Aleteia logoAleteia logoAleteia
Sexta-feira 19 Abril |
Aleteia logo
Espiritualidade
separateurCreated with Sketch.

Um método curto e fácil de meditação

MEDITATE

Ruslan Shugushev | Shutterstock

Philip Kosloski - publicado em 11/02/20

Se você está lutando para aprender a rezar, comece com este método recomendado por São Francisco de Sales

Às vezes, a gente fica sem saber saber por onde começar ao tentar estabelecer uma rotina de oração e meditação cristã. Existem inúmeros livros e manuais de oração, mas poucos explicam a essência de uma vida de oração.

Nosso principal objetivo sempre deve ser aumentar nosso relacionamento com Jesus Cristo, usando quaisquer meios que ajudarão a realizar essa tarefa. E lembre-se: a quantidade de orações não é tão importante como a qualidade delas.

Um método simples e fácil de meditação cristã é recomendado por São Francisco de Sales em sua obra “Introdução à Vida Devota”. Ele escreveu esse livro especificamente para os fiéis leigos e queria tornar a oração mais acessível a todos.

Ele explica que você deve começar toda sessão de oração colocando-se na presença de Deus:

“Não vemos nosso Deus e, embora a fé nos alerte que Ele está presente, por não O contemplarmos com nossos olhos mortais, estamos muito aptos a esquecê-Lo e a agir como se Ele estivesse longe, pois, embora sabendo perfeitamente que Ele está em toda parte, se não pensarmos assim, é como se não soubéssemos disso. E, portanto, antes de começar a rezar, é necessário sempre despertar a alma para a lembrança e o pensamento constantes da Presença de Deus.”

Uma maneira de fazer isso é usar nossa imaginação para ver Deus ao nosso lado :

“Simplesmente exercite sua imaginação comum, imaginando o Salvador em Sua Humanidade Sagrada, como se Ele estivesse ao seu lado, como costumamos pensar em nossos amigos, imaginando que os vemos ou ouvimos ao nosso lado.”

Isso pode ser feito fechando os olhos e imaginando a sala em que estamos e vendo Jesus à nossa frente ou talvez sentado na cadeira ao nosso lado.

Aí está! Essa é a maneira mais simples e fácil de entrar na meditação cristã. Pode pode ser feita por alguns minutos ou você pode passar meia hora imaginando Jesus ao seu lado.

Esse simples exercício pode ter um efeito profundo em nossa alma e nos dar o conforto e a paz que nunca pensamos serem possíveis.

Tente agora!




Leia também:
Meditação: e se você tentasse a Lectio Divina?

Tags:
MeditaçãoOração
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia