Aleteia logoAleteia logoAleteia
Sexta-feira 29 Março |
Aleteia logo
Atualidade
separateurCreated with Sketch.

Arcebispo sobre sequestro na Ponte Rio-Niterói: “Busquemos refúgio em Deus”

Dom José Francisco Rezende Dias

Dom José Francisco Rezende Dias

Aleteia Brasil - publicado em 21/08/19

"Confiando no Deus misericordioso, que se abaixa diante da nossa miséria, pedimos a sua proteção nesses tempos difíceis"

Dom José Francisco Rezende Dias, arcebispo de Niterói, emitiu uma nota após o sequestro de um ônibus com 37 pessoas a bordo, na manhã desta terça-feira, em plena ponte Rio-Niterói. O drama terminou com a morte do sequestrador, alvejado por um atirador de elite.

O ônibus tinha partido do município de São Gonçalo em direção ao Rio de Janeiro. Às 5h26, Willian Augusto da Silva, de 20 anos, anunciou o sequestro e fez o motorista posicionar o veículo na transversal sobre a pista no sentido Rio, bloqueando o tráfego. Os 36 passageiros, além do motorista, foram mantidos reféns. Willian ameaçava incendiar o ônibus usando recipientes com gasolina. Seis reféns foram sendo soltos ao longo da manhã. Às 9h04, o sequestrador foi alvejado ao descer do ônibus, morrendo ao ser transferido para o Hospital Souza Aguiar. Os reféns saíram sem ferimentos após três horas e meia de muita tensão.

A nota do arcebispo dom José afirma:

“Nossa comunhão e solidariedade com o sofrimento dos 37 passageiros que ficaram como reféns, bem como a nossa oração pelo descanso eterno do sequestrador. Em momentos trágicos como esse, é importante buscarmos o refúgio em Deus pela oração e invocar sua misericórdia. Confiando no Deus misericordioso, que se abaixa diante da nossa miséria, pedimos a sua proteção nesses tempos difíceis de violência e também pedimos que nos ajude a ser testemunhas da paz, pois a violência não é de Deus.Todos nós, autoridades e povo, somos responsáveis pela construção da paz! Os instrumentos da violência e da morte devem ser transformados em instrumentos de melhores condições de vida para todos. Por isso, proclamamos com Jesus: ‘Felizes os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus’ (Mt 5,9).Nós cremos no Deus revelado por Jesus Cristo. Ele é o Deus da Vida e da Paz! Com palavras e gestos, Jesus anunciou o Reino de Deus, posicionou-se com firmeza diante de pessoas e estruturas marcadas pela violência e, por isso, sofreu a morte de cruz. Dando a sua vida livremente, denunciou tudo e todos que promovem a morte. Cremos que o Pai deu a Ele a vitória. E Ele, o Senhor da Paz, nos deu o dom maior de sua ressurreição: o Espírito Santo que gera vida nos corações e no mundo.Vamos, então, nos voltar para Deus, ‘para que Ele nos mostre seus caminhos e possamos caminhar em suas veredas’”.
Tags:
MisericórdiaViolência
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia