Aleteia logoAleteia logoAleteia
Quinta-feira 28 Março |
Aleteia logo
Espiritualidade
separateurCreated with Sketch.

Novena de Santa Gianna Beretta Molla

santa gianna

Santa Gianna Beretta Molla - CC

Comunidade Shalom - publicado em 02/05/18

Padroeira das mães e crianças por nascer

Você pode fazer a novena sempre que achar necessário, pedindo a intercessão desta santa dos tempos de hoje, uma mulher que foi médica, esposa e mãe.

Gianna Beretta Molla nasceu em Magenta (Milão) em dia dedicado a São Francisco de Assis, 4 de outubro de 1922. Foi jovem atuante na Ação Católica e estudante dedicada. Diplomou-se em medicina e em cirurgia. Depois, especializou-se em pediatria. Dentre seus pacientes, dedicava especial atenção aos idosos, aos pobres e às crianças. Casou-se com Pietro Molla, por quem nutria grande amor e tiveram quatro filhos.

Gianna foi mártir porque deu a vida para salvar sua filha Gianna Emanuela, tendo decidido levar adiante a gravidez de risco até o fim. No entanto, sua santidade não foi fruto somente desse último momento, mas de uma vida inteira empenhada na busca de Deus, e de se deixar encontrar por Sua graça.

Ao longo desses nove dias, conheceremos melhor esta santa, descobriremos por que sobre ela falou seu esposo: “era uma mulher como tantas outras, mas com alguma coisa a mais”, e, claro, pediremos sua intercessão.

Reze conosco a novena de Santa Gianna:

STA GIANNA 01 familias1º dia

Gianna foi esposa e mãe amorosa,  por isso edificou sua família. Casou-se com o engenheiro Pietro Molla em 1955, assumindo total doação “para formar uma família realmente cristã”. Tiveram quatro filhos. Também por meio do martírio, Gianna tornou fecundo o seu lar.

Neste primeiro dia, rezemos por todas as famílias necessitadas de reencontrar o caminho do amor, do perdão e da abertura à vida. E pelas que já vivem em harmonia, para que Deus, pela intercessão desta santa, conserve-as na caridade e no testemunho. Que o Senhor providencie aquilo que cada uma mais necessita para cumprir sua missão no mundo.

Oração para todos os dias:

Ó Deus, nosso Pai, Tu que tens dado à Tua Igreja Santa Gianna Beretta Molla, que na juventude Te procurou amorosamente e Te levou a outros jovens, empenhando-os apostolicamente como testemunha na Ação Católica e colocando-os ao lado dos doentes e idosos para ser para eles ajuda e conforto.

Nós Te agradecemos por este dom de jovem amorosamente empenhada. Com seu exemplo, dá-nos a graça de consagrar nossa vida a Teu serviço, para alegria de nossos irmãos.

Glória ao Pai…

Ó Jesus, Redentor dos homens, Tu chamaste Santa Gianna a desenvolver a missão de médica, conforto dos corpos e das almas, vendo a Ti mesmo nos irmãos e nos pequenos indefesos.

Nós Te agradecemos por Te haveres mostrado nesta Tua serva como “o que serve” e acalma a dor dos homens. Acolhendo sua lição, fazei-nos generosos cristãos a serviço dos irmãos, particularmente daqueles que participam de tua Cruz.

Glória ao Pai …

Ó Deus, Espírito santificador, que amas a Igreja como Tua Esposa, Tu infundiste no coração de Santa Gianna um pouco do Teu amor para colaborar no Teu maravilhoso plano de salvação, dando-Te novos filhos, para que pudessem conhecer-Te e amar-Te.

Nós Te agradecemos por este modelo de esposa e por seu corajoso testemunho. Dá às nossas famílias a serena e a cristã presença de esposas empenhadas em transformar nossas casas de homens em cenáculos de fé e de amor, com generoso trabalho e santificante serviço.

Glória ao Pai…

Ó Deus criador e amante do ser vivente, Tu estavas ao lado de Santa Gianna quando se encontrou no dilema de salvar a própria vida ou a vida da criança que, qual dom esperado, levava no seio.

Confiando só em Ti e reclamando o mandamento de defesa da vida, ela encontrou a coragem de cumprir o seu dever de mãe e de dizer “sim” à nova vida, sacrificando generosamente a própria, coroando uma vida cristã exemplar.

Por intercessão de Maria, Mãe de Jesus, e segundo o exemplo de Gianna, dispõe todas as mães a acolherem, com amor, cada vida nascente, e sustentarem a todos no respeito à vida.

Dá-nos a graça que Te pedimos…

E a alegria de nos inspirar em Santa Gianna, qual modelo de jovem, esposa, mãe e médica, que segundo o exemplo de Jesus, sacrificou a si mesma pela vida do próximo.

Ave Maria…

STA GIANNA jovens 022º dia

Desde a juventude, Gianna acolheu plenamente o dom da fé e a educação cristã recebidos de seus pais. Esta formação ensinou-lhe a considerar a vida como um dom maravilhoso de Deus, a ter confiança na Providência e a estimar a necessidade e a eficácia da oração. Durante os anos de estudos escolares e depois, na faculdade de medicina, enquanto se dedicava aos seus deveres, vinculava sua fé a um compromisso generoso de apostolado entre os jovens da Ação Católica e de caridade para com os idosos e os necessitados nas Conferências de São Vicente (1).

Neste segundo dia da novena, rezemos pelos jovens, para que encontrem Aquele que dá pleno sentido à vida: Jesus Cristo.

Oração para todos os dias (recitar a oração que está no primeiro dia)

STA GIANNA 03 voc3º Dia

Gianna ingressou na Universidade de Milão e de Pavia. Formou-se em medicina e cirurgia em 1949. Especializou-se em pediatria, dada a sua paixão de servir as crianças. E agora? Que fazer da sua vida? Consagrar-se a Deus na vida religiosa e ajudar seu irmão, padre Alberto, que trabalhava em Grajaú, no Maranhão? Este era o seu sonho. Preparou-se para o vôo Itália-Brasil. Mas uma misteriosa reviravolta colocou-a em outro caminho. Deus lhe havia preparado um esposo. Sua vocação seria a de esposa e mãe. Encontrou um jovem engenheiro, honesto, trabalhador, piedoso e apostólico. Seu nome era Pietro Molla. Seguindo os conselhos de seu diretor espiritual e o parecer de seus parentes, Gianna convenceu-se de que sua vocação era o matrimônio. Casou-se em 24 de setembro de 1955. Tinha, então, 32 anos. (2)

Hoje, no terceiro dia da novena, peçamos a Santa Gianna sua intercessão pelas pessoas que trilham um caminho de discernimento vocacional e do estado de vida. Esses dois aspectos, vocação e estado de vida, fazem parte da identidade mais profunda de cada ser humano.

Oração para todos os dias (recitar a oração que está no primeiro dia)

STA GIANNA 04 noivos4º dia

“Quero formar uma família verdadeiramente cristã; um pequeno cenáculo onde o Senhor reine nos nossos corações, ilumine as nossas decisões, guie os nossos programas”, escreve Gianna a Pietro Molla nos meses que antecederam o casamento. Em 11 de abril de 1955, ela inicia seu noivado com Pietro e prepara-se para o matrimônio com expansiva alegria. Ao Senhor tudo agradece e ora.

Neste quarto dia da novena de Santa Gianna Beretta Molla, peçamos pelos noivos, para que o Senhor, pela intercessão de Santa Gianna, prepare-os com Sua graça para as bênçãos e desafios do matrimônio, caminho de santificação e de felicidade. Que Deus purifique seus corações de todo mundanismo e lhes dê perseverança no verdadeiro amor.

Oração para todos os dias (recitar a oração que está no primeiro dia)

STA GIANNA 05 prof5º dia

Gianna fez de sua profissão uma missão: servir a Cristo na pessoa do irmão doente. Formada em medicina e cirurgia em 1949 pela Universidade de Pavia (Itália), abre seu consultório em Mêsero (nos arredores de Milão), em 1950. Especializa-se em pediatria na Universidade de Milão em 1952. No consultório, transformado em lugar de afeto e amor, ela não buscava apenas curar enfermidades, mas também ouvir e aconselhar as mães. Suas palavras eram de conforto e ânimo, capazes de cicatrizar as feridas da alma. “A santidade é o cotidiano da vida vivida à luz de Deus”, escreveu.

Hoje, quinto dia da novena de Santa Gianna, rezemos por todos os profissionais, para que trabalhem não somente em vista de garantir seu sustento material, mas de amar o próximo, exercendo a caridade de Cristo para com cada um. Em especial, peçamos a intercessão de Santa Gianna por aqueles que atuam nas áreas da saúde e da educação, para que encontrem verdadeiro sentido em suas profissões e abracem o compromisso de respeito à vida humana, ao orientar as pessoas e desenvolver suas atividades.

Oração para todos os dias (recitar a oração que está no primeiro dia)

STA GIANNA 06 gestantes6º dia

Em setembro de 1961, no final do segundo mês de gravidez, Gianna vê-se atingida pelo sofrimento e pela dor. Aparece um fibroma no útero. Antes de ser operada, embora sabendo o grave perigo de prosseguir com a gravidez, suplica ao cirurgião que salve a vida que traz em seu seio e, então, entrega-se à Divina Providência e à oração. Com o feliz sucesso da cirurgia, agradece intensamente a Deus a salvação da vida do filho. Ela passa os sete meses que a distanciam do parto com admirável força de espírito e com a mesma dedicação de mãe e de médica. Apenas receia que seu filho possa nascer doente e suplica a Deus que isto não aconteça.

Alguns dias antes do parto, sempre com grande confiança na Providência, demonstra-se pronta a sacrificar sua vida para salvar a do filho: “Se deveis decidir entre mim e o filho, nenhuma hesitação: escolhei – e isto o exijo – a criança. Salvai-a”. Na manhã de 21 de abril de 1962, nasce Gianna Emanuela. Apesar dos esforços para salvar a vida de ambos, na manhã de 28 de abril, em meio a atrozes dores e após ter repetido a jaculatória “Jesus, eu te amo, eu te amo”, Gianna morre santamente. Tinha 39 anos. (1)

Neste sexto dia da novena, peçamos por todas as gestantes, para que sejam renovadas na coragem e confiança na providência divina. Que o Senhor cuide de cada mãe e de cada filho que está sendo esperado, e que pela intercessão de Santa Gianna, sejam ambos assistidos em suas necessidades materiais e espirituais durante a gravidez e o parto.

Oração para todos os dias (recitar a oração que está no primeiro dia)

STA GIANNA 07 criancas7º dia

Mesmo antes de ser mãe, Gianna demonstrava grande amor pelas crianças que evangelizava durante as colônias paroquiais e a quem se dedicava enquanto médica pediatra. Mais tarde, educa seus pequenos Pierluigi, Mariolina e Laura, na fé e na caridade.

“Comportem-se bem, obedeçam a Mariuccia e a Savina. Pierluigi, que é o mais velho, brigue com suas duas irmãzinhas sem implicar. Mariolina, que é ‘a maior’, seja boa e complacente com Lauretta. Trago vocês no coração e penso em vocês a cada momento. Rezem uma Ave Maria por mim, assim Nossa Senhorinha me fará ficar boa logo e poderei retornar a Courmayeur para abraçar vocês e ficarmos sempre juntos”, escreve Gianna aos filhos, já grávida de Gianna Emanuela e consciente da enfermidade no útero.

Hoje, no sétimo dia da novena, rezemos pelas crianças do mundo inteiro, em especial, as que sofrem a falta de amor. Que Deus, através da intercessão de Santa Gianna, conserve-lhes a pureza e as livre do mal. Rezemos ainda pela evangelização das crianças e pelas pessoas empenhadas nessa tarefa.

Oração para todos os dias (recitar a oração que está no primeiro dia)

STA GIANNA 08 id po8º dia

Os idosos e os pobres eram, junto às crianças, os pacientes por quem Gianna demonstrava especial cuidado. “Com os seus pacientes, ela tinha uma maneira especial de atendê-los, ouvindo as suas dores e necessidades. Após a sua morte, foi descoberto que eles não saíam do consultório sem que seus problemas tivessem sido resolvidos. Gianna procurava emprego aos que não tinham ou doava remédios aos necessitados” (1).

Rezemos hoje pelos idosos e pobres, pedindo a intercessão de Santa Gianna para que sejam amparados em suas necessidades e encontrem consolo na providência divina. Que o Espírito Santo aja no coração de cada homem e de cada mulher para que reconheçam neles a face de Cristo, e usem de generosidade e misericórdia.

Oração para todos os dias (recitar a oração que está no primeiro dia)

STA GIANNA 09 igreja9º dia

A santidade de homens e mulheres de todos os tempos é o tesouro da Igreja, porque vem da santidade de Cristo, o Esposo, e se derrama em graças sobre todo o seu corpo místico.

Por isso, a vida e o martírio de Gianna, unidos à paixão, morte e ressurreição de Jesus, gerará frutos na Igreja até o fim dos tempos. “No apostolado, não devemos nos colocar em primeiro lugar, anunciar a si mesmo, mas ao contrário, devemos desaparecer e dar sempre o primeiro lugar a Jesus Cristo”, escreveu a santa.

No último dia da novena, peçamos por toda a Igreja, pelo Papa Francisco, pelos sacerdotes e cada batizado.

Oração para todos os dias (recitar a oração que está no primeiro dia)

Novena com aprovação eclesiástica, + Angelo Mascheroni, Bispo Auxiliar de Milão

(1) Trechos extraídos do blog www.medicaesposaemae.blogspot.com.br, de Savânia Biondo, missionária da Comunidade Shalom

(2) Biografia de Santa Gianna extraída do site Veritatis

(via Shalom)

Tags:
GravidezMaternidadenovena
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia