Aleteia logoAleteia logoAleteia
Sexta-feira 19 Abril |
Aleteia logo
Religião
separateurCreated with Sketch.

Papa: “Insistam na oração: Deus atende sempre!”

POPE FRANCIS GENERAL AUDIENCE

Antoine Mekary | ALETEIA | I.MEDIA

Reportagem local - Vatican News - publicado em 10/01/19

"Rezar é a vitória sobre a solidão e o desespero"

Dando sequência à série de catequeses sobre o Pai-Nosso, o Papa Francisco falou na audiência geral desta quarta-feira, 9, sobre a oração perseverante. Ele partiu da passagem de São Lucas 11, 9-13: “Batei e vos será aberto”. Falando aos 7 mil peregrinos presentes na Sala Paulo VI, Francisco recordou:

“Jesus é sobretudo um orante”.

Cada passo na vida de Jesus “é como que movido pelo sopro do Espírito, que O guia em todas as Suas ações”. O Papa evocou, por exemplo, a Transfiguração, o batismo no Jordão, a intercessão por Pedro. Nas decisões mais importantes, Jesus “se retira frequentemente para a solidão, para rezar. Até a morte do Messias está mergulhada num clima de oração, tanto que as horas da Paixão parecem marcadas por uma calma surpreendente”. Jesus consola as mulheres, reza pelos que O crucificam, promete o Paraíso ao bom ladrão e expira dizendo: “Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito”.

“A oração de Jesus parece abrandar as emoções mais violentas, os desejos de vingança; reconcilia o homem com seu mais amargo inimigo: a morte”.

Dirigir-se a Deus como Pai

Segundo o Evangelho de Lucas, um de Seus discípulos pede que o próprio Jesus os ensine a rezar. O Papa observou:

“Também nós podemos dizer isto ao Senhor: ensina-me a rezar”.

E deste pedido dos discípulos, Francisco explica:

“Nasce um ensinamento bastante extenso, através do qual Jesus explica aos seus com que palavras e com que sentimentos devem dirigir-se a Deus. A primeira parte deste ensinamento é justamente a oração ao Pai (…). O cristão se dirige a Deus chamando-O de ‘Pai'”.

Aliás, nós podemos estar em oração “somente com esta palavra: Pai; e sentir que temos um Pai, não um patrão, nem um padrinho, mas um Pai!“.

Para dar confiança à oração, Jesus nos exorta também a perseverar. Ele o ilustra com uma parábola, conforme o Papa nos lembra:

“A parábola do amigo inoportuno, que vai perturbar toda uma família que dorme porque, de forma inesperada, uma pessoa chegou de viagem e ele não tem pão para oferecer a ela. Jesus explica que se [o dono da casa] não se levantar para dar o pão por causa do seu amigo, no mínimo vai se levantar por causa da importunação. Com isto, Jesus quer ensinar a rezar, a insistir na oração”.

A oração sempre transforma a realidade

Jesus faz entender que Deus responde sempre, que nenhuma oração fica sem ser ouvida:

“Ele é Pai e não Se esquece dos Seus filhos que sofrem”.

E o Papa complementa:

“Essas afirmações nos colocam em crise, porque muitas das nossas orações parecem não ter resultado algum. Quantas vezes pedimos e não obtemos! Todos temos experiência disto: batemos e encontramos uma porta fechada… Jesus nos recomenda, nesses momentos, insistir e não nos darmos por vencidos. A oração sempre transforma a realidade, a oração sempre transforma, sempre, transforma a realidade: se não mudam as coisas à nossa volta, pelo menos ela nos muda, muda o nosso coração. Jesus prometeu o dom do Espírito Santo a todo homem e mulher que reza. Podemos estar certos de que Deus responderá. A única incerteza é devida aos tempos, mas não duvidamos de que Ele responderá. Talvez tenhamos que insistir durante toda a vida, mas Ele responderá. Ele prometeu. Ele não é como um pai que dá uma serpente em vez de um peixe. Não há nada de mais certo: o desejo de felicidade que todos nós trazemos no coração um dia se realizará. Jesus diz: ‘Não fará Deus justiça aos seus eleitos, que clamam dia e noite a Ele?’. Sim, Ele fará justiça, nos escutará. Que dia de glória e de ressurreição será esse!”.“Rezar é desde agora a vitória sobre a solidão e o desespero. É como ver cada fragmento da criação que fervilha no torpor de uma história da qual às vezes não entendemos o porquê. Mas está em movimento, a caminho, e, no final de cada estrada, ao fim da vida, há um Pai que espera por tudo e todos de braços bem abertos! Olhemos para este Pai!”.

_____________

A partir de Vatican News

Tags:
OraçãoPapa Francisco
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia