povos do mundo.

Mateus era publicano, ou seja, cobrava dos judeus os impostos que a província devia entregar aos ocupantes romanos. E foi enquanto ele executava esse trabalho, profundamente odiado pela sua gente, que Jesus passou e o chamou. Mateus, segundo o relato do Novo Testamento, deixou tudo imediatamente e seguiu a Jesus.

Após a Ressurreição e Ascensão de Jesus ao céu, São Mateus pregou o Evangelho durante anos na Judeia e nas regiões vizinhas. Ele também foi um dos quatro autores que, inspirados pelo Espírito Santo, escreveram o relato da vida de Jesus. Além de Mateus, os outros três evangelistas são Marcos, Lucas e o também Apóstolo João.

A Igreja celebra São Mateus no dia 21 de setembro.

O Papa Francisco, chamado à vocação no dia de São Mateus

E foi justamente nesse dia, em 1953, que um jovem argentino de 17 anos, depois de se confessar, sentiu na alma o chamado à vida religiosa como membro da congregação dos jesuítas. Esse jovem se chamava Jorge Mario Bergoglio e hoje atende pelo nome mundialmente reconhecido de Papa Francisco.

Ele próprio relatou esse episódio sobre a descoberta da sua vocação sacerdotal durante a Vigília de Pentecostes de 2013.

Naquela vigília, uma jovem tinha lhe perguntado: “Como foi que Sua Santidade atingiu a certeza da fé na sua vida?”.

O Papa Francisco então evocou aquele 21 de setembro de 1953, que, na Argentina, era também o dia do estudante.

“Antes de ir para a festa, eu passei na frente da paróquia que frequentava e encontrei um padre que não conhecia. Senti a necessidade de me confessar. E, para mim, aquela foi uma experiência de encontro. Encontrei alguém que me esperava. Não sei o que aconteceu, não me lembro; não sei por que aquele padre estava lá, nem por que senti aquela necessidade de me confessar. Mas a verdade é que Alguém me esperava; estava me esperando fazia muito tempo e, depois da confissão, eu senti que alguma coisa tinha mudado. Eu não era mais o mesmo. Tinha sentido uma voz, um chamado. Tive a certeza de que eu tinha que ser sacerdote. E essa experiência na fé é importante”.

São Mateus presente no lema do Papa Francisco

Anos depois, quando foi ordenado bispo, ele escolheu um lema baseado numa frase de São Beda Venerável que evoca o chamado feito por Jesus a Mateus: “Miserando atque eligendo” (no contexto, quer dizer “Olhando com misericórdia e chamando“).

Esta frase continua sendo o lema do Papa Francisco e está agora imortalizada no seu escudo pontifício.

O Papa Francisco também costuma pedir com frequência aos fiéis para lerem o Evangelho de São Mateus, em particular o capítulo 25, onde são detalhadas as obras de misericórdia.

Tags:
BíbliaevangelhoPapa FranciscoVocação
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia