Aleteia logoAleteia logoAleteia
Quinta-feira 28 Março |
Aleteia logo
Espiritualidade
separateurCreated with Sketch.

Este hábito poderoso pode manter Satanás distante de você

web3-woman-praying-cafe-coffee-shop-scripture-shutterstock

Shutterstock

Philip Kosloski - publicado em 28/05/21

São João Crisóstomo ensinava os fiéis a usarem esta poderosa arma espiritual

São João Crisóstomo era um Padre da Igreja primitiva reconhecido pela profundidade da pregação e dos escritos espirituais, incluindo a clara consciência da batalha espiritual que nos envolve no mundo.

Em seu comentário sobre o Evangelho de São João, ele ensinou aos fiéis um hábito simples para impedir a presença do mal em uma pessoa.

Falando sobre o quarto capítulo de São João, Crisóstomo exorta os seus ouvintes a entenderem as Escrituras em vez de simplesmente possuírem uma cópia bonita dos livros sagrados:

Não ouço ninguém de vós gloriar-se de conhecer os conteúdos da Escritura, mas sim de ter uma cópia escrita em letras de ouro. E que ganho, dizei-me, é esse? As Escrituras não nos foram dadas apenas para que as tenhamos em livros, mas para que as gravemos no coração.

Ele vê na assimilação das Escrituras não só uma necessidade para a vida espiritual, mas uma forte defesa contra o maligno.

Eu desejo que, desses livros, tomeis as letras e o sentido e os leveis ao vosso entendimento, para que seja purificado ao receber o significado do que está escrito. Com efeito, se o diabo não se atreve a aproximar-se de uma casa onde está presente um Evangelho, muito menos qualquer espírito maligno ou natureza pecaminosa tocará ou entrará em uma alma que traga consigo os sentimentos nele contidos. Santificai, pois, a vossa alma, santificai o vosso corpo, mantendo sempre em vosso coração e em vossa língua o conteúdo e o entendimento das Escrituras. Enquanto o vão discurso nos profana e convida os demônios, a leitura espiritual nos santifica e nos abre à graça do Espírito.

Impermeável ​​a todo ataque maligno

Em resumo: São João Crisóstomo acredita que a alma que de fato respeita as palavras da Escritura e mantém o seu sentido sempre no coração e nos lábios se tornará praticamente impermeável ​​a todo ataque maligno.

Crisóstomo compreendia claramente o cenário espiritual e sabia como derrotar os poderes de Satanás. Suas orações chegam a ser usadas até hoje nos ritos de exorcismo da Igreja Ortodoxa:

Que o Senhor te repreenda, Satanás! Aquele que na glória ascendeu ao céu para junto do Pai e está sentado à destra de majestade no trono da glória. Que o Senhor te repreenda, diabo!

As Sagradas Escrituras são uma poderosa defesa contra Satanás, mas devem atingir o profundo do nosso coração. Como escreve o autor da Carta aos Hebreus:

“Porque a palavra de Deus é viva, eficaz, mais penetrante do que uma espada de dois gumes e atinge até a divisão da alma e do corpo, das juntas e medulas, e discerne os pensamentos e intenções do coração” (Hebreus 4,12)

Tags:
BíbliaDemônio
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia