Aleteia logoAleteia logoAleteia
Quinta-feira 28 Março |
Aleteia logo
Curiosidades
separateurCreated with Sketch.

A Cruz de Santo André e o seu inspirador significado

A Cruz de Santo André

CC

Reportagem local - publicado em 30/11/17

Ela surge de um humilde pedido do Apóstolo na hora de ser crucificado

A Cruz de Santo André, em forma de “x“, tem direta relação com o martírio deste santo apóstolo de Cristo e irmão de São Pedro (aliás, foi ele quem serviu de intermediário para o encontro entre Pedro e o Cristo ao testemunhar diante do irmão: “Encontramos o Messias”! E, por ter apresentado várias outras pessoas a Jesus, a tradição deu a Santo André o título de “ponte do Salvador”).

Um dos discípulos mais fervorosos de Jesus, Santo André padeceu o mesmo suplício do Mestre: a crucificação. No entanto, pediu que não o crucificassem numa cruz com o mesmo formato da de Cristo porque não se achava digno de tanta semelhança.

Crucificaram-no então, de acordo com o relato tradicional, na assim chamada, em latim, “crux decussata“, aquela em forma de “x” que passou a ser conhecida, justamente, como Cruz de Santo André.

Além de fazer parte da vasta iconografia cristã, ela foi incorporada também à heráldica, passando a ser usada em bandeiras e brasões de armas. O caso mais famoso é o da bandeira da Escócia:

A propósito, uma tradição escocesa afirma que as relíquias de Santo André teriam sido levadas para aquele país, especificamente para a cidade que hoje leva o seu nome: Saint Andrews. Graças à presença da Escócia no Reino Unido, a Cruz de Santo André passou a fazer parte da própria bandeira da União, que é o resultado da sobreposição de três cruzes:

  • a de São Jorge, da bandeira da Inglaterra (vermelha, no meio, com fundo branco);
  • a de São Patrício, que representa a ilha da Irlanda (vermelha em formato de X, com fundo branco);
  • e a de Santo André, da bandeira da Escócia (branca, em formato de X, com fundo azul).

Na espiritualidade cristã, a Cruz de Santo André costuma ser representada junto com estas palavras atribuídas ao Apóstolo:

“Salve Santa Cruz, tão desejada, tão amada! Tira-me do meio dos homens e entrega-me ao meu Mestre e Senhor, para que eu, de ti, receba O que por ti me salvou!”

SAIBA MAIS:

5 tipos diferentes de cruz e seus significados

Tags:
Cruzsimbolos
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia