Aleteia logoAleteia logoAleteia
Quinta-feira 28 Março |
Aleteia logo
Em foco
separateurCreated with Sketch.

Cristianismo e Maçonaria: uma equação impossível?

Czy katolik może być masonem?

Shutterstock

Agnès Pinard Legry - publicado em 25/07/18

O bispo da Diocese de Fréjus-Toulon é autor do livro ‘Can We Be a Christian and Freemason?’ (‘Podemos ser cristãos e maçons?’)

Aleteia: existem muitos obstáculos entre a Maçonaria e a Igreja Católica?

Bispo Rey: Sim, entre a Maçonaria e o ensinamento da Igreja Católica existem muitos pontos de dissonância. O primeiro é o esoterismo. Com os maçons, a doutrina é transmitida apenas a um pequeno círculo de iniciados. Já no século 2, Santo Irineu condenou a heresia do gnosticismo, uma doutrina segundo a qual a salvação passa por um conhecimento de Deus adquirido através da iniciação em práticas esotéricas. Na Maçonaria, o iniciado é obrigado ao segredo absoluto.

Na Igreja Católica, não existe um ensino assim tão secreto. A Bíblia, o Catecismo, os textos do Concílio Vaticano e o ensinamento de papas e bispos são acessíveis a todos. O Evangelho é destinado a todos e cada homem e mulher, sem restrições e sem distinção de castas ou posição. A Igreja também é uma instituição visível, aberta a todos, “um sinal e instrumento de salvação” (Vaticano II).

Os rituais também são um ponto central de atrito. A Maçonaria usa um simbolismo com códigos e ritos próprios (símbolos nas roupas, durante as assembleias e para iniciações particulares). Na Igreja, a iniciação é ordenada para a vida sacramental e para a economia da graça.

E o relativismo?

O relativismo filosófico e moral também estão incluídos. Para a Maçonaria, nenhuma verdade é definitiva, intangível ou absoluta. De fato, de seu ponto de vista, a verdade sempre nos escapa ou é chamada a ser construída pelo homem e para o homem; o dogma é, em princípio, contrário à liberdade humana.

A fé, pelo contrário, ensina-nos que a verdade tem o rosto de Cristo que se identificou com ela: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida” (Jo 14,6). Esta verdade é acessível à razão humana e é proclamada na Igreja pelo Credo, que inclui os dogmas principais, isto é, as certezas que nossa fé confessa sobre a Trindade, a Encarnação, a Ressurreição, a Maternidade Divina da Virgem Maria… Os dogmas constituem tantas “janelas” que o Apocalipse abre para o mistério de Deus.

A Igreja também desafia o relativismo religioso professado pela Maçonaria, em nome da tolerância e da autonomia da Razão, colocando todas as convicções religiosas em igualdade. Por outro lado, respeitando a liberdade de consciência de todos, a Igreja vê em Cristo a chave para o entendimento final do mistério do homem e do seu destino: “Não há salvação em nenhum outro” senão Jesus Cristo (Atos 4,12).

A maçonaria frequentemente está associada a alguma forma de elitismo. Isso também é uma diferença fundamental?

Claro! Nascido na pobreza em uma manjedoura, morto crucificado, Cristo identificou-se com os pobres ao longo de sua vida. É para eles que anunciou a Boa Nova da Salvação. Por sua vez, a Igreja, em sua pastoral, exerce uma opção preferencial pelos pobres. Sua mensagem universal exclui todo o elitismo. Esta posição evangélica está em contradição com o recrutamento por indicação e a seleção de membros na Maçonaria, de acordo com os critérios pelos quais algumas pessoas pressionam para influenciar melhor as mudanças políticas e sociais no mundo.

E quanto ao secularismo?

A Igreja reconhece a autonomia das realidades terrestres governadas por suas próprias leis. No entanto, ela também enfatiza que estas não podem ser separados de Deus a qualquer preço. A palavra “leigo” aparece na tradição cristã desde o início. Alguns discursos dos responsáveis ​​pela Maçonaria, no entanto, parecem promover um secularismo que nega a expressão pública da fé e afasta a fé para a esfera privada. De certa forma, eles estão tentando fazer do secularismo uma religião estatal.

A Maçonaria pede aos seus membros que acreditem em um “Grande Arquiteto do Universo”. Isso dá a aparência de liberdade religiosa. Para um cristão, esse grande arquiteto do universo não seria simplesmente Deus?

Existe dentro da Maçonaria uma multiplicidade de crenças sobre a relação com os religiosos, desde o ateísmo declarado até as lendas de “maçonaria cristã”. Alguns, como o Grand National Lodge da França, falam do “Grande Arquiteto do Universo”. Esse reconhecimento de uma dimensão divina, inacessível ao homem, não pode ser equiparado ao encontro do homem com um Deus pessoal, manifestado em Cristo, que vem para nos encontrar para revelar a plenitude do seu amor (Col 1,26-28). Nossa fé não se limita à crença na existência de Deus, mas nos revela a salvação que Ele opera através da redenção de Cristo, cuja graça nos faz participar da natureza divina (2 Pedro 1,4).

A Maçonaria de alguma forma compete com a Igreja?

O objetivo oficial da Maçonaria é trabalhar para a melhoria material e moral da humanidade, bem como o seu aperfeiçoamento intelectual e moral. Nesse sentido, ela compartilha a preocupação da Igreja em trabalhar por um mundo melhor. Ao longo dos tempos, houve um desejo de alguns dos líderes da Maçonaria de construir uma nova humanidade a partir das ruínas da Igreja Católica, derrubando a fé que ela ensina. Albert Lantoine, membro do Supremo Conselho do Rito Escocês da França do século XX, disse: “A Maçonaria é a única religião humana”.

Na posição da Igreja Católica, como devemos interpretar o cânone 2335 do antigo Código de Direito Canônico (1917)? Ali se diz “aqueles que dão seu nome à seita maçônica, ou a outras associações do mesmo gênero, que maquinam contra a Igreja ou contra as potestades civis legítimas, incorrem ipso facto em excomunhão simplesmente reservada à Sede Apostólica”.

Como o ex-grande mestre do Grande Oriente da França, Paul Gourdeau, afirmou: “Essas duas culturas, uma baseada no Evangelho e outra na tradição histórica do humanismo republicano, são fundamentalmente opostas: a verdade é revelada e intangível, apontando para um Deus na origem de todas as coisas, ou então a verdade encontra seu fundamento nas construções do Homem, sempre em questão porque ele é infinitamente perfeito” (Humanisme Magazine, n° 193, outubro de 1990). Como resultado, “registrar-se na Maçonaria significa separar-se do cristianismo” (Leão XIII). Sem mencionar uma conspiração geral contra a Igreja. Alguns ex-maçons, que deixaram a maçonaria depois de descobrirem Cristo, não hesitam em mencionar em alguns círculos o ódio dos Maçons à Igreja Católica no que ela é e o que ela promove. Penso no último livro-testemunho de Serge Abad-Gallardo, com o título evocativo de I unwittingly served Lucifer (Servi involuntariamente ao Diabo).

A declaração romana da Congregação para a Doutrina da Fé assinada pelo Cardeal Ratzinger em 1983 afirma que “o julgamento negativo da Igreja sobre as associações maçônicas permanece inalterado no novo Código de Direito Canônico, porque seus princípios sempre foram considerados inconciliáveis com a doutrina da Igreja, e juntar-se a essas associações permanece proibido pela Igreja”. Essa é uma reafirmação para evitar qualquer confusão?

O Magistério da Igreja não mudou em sua doutrina desde a primeira condenação por Clemente XII em 1738, mas sua atitude pastoral evoluiu. É parte de uma lógica promovida pelo Concílio Vaticano II, durante o qual a Igreja iniciou o caminho do diálogo com “todos os homens de boa vontade”, independentemente das suas opiniões ou crenças. Como recorda o Papa Francisco, a firmeza dos princípios pode acompanhar a benevolência para com aqueles que não os compartilham.

Se a Igreja reconhecesse a possibilidade de ser maçom e cristão, não seria um novo “campo de evangelização”?

Como cristãos, temos uma verdadeira missão de evangelização a realizar. A atração pela Maçonaria destaca algumas deficiências pastorais dentro da Igreja: insuficiência na formação doutrinal e moral dos cristãos, falta de interioridade e vida de oração, falta de fraternidade e lugares de reflexão ou compartilhamento, qualidade insuficiente em sua vida litúrgica e na expressão de sua ritualidade, que é tão rica, a necessidade de evangelização das elites… Tantas áreas para explorar e investir para trazer respostas eclesiais relevantes. Mas é na Igreja e para a Igreja que a evangelização é concebida e expressa através dos pobres instrumentos que somos. Podemos testemunhar a nossa fé somente recorrendo constantemente à fonte da graça divina que Cristo faz surgir continuamente em sua Igreja. É uma vida convertida que converte os outros. É a exemplaridade de uma vida tomada por Cristo que vem às suas expectativas mais profundas.

A maçonaria também é uma rede de influência e poder em muitos setores da sociedade. Apenas nesse ponto, por que não podemos nos juntar a um maçom?

O fim não justifica os meios, e o homem não deve trair suas convicções (e, para um cristão, o seu compromisso batismal) para o bem-estar material ou profissional. “Pois, que adiantará ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?” (Mt 16,26). No discurso das bem-aventuranças (Mt 5,3-12), Jesus nos adverte que o cristão, que rema contra a corrente do “espírito do mundo”, será necessariamente “um sinal de contradição” (Lc 2,35). O Evangelho exige que nos juntemos ao mundo sem nos tornarmos do mundo, mas sim trazendo uma palavra profética crítica e cheia de misericórdia.

Que atitude você tem em relação aos maçons?

Várias atitudes parecem necessárias. Em primeiro lugar, não devemos nos concentrar no “enredo maçônico” exagerando a influência da Maçonaria, ou vê-la em todos os lugares. Em segundo lugar, não se pode subestimar a sua influência devido ao tamanho da sua rede. Muitos observaram que na França, em questões de sociedade, bioética, família ou escolas católicas, o programa das principais lojas maçônicas da França tinha sido parcialmente ou completamente realizado. Finalmente, não devemos demonizar os membros da Maçonaria: entre eles há muitas pessoas de integridade e generosidade qualificadas e comprometidas com o serviço do bem comum e com um genuíno humanismo. Os cristãos compartilham com eles os valores do progresso, humanismo e liberdade, e isso é o que nos permite dialogar na verdade e na caridade.

Tags:
IgrejaSeitas
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia