Aleteia logoAleteia logoAleteia
Quinta-feira 25 Abril |
Aleteia logo
Espiritualidade
separateurCreated with Sketch.

A obra da redenção teve início no ventre de Maria

web3-statue-mary-virgin-catholic-david-mctavish-shutterstock.jpg

David McTavish - Shutterstock

Padre Reginaldo Manzotti - publicado em 05/03/20

Na Bíblia, muitos são os personagens exaltados, mas a nenhum outro foi reservado um papel tão especial na obra de salvação como foi o de Maria

Dia 8 de março é celebrado o Dia Internacional da Mulher e por que não dedicar essa mensagem para a mais importante das mulheres, Nossa Senhora? Mãe e modelo para todas as mulheres e todos aqueles que desejam alcançar a santidade.

Concebida sem pecado, Maria é a serva fiel que se entregou totalmente a Deus e, aceitando o convite da graça com seu “sim”, se torna um modelo de quem faz a vontade do Pai, e imagem da comunidade comprometida com o plano da salvação.

Do Antigo ao Novo Testamento, muitos são os personagens exaltados, mas a nenhum outro foi reservado um papel tão especial na obra de salvação como foi o papel de Maria. Seu ventre foi o terreno fértil, no qual Deus, pelo Espírito Santo, fecundou o verbo. Jesus, Nosso Senhor e Salvador. No seio de Maria, Deus se fez uma criança e vem habitar entre nós. Isso a torna a nova arca da aliança. A obra da redenção teve início no ventre de Maria.

O Magistério da Santa Igreja, no Concílio Vaticano II, apontou a Maria Santíssima como modelo de virtudes. A virtude é uma disposição habitual e firme para fazer o bem. Permite à pessoa não só praticar atos bons, mas dar o melhor de si (CIC 1803).

Na Santíssima Virgem, a Igreja alcançou já aquela perfeição sem mancha nem ruga que lhe é própria (cf. Ef. 5,27), os fiéis ainda têm de trabalhar para vencer o pecado e crescer na santidade; e por isso levantam os olhos para Maria, que brilha como modelo de virtudes sobre toda a família dos eleitos (Lumen Gentium, 65).

Como bem disse Santo Tomaz de Aquino “A Bem-aventurada Virgem Maria é o modelo e o exemplo de todas as virtudes”. Maria foi a serva humilde que nunca atraiu para si mesma a atenção. Encontramos, na Bíblia, pouquíssimas palavras pronunciadas por Maria. Porém, ela foi preparada desde sempre para ser a Mãe do Filho de Deus, como nos ensina o Catecismo da Igreja Católica: “Ao longo de toda a Antiga Aliança, a missão de Maria foi preparada pela missão de santas mulheres.

No princípio está Eva: a despeito de sua desobediência, ela recebe a promessa de uma descendência que será vitoriosa sobre o Maligno e também a promessa de ser a mãe de todos os viventes. Em virtude disso, Sara concebe um filho, apesar de sua idade avançada. Contra toda expectativa humana, Deus escolheu quem era tido como impotente e fraco para mostrar sua fidelidade à sua promessa: Ana, a mãe de Samuel, Débora, Rute, Judite e Ester, e muitas outras mulheres.

“Maria se sobressai entre (esses) humildes e pobres do Senhor, que dele esperam e recebem com confiança a Salvação. Com ela, Filha de Sião por excelência, depois de uma demorada espera da promessa, completam-se os tempos e se instaura a nova economia” (CIC 489).

Que Maria proteja e interceda por todas as mulheres, que sejam a força e a ternura de Deus entre nós.


VIRGIN MARY,STATUE,SUN

Leia também:
Padre Reginaldo Manzotti: Maria é quem nos ensina a viver e a sofrer

Tags:
MariaMulhersalvacao
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia