Aleteia logoAleteia logoAleteia
Quinta-feira 28 Março |
Aleteia logo
Espiritualidade
separateurCreated with Sketch.

Orações eficazes que demandam menos de 1 segundo

WOMAN PRAYING

Pixabay | CC0

Claudia Soberon - publicado em 15/01/18

Permita que suas orações surjam do coração, tão breves e doces quanto você quiser

Sim, é essencial dedicar um tempo específico para a oração todos os dias. Mas é importante evitar enquadrar nossa vida espiritual em um tempo fixo de 15 a 20 minutos diários. Temos que nos certificar de que rezamos com a atitude de quem cumpre uma tarefa da lista de deveres.

Do mesmo modo como as relações com os nossos próximos precisam mais do que 15 minutos, nossa relação com Deus também precisa de um “olá”, um “como vai” ou um “eu te amo” espontâneos.

São Josemaria Escrivá disse: “É preciso se convencer de que Deus está junto a nós continuamente. Nós vivemos como se o Senhor estivesse lá longe, onde brilham as estrelas, e não consideramos que ele também está sempre do nosso lado”. E é como um pai amoroso – Ele ama cada um de nós mais que todas as mães do mundo podem amar seus filhos -, ajudando-nos, inspirando-nos, abençoando-nos e perdoando-nos.

Quando temos uma fé viva na presença de Deus, nós recorremos a Ele ou à Sua mãe de forma natural, com pequenos pensamentos e frases – algo que exige menos de um segundo de oração. Igual aos amantes, que sempre estão com o outro na mente, escrevendo para o ser amado ou telefonando para ele ao longo do dia. Esses pensamentos contribuem muito para manter nosso amor à vida e a reaquecê-lo, caso tenha esfriado.

Apresentamos, abaixo, ideias para essas pequenas “mensagens de texto” que podem ser enviadas a Deus durante o dia:

  • “Jesus, eu confio em ti!” (de santa Faustina);
  • “Oh, Maria, sem pecado concebida, rogai por nós que recorremos a Vós!” (Medalha Milagrosa);
  • “Deus proverá!” (foi o que Abraão disse a Isaac quando ele lhe perguntou que animal sacrificariam);
  •  “Permita que eu te louve, oh Virgem Santíssima, e dá-me força contra os meus inimigos” (beato Duns Scoto);
  •  “Jesus, Maria, José. Minha família vossa é. Guardai-a em vosso coração”;
  • “Jesus, no Santo Sacramento do altar, entrego-te o meu coração”;
  • “Jesus é meu, eu sou de Jesus”;
  • “Esperarei o meu Senhor e Salvador”;
  • “Senhor, a ti elevo o meu coração”.

Uma forma de aprofundar na liturgia é usar uma frase da oração da Coleta ou uma das outras orações da Missa como aspiração da semana. Muitas das antífonas da Liturgia das Horas também servirão como lindas orações.

Mas o importante é não se limitar a seguir algum tipo de fórmula, já que isso pode levar as pessoas a uma espiritualidade entediante ou mecânica. Permita que as orações surjam do coração, tão breves e doces como você quiser.

Novamente, nas palavras de São Josemaria:

“Acostume-se a elevar seu coração a Deus em ação de graças muitas vezes ao dia… Por não ter o que você necessita ou porque o tem… Dê graças por tudo, porque tudo é bom”.

Tags:
Oraçãotempo
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia