Aleteia logoAleteia logoAleteia
Sexta-feira 29 Março |
Aleteia logo
Espiritualidade
separateurCreated with Sketch.

Uma forma de meditação em que você encontra paz lendo o Evangelho

CZYTANIE BIBLII

Shutterstock

Philip Kosloski - publicado em 13/11/19

Santo Inácio de Loyola fornece um tipo de meditação em que a imaginação conduz a uma leitura maravilhosa do Evangelho

Pode ser tentador ler a Bíblia de maneira seca e sem inspiração. No entanto, a leitura da Bíblia pode ser transformada na forma mais pacífica de meditação.

Santo Inácio de Loyola descreve esse tipo de oração meditativa em seus Exercícios Espirituais.

Ele explica que a primeira coisa que você deve fazer é ler uma pequena passagem da Bíblia. Em particular, Santo Inácio sugere usar os Evangelhos e começar com a narrativa do nascimento de Jesus. Ele nos instrui então a usar sua imaginação para meditar em tal passagem.

Em segundo lugar vem o que ele chama de “ver o lugar”. Use a imaginação para “ver” a estrada de Nazaré a Belém, observe detalhes como seu comprimento e largura, se é uma estrada que atravessa vales e colinas. Mentalize também o gruta onde Jesus nasceu; observe com sua imaginação se ela é grande ou pequena, e como está preparada.

Nesse ponto, o mais importante é mentalizar as pessoas. Isto é, veja com seu olhar interior Nossa Senhora, José e, depois de Seu nascimento, o Menino Jesus. Coloque a si mesmo ali, como uma pobre criatura, escravo indigno, olhando-os e servindo-os em suas necessidades, com respeito e reverência, verdadeiramente como se você estivesse ali presente.

Então observe com seu olhar interior o que eles estão dizendo e, refletindo sobre si mesmo, obtenha benefícios disso, vendo o que pode se aplicar a você.

Junto a Jesus

Esse tipo de oração imaginativa mergulha na cena bíblica, colocando-se ao lado de Jesus e dos outros personagens que estavam presentes.

Quando fazemos isso, a Bíblia ganha vida, não é mais apenas um livro, mas uma história viva na qual podemos entrar. Ao imaginar essa cena, frequentemente notamos coisas sobre as quais nunca pensamos antes, pois as Escrituras são, como a Igreja nos ensina, uma palavra viva.

Isso pode impactar profundamente nossa própria vida de oração, permitindo que a paz de Deus penetre em nossa alma enquanto caminhamos dentro da cena que contemplamos.

Além disso, colocando-se dentro da cena, você pode perguntar a Deus o que ele quer mostrar a você. A beleza desse tipo de oração é que, se você estiver aberto à voz de Deus, poderá surgir algo diferente mesmo quando você meditar na mesma passagem da Bíblia.

Se você está procurando uma nova forma de meditação, tente este exercício de Santo Inácio e encontre a paz de Deus.

Tags:
BíbliaMeditaçãoOraçãoSantos
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia