Aleteia logoAleteia logoAleteia
Terça-feira 19 Março |
Aleteia logo
Espiritualidade
separateurCreated with Sketch.

Cuidado com a hipocrisia: a pureza de coração é condição para vermos a Deus

FATHER RANIERO CANTALAMESSA

Antoine Mekary | ALETEIA

Vatican News - Reportagem local - publicado em 18/03/19

Em poderosa meditação diante do Papa e da Cúria, o pe. Cantalamessa alerta: a hipocrisia é uma das maiores impurezas de coração e nos ameaça o tempo inteiro

O frei Raniero Cantalamessa é mais uma vez, e com todo o merecimento, o responsável pelas pregações de Quaresma deste ano aos membros da Cúria Romana e ao próprio Papa Francisco. As meditações são feitas às sextas-feiras na capela Redemptoris Mater. Na primeira delas, que ocorreu neste 15 de março, o frade capuchinho destacou:

“A palavra de Deus condena o vício da hipocrisia, mas nos impele a cultivar a virtude da simplicidade”.

Pregador oficial da Casa Pontifícia, o pe. Cantalamessa está tratando do tema “Voltar para dentro de si mesmo”, baseado no pensamento de Santo Agostinho e no salmo “A minha alma tem sede do Deus vivo“. Nesta primeira pregação quaresmal, ele refletiu:

“A condição essencial para se ver a Deus é a pureza de coração. Bem-aventurados os puros de coração, porque eles verão a Deus”.

Significado da pureza

A pureza tem grande variedade de significados na Bíblia. O Evangelho insiste, de modo particular, em dois aspectos: “retidão de intenções e pureza dos costumes”.

Na esfera moral, a pureza se refere geralmente à esfera da sexualidade. Mas ela vai muito além disso. Não podemos entrar em contato com Deus, que é espírito, a não ser através do nosso espírito. O pecado não deixa ver o rosto de Deus, fazendo dele um antagonista ou inimigo. Neste sentido, o frei Cantalamessa insistiu na pureza do coração e na retidão das intenções como virtude contrária à hipocrisia.

Hipocrisia

É surpreendente, disse ele, que o pecado da hipocrisia, o mais denunciado por Jesus nos Evangelhos, quase não entra em nossos exames de consciência diários. Não parece, mas a hipocrisia quase domina as nossas ações no dia-a-dia. A nossa vida é como um teatro público, uma máscara. Esta tendência inata do homem é aumentada muito pela cultura atual, dominada pela imagem: cinema, televisão, internet.

Um famoso moralista definiu a hipocrisia como “o tributo que o vício presta à virtude“, ameaçando, sobretudo, as pessoas piedosas e religiosas. Um rabino do tempo de Jesus chegou a dizer que 90% da hipocrisia do mundo residia em Jerusalém.

A hipocrisia é mentira e esconde a verdade; é, essencialmente, falta de fé, uma forma de idolatria, que coloca o Criador em segundo plano; é também falta de caridade com o próximo, duplicidade de vida e insinceridade:

“Hipócritas, tirai primeiro a trave do vosso olho para depois tirar o cisco do olho do irmão”.

A palavra de Deus não se limita a condenar o vício da hipocrisia, mas nos impele também a cultivar a virtude da simplicidade:

“Sede simples como as pombas e prudentes como as serpentes”.

A simplicidade é própria de quem é purificado por uma verdadeira penitência. Por isso, o padre Raniero Cantalamessa concluiu a sua primeira pregação desta Quaresma pedindo ao Senhor que nos acompanhe no caminho da simplicidade e da transparência.

_____________

A partir de matéria do Vatican News

Tags:
hipocrisiaQuaresmaVirtudes
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia