Aleteia logoAleteia logoAleteia
Sexta-feira 29 Março |
Aleteia logo
Espiritualidade
separateurCreated with Sketch.

Pe. Manzotti: “A vitória está ganha em Cristo, mas sair do cativeiro depende de nós”

FRIENDS TREKKING

Freebird7977 I Shutterstock

Padre Reginaldo Manzotti - publicado em 29/01/19

Ainda é tempo de planejamento para 2019: é importante lembrarmos que somos livres em nossas escolhas, mas escravos das consequências delas

Já estamos em meados de janeiro, mas ainda é tempo de reflexão e planejamento para 2019. É tempo de tomada de decisões: como queremos vivenciar esse novo ano? Qual o rumo, a direção que queremos para um bom ano?

É importante lembrarmos que somos livres em nossas escolhas, mas escravos das consequências delas.

Isso em todos os aspectos de nossa vida, inclusive o espiritual. A liberdade que Jesus conquistou na cruz quebrou o pecado de Adão e nos deu a chance de escolher o bem. A vitória está ganha em Cristo, a liberdade foi conquistada, mas sair do cativeiro depende de nós. O livre arbítrio, a liberdade que foi um presente de Deus, tem graves implicações, pois nos torna responsáveis pelos nossos atos.

Qualquer ato tem suas consequências, que implicam numa responsabilidade de alegria ou de dor. Se somos infelizes, a culpa não é de Deus e sim de nossas decisões mal tomadas. Podemos passar por fortes provações e sermos felizes. Podemos sofrer graves enfermidades e sermos serenos, mas podemos ter tudo e sermos infelizes.
De que adianta o homem ganhar o mundo inteiro e perder a si próprio?“, disse Jesus. Ele sempre esteve em profunda sintonia com o livre arbítrio do homem, tanto que não impôs o seu seguimento, mas disse: “Se alguém quiser ser Meu discípulo, tome a sua cruz e siga-Me” (Mc 8,34).

Na última refeição com os apóstolos, podemos imaginar a angústia de Jesus sabendo que a seu lado estava o traidor. Jesus ainda tentou salvá-lo dizendo: “Quem vai me trair é aquele que comigo põe a mão no prato” (Mt 26, 23), mas não pôde interferir: teve que contar com o livre arbítrio de Judas. A decisão foi de Judas.

A liberdade que nós, cristãos, temos, nem Deus, na sua onipotência, nos tirará; nem Jesus, no seu ato redentor, nos tirou. A liberdade é uma faca de dois gumes, é algo que pode ser nossa redenção ou nossa perdição completa.
Se nos é oferecido sanar a ignorância à luz da Palavra e não aceitamos, é o pior tipo de ignorância e aumenta a gravidade de nossos atos, porque estava a nosso alcance conhecer a verdade e nós, na liberdade de nossas decisões, não aceitamos.

Deus nos quer, mas Ele não nos obriga: é uma decisão pessoal, voluntária, sem coação, sem medo. Nós temos a liberdade, e, se nos dizemos cristãos batizados, devemos entregar nossa liberdade ao discipulado de Jesus. E porque somos cristãos católicos, não só entregamos nossa liberdade a Jesus: entregamos à Igreja. A liberdade dada a Cristo e à Igreja é compreender que Ele é grande e dizer que nós, em nossa pequenez, na nossa razão limitada, não O alcançamos, mas O aceitamos.

Dar senhorio a Jesus e segui-lo, é submeter a nossa liberdade, a nossa vontade, à dele, porque Ele é o Senhor. Foi assim, entre Jesus e o Pai: a vida de Jesus não foi tirada; Ele a entregou livremente, em favor dos homens, por amor ao Pai.

Que neste ano de 2019 possamos conformar nossa liberdade, nossa vontade, à vontade de Deus, pois com Ele sempre seremos vitoriosos em todos os nossos projetos.


BAPTISM OF CHRIST

Leia também:
Jesus precisava ser batizado? Não. Então por que foi?

_________

Padre Reginaldo Manzotti é fundador e presidente da Associação Evangelizar é Preciso, obra considerada benfeitora nacional que objetiva a evangelização pelos meios de comunicação, e pároco reitor do Santuário Nossa Senhora de Guadalupe, em Curitiba (PR). Apresenta diariamente programas de rádio e TV que são retransmitidos e exibidos em parceria com milhares de emissoras no país e algumas no exterior.

Site: http://www.padrereginaldomanzotti.org.br
Facebook: http://www.fb.com/padrereginaldomanzotti
Twitter: @padremanzotti
Instagram: @padremanzotti
Youtube: youtube.com/PadreReginaldo Manzotti

Tags:
liberdade
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia