Aleteia logoAleteia logoAleteia
Quinta-feira 18 Abril |
Aleteia logo
Religião
separateurCreated with Sketch.

O que nos fará parar de negligenciar a Confissão?

CONFESSION

Sebastien Desarmaux | GoDong

Robert McTeigue, SJ - publicado em 21/07/19

É um tesouro inestimável, mas em algum lugar ao longo do caminho, paramos de precisar (ou assim pensamos)

Em uma escala de zero a dez, que tipo de pecador você é?

Você é um grande pecador, com pecados inchados devorando avidamente sua alma? Você é um pecador mediano, que na maioria das vezes se comporta bem, mas que de vez em quando é abatido pelo pecado? Você é um pecador modesto – basicamente bom, que só desliza de vez em quando? Ou você é um pecador bem regulado, isto é, aquele que leu cuidadosamente as regras e faz o mínimo que a lei exige? (Eu faço a última pergunta porque uma amiga acabou de voltar de uma casa de retiro, onde o novo diretor espiritual ficou intrigado com seu hábito de confessar a cada duas semanas: “Por que fazer isso? Você só precisa se confessar uma vez por ano!”)

Goste ou não, estamos todos no mesmo barco. Todos nós somos pecadores e nosso pecado – grande ou pequeno – é suficiente para nos manter fora da presença do Deus. Fomos criados para ver a face de Deus e viver; esse é o nosso destino eterno. Os pecadores não arrependidos não se qualificam.

Aqui está um princípio inquebrável: se nós apenas brincamos de ser pecadores, só podemos brincar de ser salvos. Se não acreditarmos que nosso pecado é tão mortal a ponto de ter sido pregado na cruz com Cristo, então não teremos participação em sua ressurreição e não teremos lugar no céu.

A Igreja que Cristo fundou foi confiada ao ministério da Confissão sacramental porque a Igreja sabe o que o pecado faz às almas, e a Igreja sabe o que a Confissão pode fazer pelas almas – com a condição de enfrentarmos honestamente o nosso pecado. Nosso pecado! Não apenas nossas peculiaridades, falhas, fraquezas e falhas. Não apenas nossos erros e indiscrições.

Precisamos conhecer o pecado. Nosso pecado é astuto mesmo quando é irracional. Nosso pecado sussurra para nós como um amante e grita conosco como um guarda de prisão. Nós devemos admitir que nós escolhemos e usamos nosso pecado mesmo quando ele nos seduz e nos usa. Nosso pecado nos fez dar um tapa na face do Santo Deus e gritar: “Seja feita a minha vontade!”

Devemos admitir que nosso pecado nos expulsou da casa de nosso Pai e nos fez viver como se fôssemos todos órfãos. Devemos admitir que nosso pecado, ao qual nos apegamos mesmo que seja repulsivo, está entrelaçado em nosso coração e em nossa mente. Devemos admitir que o pecado poderá nos devorar. E não nos deixemos oferecer ou aceitar a Sagrada Comunhão como remédio para o pecado se nossas almas não tiverem sido devidamente preparadas pela Confissão!

Acredito que, se víssemos o pecado como ele realmente é, haveria filas na porta de todos os confessionários. Os penitentes estariam ansiosos pela libertação, cura e misericórdia que o sacramento da confissão oferece. Livres do pecado, somos libertos para o Céu. Se as pessoas tivessem certeza dos horrores do pecado e das misericórdias da Confissão, então os sacerdotes seriam cercados por penitentes pedindo o sacramento.

Quando eu ensinava seminaristas, dizia-lhes que para ser um bom confessor era necessário começar sendo um bom penitente. Apenas um homem que sabe em suas entranhas, nas profundezas de seu coração e alma, sua própria necessidade de misericórdia, somente um homem que conheceu a alegria surpreendente que vem de receber a tão esperada absolvição terá a generosidade e a honestidade de ser um bom confessor. Tal padre, um homem razoável pode-se inferir, não estaria inclinado a dizer: “Por que confessar-se duas vezes por mês? Você só precisa ir uma vez por ano! ”

Considere isso a partir das revelações de Santa Brígida: assim como um animal torna-se mais belo e forte quando é bem alimentado, assim também Confissão – quanto mais frequente e cuidadosa – conduz a alma e é tão agradável a Deus que leva a alma ao coração de Deus.

Ter o hábito frequente da Confissão é a higiene espiritual básica, e tem sido incentivado por inúmeros santos. Vamos fazer uso do que Deus nos oferece amorosamente!

Tags:
ConfissãoPecadoPerdãoSacramentos
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia