Aleteia logoAleteia logoAleteia
Quinta-feira 25 Abril |
Aleteia logo
Estilo de vida
separateurCreated with Sketch.

Por que os primeiros 30 minutos do dia são os mais importantes?

MORNING

By gpointstudio | Shutterstock

Philip Kosloski - publicado em 26/11/19

Muitas vezes, somos tentados a acordar resmungando e já com raiva do mundo. Com essa atitude, não é à toa que acabamos tendo um dia ruim!

Você já teve um dia ruim? E quem nunca teve, né?

São João Berchmans acreditava que o sucesso de um dia dependia em grande parte de como a pessoa o começa, especialmente durante os primeiros 30 minutos da manhã.

No livro A vida do Bem-Aventurado João Berchmans, de Francis Goldie, a programação da manhã de Berchmans é descrita em detalhes?

Às quatro da manhã, o despertador anunciava a hora de despertar. João ouvia isso com reverência a Samuel, quando o menino santo reconhecia na quarta chamada a voz do Senhor. Ele fazia o sinal da cruz, dizendo ao se levantar: “Senhor, o que gostaria que eu fizesse? Meu coração está pronto, ó Deus, meu coração está pronto!”. No momento em que ele se levantava, ele se prostrava diante de seu crucifixo … o qual, antes de dormir, ele costumava colocar aos pés de sua cama.

Essa rendição inicial e uma breve oração confiavam aqueles primeiros momentos de vigília a Deus, procurando orientar-se para Ele. Muitas vezes, somos tentados a acordar resmungando e já com raiva do mundo. Com essa atitude, não é à toa que acabamos tendo um dia ruim!

Berchmans não parava por aí, pois estava “convencido de que [seu outro trabalho] dependia, principalmente, da maneira como ele se levantava de manhã”:

Assim que ele se vestia, ele arrumava a cama e, ajoelhando-se, derramava sua alma com tanto ardor que se poderia pensar que era o colóquio de encerramento de uma oração de uma noite inteira. Ele agradecia a seu anjo guardião e ao patrono do dia anterior, por sua proteção durante o dia e a noite; implorava que eles ficassem com ele o resto de sua vida, e especialmente na hora de sua morte … Ele [também] se juntava a uma resolução quádrupla – que todo pensamento, palavra ou ação naquele dia fosse puramente para a glória de Deus ; em ação de graças pela [santa comunhão]; para atingir a verdadeira devoção à Santíssima Virgem e a verdadeira humildade interna; e que seus pensamentos, palavras e ações pudessem estar unidos aos de Cristo, seu Senhor.

Tudo isso era feito durante os primeiros 30 minutos do dia, sem perder tempo  com a preguiça na cama.

Embora inicialmente não sejamos capazes de ter o mesmo fogo que alimentava a fé e a determinação de São João Berchmans, podemos tentar seguir seu exemplo de pequenas maneiras. Por exemplo, em vez de apertar o botão de soneca, tente levantar da cama e proferir uma breve palavra de amor a Deus.

Se quisermos estar mais bem preparados para o que o dia nos reserva, tente começar o dia com o pé direito e na graça de Deus.


PORANEK

Leia também:
Como fazer a sua oração de Oferecimento da Manhã

Tags:
Oração
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia