Aleteia logoAleteia logoAleteia
Quinta-feira 28 Março |
Aleteia logo
Espiritualidade
separateurCreated with Sketch.

Guia semanal para você viver intensamente o Advento

SUNSET

Anne Marthe Widvey-(CC BY-NC 2.0)

Luz Ivonne Ream - publicado em 29/11/17

Prepare o seu coração para receber Jesus

Sabemos que, como parte da Igreja que Cristo fundou, celebramos seu nascimento com uma grande festa, o Natal. Essa festa é importantíssima. Tanto que nos preparamos para ela com um período chamado Advento, que começa quatro domingos antes do nascimento.

A palavra advento significa “chegada” e é um convite para vivermos em vigilância, diligência, sacrifício, penitência, oração e com o espírito de esperança em agradecimento a este ser que, sendo Deus, se fez homem e nasceu por amor a você e a mim.

Como todas as celebrações do mês de dezembro, o significado mais importante não é aquilo que está no exterior das pessoas. Ou seja, é saber conhecer e viver o motivo espiritual que cada costume representa.

Por exemplo: a coroa do advento, em que as famílias se reúnem para fazer orações em torno da coroa feita de ramos de folhas perenes, simboliza a alegria do tempo de espera para o Natal. Ela é decorada com velas, que são acesas a cada domingo do mês, como uma forma de mostrar que esperamos o Senhor com a “lâmpada acesa”, ou seja, prontos para sua chegada.

Pense: como você prepara sua casa quando está esperando um convidado especial ou uma pessoa que você ama profundamente e há muito tempo não vê? Como você se prepara pessoalmente para fazer com que esse convidado seja bem-vindo?

Com certeza que você limpa e arruma a casa para deixá-la impecável e prepara a melhor receita, sem se importar com o trabalho que ela dá. Depois você toma um bom banho, perfuma-se e se arruma com aquela roupa que te faz brilhar. Tudo para mostrar para o convidado que ele é importantíssimo para você, não é?

Pois bem! Agora, imagine: se você faz isso por uma pessoa de carne e osso como você e eu, como você acha que deve preparar sua alma e seu espírito para receber esse ser, que é o amor e o Senhor absoluto, e que não está só de visita, mas, se você permitir, ele poderá visitar sua alma eternamente?

O que você pode fazer para preparar sua alma neste Advento?

A cada domingo de dezembro, reúna-se com sua família e viva a tradição da coroa: acenda uma vela, leia o Evangelho, faça uma oração e trabalhe algumas virtudes e valores durante a semana. Aqui vão algumas sugestões:

Primeira semana: limpeza. Viva a virtude da pureza, do perdão e da retidão das intenções. Asseie seu interior com um espírito vigilante e limpe de você tudo aquilo que não te deixa olhar com clareza a magnificência de Deus.

Fique atento ao que verdadeiramente o faz crescer no amor (e aquilo que impede seu crescimento). Limpe sua alma com um exame de consciência profundo, pensando nas coisas que o separam de Deus. Depois, faça uma boa confissão, pedindo-lhe perdão.

Você também deve perdoar. Tire de seu coração aquilo que te impede de experimentar em profundidade o amor de Deus, o mesmo amor que você deseja viver e transmitir plenamente aos seus semelhantes. Você pode fazer esta oração:

Pai, humildemente, te suplico: dá-me tudo o que eu não soube te pedir e tira de mim aquilo que eu não soube te entregar. Tira de mim aquilo que me afasta de ti e nunca permitas que nenhum amor humano, bem material ou circunstância da vida me separe de ti, de teu coração, pois eu desejo ser só Teu, meu Senhor, completamente Teu.

Segunda semana: organização. A verdadeira paz começa com os amores em ordem, vivendo a vida com suas prioridades. A principal delas é desejar a santidade e levar almas a Deus.

Organize seus afetos, colocando Deus em primeiro lugar. Viva em obediência aos mandamentos. Assim, você experimentará a ordem interior e, portanto, viverá em verdadeira paz. Essa mesma paz será a que você vai transmitir ao mundo. Os outros vão te ver e dizer: “Quero viver como você”.

Mas lembre-se: paz não significa ausência de problemas; ela é fruto da certeza de que, por trás de todo acontecimento – por mais doloroso que ele seja – estão a mão de Deus e um plano perfeito de salvação para você e para os seus.

Terceira semana: servir. Nesta semana, viva a caridade e a misericórdia aos seus semelhantes. Seu serviço, fruto do sacrifício e do amor autêntico, é alimento para sua alma, motor para sua vida e veículo do amor de Deus aos demais.

Lembre-se de que é dando que se recebe. Amar e servir ao que não te desafia é muito fácil; amar e servir ao que te desatina com seus defeitos é misericórdia.

Quarta semana: aproveitar. Essa é a grande semana! Por isso, aproveite-a com a felicidade de uma alma cheia de esperança. Perceba realmente quem você é e viva com dignidade, honrando esse nome que você leva: FILHO DE DEUS.




Leia também:
Oração do Advento

Tags:
AdventoNatal
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia