Aleteia logoAleteia logoAleteia
Quinta-feira 28 Março |
Aleteia logo
Espiritualidade
separateurCreated with Sketch.

Como Deus “sonhou” com Maria desde toda a eternidade

MARY

Diana Ringo CC

Aleteia Brasil - publicado em 11/12/19

"Como poderia Deus suportar que o demônio Lhe pudesse dizer: 'A Tua Mãe, antes de ser Tua, foi minha escrava, pois contraiu a culpa de Adão'?"

Dom Antonio Carlos Rossi Keller, bispo da diocese gaúcha de Frederico Westphalen, publicou por ocasião da solenidade da Imaculada Conceição, celebrada neste último domingo, 8, o artigo que reproduzimos abaixo sobre Nossa Senhora como sinal da benevolência de Deus para conosco:

Maria, sinal da benevolência divina

A 1ª Leitura da Solenidade da Imaculada Conceição de Maria (Gênesis 3,9-15.20) nos diz que:

“Depois de Adão ter comido da árvore, o Senhor Deus chamou-o e disse-lhe: ‘Onde estás?’ Ele respondeu: ‘Ouvi o rumor dos vossos passos no jardim e, como estava nu, tive medo e escondi-me’.”

A serpente seduziu Eva e esta arrastou Adão na sua desgraça e ruína do pecado original. De repente, Adão e Eva viram-se reduzidos à mais extrema indigência. Afinal o que Satanás queria não era fazê-los como deuses, mas reduzi-los à miséria e à infelicidade.

O pecado original destruiu a filiação divina e a consequente intimidade com Deus. Adão e Eva escondem-se, porque têm medo de se encontrarem com Deus. Não é normal que um filho tenha medo do pai e se esconda quando ele chega em casa. O mais normal é que se lance a correr ao seu encontro e se abrace a ele, cobrindo-o de beijos. No caso de Adão e Eva, foram-lhes roubados os tesouros da graça e da filiação divina. Adão confessa, triste que está nu. A nudez é sobretudo a extrema indigência a que o demônio conseguiu reduzi-los, levando-os ao pecado. Os nossos pecados pessoais fazem-nos também perder o gosto de estar com Deus — de orar — de tratar de coisas espirituais.

O pecado original dos nossos primeiros pais não é uma lenda, mas um tremendo acontecimento cujas consequências ainda se fazem sentir hoje. O pecado grave pessoal é como um naufrágio em que perdemos tudo o que levávamos conosco. Por ele perdemos a graça santificante — veste indispensável para entrarmos no Céu — a comunhão de Amor com Deus, a paz e a alegria interior, a paz da consciência e o sentido da vida.

Deus vem ao encontro dos dois, não para os castigar e humilhar, mas para os ajudar a compreender o mal que tinham feito e anunciar-lhes a misericórdia. O primeiro sinal da benevolência do Senhor é a promessa de confiar a luta contra Satanás e seus sequazes a uma Mulher que seguirá à frente dos filhos de Deus.

“Estabelecerei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a descendência dela. Esta te esmagará a cabeça e tu a atingirás no calcanhar.”

Segundo os Seus desígnios eternos, a Segunda Pessoa da Santíssima Trindade — o Verbo — assumirá a nossa natureza humana com todas as suas fragilidades, exceto no pecado. Como Deus, as Suas obras têm merecimento infinito, podendo, com efeito, pagar a dívida infinita contraída pelo pecado dos nossos primeiros pais e pelos pecados de cada um de nós, até ao fim do mundo. Como Homem, poderá apresentar-se diante do Pai em nome de cada um de nós. Mas, para assumir verdadeiramente a natureza humana — um corpo mortal — seguindo as leis da natureza, precisará do seio de uma mulher. Foi assim que Deus “sonhou” com Maria desde toda a eternidade. Adornou-a com todas as qualidades, dons e graças.

Ela foi imune da culpa original, pelos méritos do seu futuro Filho. Como poderia Deus suportar que o demônio Lhe pudesse dizer: “A Tua Mãe, antes de ser Tua, foi minha escrava, pois contraiu a culpa de Adão!?” Deus projetou ainda outra maravilha: o demônio seria vencido por uma Mulher, tal como conseguira entrar no mundo por Eva. Foi ela que lhe abriu a porta para entrar também no coração de Adão.

Alegremo-nos com esta celebração da Imaculada Conceição de Maria.


IMMACULATE CONCEPTION

Leia também:
Imaculada Conceição: o dogma que a Virgem Maria confirmou pessoalmente

Tags:
MariaNossa Senhora
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia