Aleteia logoAleteia logoAleteia
Segunda-feira 18 Março |
Aleteia logo
Curiosidades
separateurCreated with Sketch.

Por que cada profissão tem um santo padroeiro?

SAINTS

Jibi44-Jastrow-H. Zell-Gabriel Sozzi/Wikimedia-CC

Maria Paola Daud - publicado em 08/11/17

De onde veio o costume de escolher um santo que interceda por determinadas profissões?

Não é novidade que cada profissão tem um santo padroeiro, para quem pedimos proteção. E são tantas as profissões, que hoje escolhemos somente algumas para falar um pouco de seus intercessores.

Mas o que vem a ser um padroeiro ou patrono?

Trata-se de um santo intercessor que advoga por nós junto a Deus e que em afinidade especial por um país, comunidade, lugar, congregação ou atividade profissional.

O termo “patrono” vem do latim patronus, que significa “protetor, defensor, advogado”.

O costume de invocar um santo patrono é muito antigo. No Antigo Testamento, encontrarmos São Miguel e São Gabriel como protetores de alguns países. Mais tarde, os primeiros cristãos passaram a encomendar aos santos, principalmente aos mártires, a alma dos mortos. Depois, os bispos missionários começaram a confiar o lugar de missão ou a congregação que eles fundavam a santos específicos.

Quanto aos santos padroeiros, o Concílio Vaticano II afirma: É conveniente que amemos aos amigos e co-herdeiros de Cristo, nossos irmãos e exímios benfeitores; que rendamos graças a Deus pelo que devemos a eles; que os invoquemos humildemente e, para pedir a Deus as bênçãos por meio de seu Filho, Jesus Cristo, Nosso Senhor, que é o único Redentor e Salvador, recorramos às suas orações, proteção e socorro. Todos os genuínos testemunhos de amor que oferecemos aos bem-aventurados se dirigem, por sua própria natureza, a Cristo e termina em Deus, que é a coroa de todos os santos.

Os santos, além de intercederem por nós e concederem-nos favores, servem de modelos de virtudes e valores para seguirmos. São pessoas que entregaram suas vidas a Deus.

Abaixo, algumas profissões e seus respectivos padroeiros.

Profissão: Ator 

Padroeiros: São Genésio, que foi um ator romano do século II, e São João Bosco, que, para divertir e educar os jovens, passava-se por mágico e malabarista.

Profissão: Doméstica

Padroeira: Santa Zita , que foi empregada doméstica desde os 12 anos de idade.

Profissão: Tradutor

Padroeiro: São Jerônimo, que traduziu a bíblia do hebraico e grego para o latim.

Profissão: Dentista

Padroeira: Santa Apolônia, que foi martirizada com a extração violenta de todos os seus dentes.

Profissão: Dona de casa

Padroeira: Santa Marta, por seu papel nas histórias bíblicas, em que se mostra como uma mulher atenta às atividades do lar e acolhedora.

Profissão: Eletricista

Padroeira: Virgem da Candelária. Seu nome se refere à luz santa que leva ao bom caminho, à redenção e à fé em Deus.

Profissão: Fotógrafo

Padroeira: Santa Verônica, pois, na via Sacra, ela limpou o suor de Jesus com um pano, onde ficou impressa a imagem do rosto de Cristo, como em uma fotografia.

Profissão: Aviador

Padroeira: Virgem de Loreto, já que a casa onde ela nasceu foi trasladada pelos anjos através do ar.

Você pode encontrar outras profissões e seus respectivos santos padroeiros clicando aqui.

Agora, se você ainda não tem uma profissão e está em busca de um emprego, reze para São Judas Tadeu ou São Caetano.

Tags:
SantosTrabalho
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia