Aleteia logoAleteia logoAleteia
Sexta-feira 19 Abril |
Aleteia logo
Espiritualidade
separateurCreated with Sketch.

Breve “Guia das 4 Atitudes Pessoais no Advento”, semana por semana

SUNSET

Anne Marthe Widvey-(CC BY-NC 2.0)

Luz Ivonne Ream - Reportagem local - publicado em 04/12/18

Sugestões para viver melhor este período litúrgico de espera confiante na vinda de Jesus

A palavra advento significa “chegada” e, no caso do presente tempo litúrgico, é um convite da Igreja a vivermos a espera da vinda de Jesus em atitude de vigilância, diligência, penitência, oração, esperança e gratidão Àquele que, sendo Deus, se fez homem e nasceu por amor a nós!

Há preciosas tradições que nos ajudam a aproveitar com intensidade espiritual este precioso tempo de preparação para o Natal. Uma delas é a Coroa do Advento:


coroa do advento

Leia também:
Saiba como preparar a sua Coroa do Advento para este ano!

Outra é o preparo do Presépio por etapas:


Christmas Crib

Leia também:
Saiba como preparar o presépio por etapas na sua casa este ano

E há também, é claro, o chamado do Espírito Santo a prepararmos a nossa alma, em recolhimento pessoal diante de Deus e da nossa própria consciência. É para essa preparação que sugerimos o seguinte “guia” – que não é nada formal, nem constitui nenhuma tradição específica da Igreja. São meras sugestões para vivermos de modo mais intenso o Advento em nosso cotidiano!

Primeira Semana: Limpeza

Viva a virtude da pureza, do perdão, da retidão das intenções. Asseie o seu interior com espírito vigilante e varra de si mesmo tudo aquilo que não deixa você olhar com clareza para a Magnificência de Deus!

Limpe a sua alma com um exame de consciência profundo, pensando nas coisas que separam você de Deus. Depois faça uma boa confissão, pedindo-Lhe perdão.

Ah, e você também precisa perdoar. Tire do seu coração aquilo que impede você de experimentar em profundidade o amor de Deus, o mesmo amor que você deseja viver e transmitir plenamente aos seus semelhantes. Você pode fazer, por exemplo, alguma oração parecida com esta:

Pai, eu Te suplico humildemente: dá-me tudo o que eu não soube Te pedir e tira de mim tudo aquilo que eu não soube Te entregar. Tira de mim tudo aquilo que me afasta de Ti e nunca permitas que nenhum amor humano, nenhum bem material, nenhuma circunstância da vida me separe de Ti, do Teu coração, pois eu desejo ser só Teu, meu Senhor! Completamente Teu!

Segunda Semana: Reorganização

Depois da limpeza, vem a recolocação de tudo em ordem. A verdadeira paz está relacionada com a ordem da alma, que nos ajuda a viver a vida com as prioridades certas. A máxima prioridade é Deus, que é a plenitude do Ser, a plenitude do Amor, a plenitude do Bem, a plenitude da Beleza, a plenitude da Verdade, a plenitude da Felicidade.

Organize os seus afetos recolocando Deus no primeiro lugar. Siga o que Ele pede. Assim, você experimentará a ordem interior e, portanto, a verdadeira paz – a mesma paz que você vai retransmitir ao mundo, já que os outros vão dizer: “Eu também quero viver como você!”.

Mas lembre-se: paz não significa ausência de problemas; ela é fruto da certeza de que, por trás de todo acontecimento, por mais doloroso que seja, Deus tem um plano perfeito que poderá levar você à sua plenitude – se você deixar.

Terceira semana: Caridade

Nesta semana, foque na caridade e na misericórdia para com os seus irmãos em Cristo. Com todos. O serviço ao próximo, que é fruto do sacrifício e do amor autêntico, se torna alimento para a alma, motor para a vida e veículo do amor de Deus para os demais.

Lembre-se: é dando que se recebe. Amar e servir a quem você ama é fácil; amar e servir a quem mais custa é prática real de misericórdia e caridade.

Quarta semana: Alegria!

O Natal já está às portas! Esta é a grande semana! Desfrute-a com a felicidade de uma alma cheia de esperança, alegria, certeza do Amor de Deus! Reconheça realmente quem você é e viva com dignidade, honrando a sua verdadeira natureza: você é ninguém menos que FILHO DE DEUS, redimido por Cristo!

Tags:
AdventoVirtudes
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia