Aleteia logoAleteia logoAleteia
Sexta-feira 29 Março |
Aleteia logo
Religião
separateurCreated with Sketch.

Cristãos não podem preferir uma ideologia à fé, adverte o Papa

web3-pope-francis-audience-rosary-m-miglioratocppciric.jpg

M. MIGLIORATO | CPP |

Vatican News - publicado em 08/10/19

"Hoje existem tantos assim", apegados "às suas convicções, às suas primeiras convicções, às suas etiquetas ideológicas”

Falando aos cristãos que julgam tudo, mas partindo “de pequenez do coração deles”, o Papa lembra que o Senhor se aproxima com miséria a todas as realidades humanas porque Ele veio para salvar, não para condenar.

A primeira leitura da liturgia do dia – que Francisco comentou em sua homilia de hoje na Capela Santa Marta –, extraída do Livro de Profeta Jonas, descreve a relação contraditória entre Deus e o próprio Jonas.

Na passagem bíblica, o Senhor deseja enviar o profeta para Nínive para pregar àquela cidade a conversão. Mas Jonas tinha desobedecido a ordem e se dirigido para o lado oposto, distante do Senhor, porque essa tarefa para ele era muito difícil.

Depois que ele embarcou para Társis e, durante uma tempestade provocada pelo Senhor, foi jogado no mar porque se sentiu culpado pelo desastre, foi engolido por uma baleia e, então, depois de três dias e três noites, foi novamente jogado na praia.

E Jesus, como disse Francisco, “pega essa figura de Jonas no ventre de peixe por três dias, como a imagem da própria ressurreição”.

Na leitura desta terça-feira, Deus se dirige de novo a Jonas e, desta vez, Jonas obedece, vai a Nínive e aquelas pessoas que acreditam na sua palavra e querem se converter tanto que Deus se corrige em relação ao mal que tinha ameaçado fazer eles e não faz ”.

“O teimoso Jonas, porque essa é uma história de um teimoso, o teimoso Jonas fez o próprio trabalho e depois foi embora”, comentou Francisco.

Na quarta-feira (9), vamos ver como a história vai terminar, isto é, como Jonas fica irritado com o Senhor, porque é muito misericordioso e porque cumpre o contrário daquilo que tinha ameaçado fazer pela boca do próprio profeta. Jonas repreende o Senhor:

Senhor, não era talvez isso o que dizia quando eu estava no meu país? Por esse motivo, eu estou pressionado a fugir para Társis, porque eu sei que você é um Deus misericordioso e piedoso, vagaroso em irar-se, de grande amor e que arrepende-se em relação à ameaça. Mais ou menos, Senhor, tira-me a vida: eu não quero mais trabalhar porque é melhor morrer do que viver ”, prossiga ou Papa. É melhor morrer que continuar esse trabalho de profeta que, ao final, faz o contrário que você precisa fazer.

E Ele sai da cidade, constrói uma cabana e espera para ver o que o Senhor faz. Jonas esperava que Deus destruísse a cidade. O Senhor então cresceu um pé de mamona para fazer sombra. Mas logo deixa um verme com raiz de mamona e ela seque. Jonas fica novamente indignado com Deus por aquele pé de mamona. “Tivemos uma compaixão de uma planta”, diz o senhor, que não fez nenhum esforço, e “eu não quis ter uma compilação de uma grande cidade como Nínive?”
Aquele diálogo entre o Senhor e Jonas é entre dois obstáculos, observação o Papa:

Jonas, obstinado com suas convicções de fé e o Senhor obstinado em sua misericórdia: ele nunca nos deixa. Bate na porta do coração até o fim, está lá. Jonas, obstinado porque concebia a fé with conditions; Jonas é o modelo daqueles cristãos “desde que”, cristãos com condições. “Eu sou cristão, mas desde que coisas são feitas assim” – “Não, essas mudanças não são cristãs” – “Isso é heresia” – “Isso não é certo” … Cristãos que condicionam Deus, que condicionam a fé e a ação de Deus.

Ideologia

Francisco enfatizou que é “desde que” que faz com que esses cristãos se fechem “nas idéias de idéias e acabam na ideologia: é o mau caminho da fé para uma ideologia”. “E hoje existem tantos assim” – prosseguir ou Papa – e esses cristãos têm medo: “crescer, desafiar a vida, desafiar o senhor, desafiar a história”, apegados “às suas convicções, às suas primeiras convicções, às suas etiquetas ideológicas”.

São os cristãos que afirmam ainda o Pontífice – “preferem uma ideologia à fé” e se afastam da comunidade “, têm medo de colocar nas mãos de Deus e preferem julgar tudo, mas a partir do pequenez do próprio coração”.

As duas figuras da Igreja, hoje: a Igreja daqueles ideólogos que se escondem em suas próprias ideologias, ali, e a Igreja que mostra o Senhor que se aproxima de todas as realidades, que não sente repugnância: as coisas não causam repugnância ao  Senhor, os nossos pecados não lhe são repugnantes. Ele se aproxima para acariciar os leprosos, os doentes. Porque Ele veio para curar, veio para salvar, não para condenar.

(Com Vatican News)

Tags:
IdeologiaPapaPapa Francisco
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia