Aleteia logoAleteia logoAleteia
Quinta-feira 28 Março |
Aleteia logo
Religião
separateurCreated with Sketch.

Papa: a indiferença é o oposto mais cotidiano ao amor de Deus

EPIPHANY

Antoine Mekary | ALETEIA | I.Media

Vatican News - publicado em 09/01/19

"Rezemos ao Senhor para que cure a humanidade, começando por nós: que o meu coração seja curado dessa doença que é a cultura da indiferença"

Deus “dá o primeiro passo” e ama “a humanidade que não sabe amar”, porque ele tem compaixão e misericórdia – disse o Papa Francisco em sua homilia dessa terça-feira (08/01).

Se nós, mesmo sendo bons, muitas vezes não entendemos as necessidades dos outros e permanecemos indiferentes, é porque talvez o amor de Deus não entrou em nossos corações, afirmou Francisco.

“Este é o mistério do amor”, afirmou Francisco, “Deus nos amou por primeiro. Ele deu o primeiro passo”. Um passo “em direção à humanidade que não sabe amar”, que “precisa do carinho de Deus para amar”, do testemunho de Deus. “Este primeiro passo que Deus fez é o seu Filho: ele o enviou para nos salvar e dar sentido à vida, para nos renovar, para nos recriar”.

Em seguida, o pontífice falou da passagem do Evangelho de Marcos sobre a multiplicação dos pães e dos peixes. “Por que Deus fez isso?”, perguntou. Por “compaixão”. A compaixão da grande multidão de pessoas que vê descendo do barco, às margens do Lago de Tiberíades, porque estavam sozinhas, sublinhou o Papa Francisco: “Eram como ovelhas que não têm pastor”.

O coração de Deus, o coração de Jesus se comove, e vê, vê aquelas pessoas, e não pode ficar indiferente. O amor é inquieto. O amor não tolera a indiferença. O amor tem compaixão. Mas compaixão significa colocar o coração em risco; significa misericórdia. Jogar o próprio coração para os outros: isso é amor. O amor é colocar o coração em risco para os outros.

Depois, o Papa descreveu a cena de Jesus que ensina “muitas coisas” ao povo e os discípulos acabam ficando entediados, “porque Jesus sempre dizia as mesmas coisas”. E enquanto Jesus ensina “com amor e compaixão”, talvez comecem a “falar entre eles”. No final, eles olham para o relógio: “Mas é tarde …”.

Francisco ainda citou o evangelista Marcos: “Mas Mestre, o lugar é deserto e agora é tarde. Mandem eles embora, de modo que, indo para os povoados vizinhos, possam comprar comida”. Praticamente dizem “para eles se virar” e que comprem o pão deles. “Mas temos certeza”, comentou o Pontífice, “de que sabiam que tinham pão para eles, e queriam proteger isso. É a indiferença”:

Aos discípulos não interessava as pessoas: interessava Jesus, porque o queriam bem. Não eram maus: eram indiferentes. Eles não sabiam o que era amar. Eles não sabiam o que era compaixão. Eles não sabiam o que era indiferença. Eles tiveram que pecar, trair o Mestre, abandonar o Mestre, para entender o cerne da compaixão e da misericórdia. E Jesus, a resposta é pungente: “Dai-lhes vós mesmos de comer”. Tomem conta deles. Esta é a luta entre a compaixão de Jesus e a indiferença, a indiferença que se repete na história sempre, sempre … Tantas pessoas que são boas, mas não compreendem as necessidades dos outros, não são capazes de compaixão. São boas pessoas, talvez porque não entrou o amor de Deus em seus corações ou não o deixaram entrar.

E aqui o Papa Francisco descreve uma fotografia que está nas paredes da Esmolaria Apostólica: “um clique espontâneo que fez um bravo jovem romano que a ofereceu à Esmolaria”. O fez Daniele Garofani, hoje fotógrafo do “L’Osservatore Romano”, retornando de um serviço de distribuição de refeições para os sem-teto junto com o cardeal Krajewski.

É uma noite de inverno, “se percebia pela maneira de vestir das pessoas” – explica o Papa – que saíam “de um restaurante”. “Pessoas bem cobertas” e satisfeitas: “haviam comido, estavam entre amigos”.

E lá – prossegue Francisco na descrição da foto – “havia um homem sem-teto no chão, que faz assim …” (e imita o gesto da mão estendida para pedir esmola). O fotógrafo, acrescenta ainda o Papa, “foi capaz de tirar a fotografia no momento em que as pessoas desviam o olhar, para que os olhos não se cruzem”. Isto, comentou Francisco, “é a cultura da indiferença. Isto é o que os apóstolos fizeram”. “Deixe-os, que vão para o campo, no escuro, com fome. Que eles se arranjem: é problema deles”. “Temos o que comer: cinco pães e dois peixes para nós”.

“O amor de Deus sempre vai primeiro – explica o Papa – é amor de compaixão, de misericórdia”. É verdade que o oposto do amor é o ódio, mas em tantas pessoas não existe um “ódio consciente”.

O oposto mais cotidiano ao amor de Deus, à compaixão de Deus, é a indiferença: a indiferença. “Eu estou satisfeito, não me falta nada. Tenho tudo, assegurei esta vida, e também a eterna, porque vou à Missa todos os domingos, sou um bom cristão”.

“Mas, saindo do restaurante, eu olho para outra parte”. Pensemos: este Deus que dá o primeiro passo, que tem compaixão, que tem misericórdia, e tantas vezes nós, o nosso comportamento é a indiferença. Rezemos ao Senhor para que cure a humanidade, começando por nós: que o meu coração seja curado dessa doença que é a cultura da indiferença.

(Vatican News)

Tags:
CaridadePapaPapa FranciscoPobrezaValores
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia