Aleteia logoAleteia logoAleteia
Quinta-feira 25 Abril |
Aleteia logo
Religião
separateurCreated with Sketch.

Papa Francisco: “Rezem pelo Papa. O Papa é tentado, é muito atacado”

POPE AUDIENCE

Antoine Mekary | ALETEIA

Reportagem local - publicado em 02/10/19

"Não existe nenhuma magia por ter sido eleito Papa. O conclave não funciona por magia"

No vídeo divulgado nesta terça-feira, 1º de outubro, em que apresenta as intenções de oração para o mês inteiro, o Papa Francisco pediu orações para que “o Espírito Santo promova uma nova primavera missionária a todos os que são batizados e enviados pela Igreja de Cristo”. E complementou, falando de si próprio:

“É importante que as pessoas rezem pelo Papa e pelas suas intenções. O Papa é tentado, é muito atacado: só a oração do seu povo pode libertá-lo, como se lê nos Atos dos Apóstolos. Quando Pedro foi preso, a Igreja rezou incessantemente por ele. Se a Igreja reza pelo Papa, isso é uma graça. Eu realmente sinto continuamente a necessidade de pedir oração”.

No mês passado, em conversas com os padres jesuítas durante a sua viagem apostólica a países do Sudeste da África, Francisco respondeu à pergunta de um religioso sobre que mudanças ele teria notado em sua experiência de Deus desde que foi eleito Papa. Segundo matéria da revista italiana La Civiltà Cattolica, citada em matéria do Vatican News, o pontífice respondeu após uma pausa de reflexão:

“Não sei responder, para dizer a verdade. Acredito que, fundamentalmente, a minha experiência de Deus não tenha mudado. Eu permaneço o mesmo de antes. Sim, percebo um senso de maior responsabilidade, sem dúvidas. A minha oração de intercessão é bem maior do que antes. Mas, inclusive antes, eu vivia a oração de intercessão e sentia a responsabilidade pastoral. Continuo caminhando, mas não há mudanças realmente radicais. Falo ao Senhor como antes”.

O Papa acrescentou que comete os mesmos pecados de antes e tem as mesmas tentações; que não é menos pecador e mais santo que antes. “Por isso me confesso a cada duas semanas“, arrematou.

Francisco agradeceu pela pergunta, que nunca lhe tinha sido feita e que o levou a refletir sobre a vida espiritual que tem hoje – tanto que, ao terminar de responder, afirmou:

“Não existe nenhuma magia por ter sido eleito Papa. O conclave não funciona por magia”.

Sobre o fato de que os Papas são homens como nós, recomendamos este artigo tocante:




Leia também:
São Pedro, João Paulo II, Bento XVI e Francisco: papas “decepcionantemente humanos”

Tags:
Papa Francisco
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia