Aleteia logoAleteia logoAleteia
Quinta-feira 25 Abril |
Aleteia logo
Espiritualidade
separateurCreated with Sketch.

O devo fazer para conhecer Jesus?

HANDS

Public Domain

A12 - publicado em 07/11/18

Dicas para quem vai sempre a Missa e reza bastante, mas acha que ainda não conhece Jesus

Para você que vai à Missa, está acostumado à recitação do Terço, ao Terço da Misericórdia, e que todo ano visita Nossa Senhora, mas sente que ainda falta conhecer a Jesus, aqui vão algumas dicas. A primeira coisa que precisamos para conhecer Jesus é um longo relacionamento com Ele. Digo “relação” porque é um aspecto importantíssimo do conhecer.

Dica número um“Acolher a Iniciativa Divina e querer de verdade relacionar-se com Ele”

Quando tomamos consciência que Ele é o primeiro que quer relacionar-se conosco, algo muda na nossa vida de oração e, por isso mesmo, devemos rezar com essa intenção, desejar durante o dia esta comunicação com Deus, conversar com Ele, preparar-se bem para a missa, confessar-se. Que as coisas de Deus sejam sagradas para você. Estes esforços serão enriquecidos com a Graça Divina, que veio primeiro, fazendo nosso coração inclinar-se para Ele. Agora, como um fruto que nasce da árvore de uma vida espiritual, poderemos começar. Deus não é mais um estranho, e sim alguém próximo. Às vezes, até mesmo uma devoção particular, talvez o padroeiro de nossa paróquia, nos ajude nesse momento.

Segunda dica: Ler as mensagens que estão no seu e-mail

Como assim? Muitas vezes, Jesus tentou comunicar-se conosco, mas nem sempre o entendemos ou não tivemos as condições, espaços, ou simplesmente estávamos fechados às suas mensagens. Por isso é importante fazer uma “revisão de vida”, olhar aquelas páginas difíceis da nossa vida e reconciliá-las a partir do Coração Misericordioso de Deus. Nem sempre isso é fácil, e leva algum tempo. Parece aquele monte de e-mails que você não leu, mas sabe que são importantes. A nossa consciência tem uma boa memória para isso. Basta perguntar-se: o que fiz de errado neste últimos tempos? O que Deus gostaria que eu mudasse na minha vida? Uma dica neste passo seria aprofundar-se em como fazer o “exame de consciência”. Posso dizer que é muito mais do que ver o errado; é também estar agradecido por todos os benefícios. Mas isso fica para outro dia.

Terceira dica: Estude!

Estudar o que? O Catecismo da Igreja Católica, as Sagradas Escrituras. Vá lá fazer aquele curso na sua Paróquia. Não tem outro jeito. Com certeza, podemos conhecer a Deus na nossa oração. Mas quem disse que Deus quer relacionar-se com você só dessa maneira? Será que não tem uma preguiçinha escondida por aí? Muitas vezes, queremos conselhos para saber o que fazer, mas nem sempre isso será possível. Muitas vezes, teremos nós mesmos que resolver situações difíceis, e rapidamente. Por isso, se não conheço o Cristo dos Evangelhos, o Cristo que deixou sua Igreja como atualização de sua mensagem para os desafios de hoje, ficaremos sempre na ignorância daquelas coisas que Jesus espera de nós. Uma pergunta básica: neste último mês de setembro, você estudou mais sobre a Bíblia? Acolher as diretrizes da Igreja é uma boa oportunidade para fazer este caminho. Uma passagem sugestiva do livro da Sabedoria é esta: “A Sabedoria é brilhante, sua beleza é imutável; facilmente é contemplada pelos que a amam e encontrada pelos que a buscam. Para dar-se a conhecer, antecipa-se aos que a desejam” (Sb 6,12-13).

Quarta dica:“Aplique o que você estuda”

No momento em que você começa a ter que manifestar sua Vida Cristã, começará a realmente precisar entender o “Bom Pastor”, a necessitar do “Pão da Vida”, precisará buscar a Deus como “Caminho”, “Verdade”, diante das dificuldades e até mesmo das pessoas, e encontrará “o Reconciliador”; quando perceber suas misérias e precisar de respostas para a sua vida, encontrará assim o “Salvador”, “o Deus Vivo”; quando não entender as dificuldades que aparecem na sua vida, começará a conhecer “o Jesus Crucificado”.

Por isso é que dizemos que a Vida Cristã é um caminho de discipulado. Os apóstolos receberam o chamado, mas somente ao acompanhar Jesus é que foram instruídos, e este processo continua até hoje na Sua Igreja. Por isso temos reuniões como o último “Sínodo dos Jovens”. Quero terminar lembrando Jo 15,14-16, uma das passagens mais belas dos evangelhos: “Vós sois meus amigos, se fazeis o que vos mando. Não vos chamo mais de servos, porque o servo não sabe o que faz seu patrão. Mas vos chamo de amigos, porque vos manifestei tudo o que ouvi de Meu Pai. Não fostes vós que Me escolhestes, mas fui Eu que vos escolhi e vos designei para irdes e produzirdes fruto, e para que vosso fruto permaneça, a fim de que tudo o que pedirdes a Meu Pai em Meu nome, Ele vos conceda. Isto vos mando: que vos ameis uns aos outros!

Por Fábio Santos, via A12

Tags:
JesusReligião
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia