Aleteia logoAleteia logoAleteia
Sexta-feira 29 Março |
Aleteia logo
Religião
separateurCreated with Sketch.

Será que um dia voltaremos a ser exemplares como os primeiros cristãos?

CATHOLIC,MASS

Creative Touch Imaging Ltd | NurPhoto

Arquidiocese de São Paulo - publicado em 15/03/20

Os pagãos se espantavam com o amor vivido pelos primeiros cristãos e comentavam entre si: “Vejam como eles se amam!”

Em sua coluna no jornal arquidiocesano O São Paulo, o pe. Cido Pereira respondeu à seguinte e complexa pergunta:

O Henrique Pio de Faria, de Alfenas (MG), faz uma reflexão após ler esta passagem dos Atos dos Apóstolos, capítulo 2, versículos 45-46: “Vendiam as suas propriedades e os seus bens, e dividiam-nos por todos, segundo a necessidade de cada um. Unidos de coração, frequentavam todos os dias o templo. Partiam o pão nas casas e tomavam a comida com alegria e singeleza de coração”. E pergunta: “Padre Cido, algum dia chegaremos ao ápice da história humana como nessas primeiras comunidades?”. Pois é, meu irmão Henrique. Quando lemos essas palavras dos Atos dos Apóstolos, ficamos imaginando se não foi para isso que Deus nos criou, não é mesmo? Deus criou este mundo tão grande e bonito e nos colocou nele para que vivêssemos como irmãos, ninguém considerando exclusivamente seus os bens deste mundo, todos partilhando tudo, ninguém passando necessidade. Sob o olhar amoroso de Deus, a humanidade seria uma grande família. Sabe, Henrique, os pagãos se espantavam com o amor vivido pelos primeiros cristãos e comentavam entre si: “Vejam como eles se amam!” Chegaremos a viver esta realidade. Será difícil, é claro, mas podemos começar a transformar a sociedade por nós, por nossas famílias, por nossas comunidades cristãs. Existem experiências lindas neste sentido. O certo é que Jesus veio consertar o estrago que o pecado fez no mundo, na sociedade dos homens, na vida pessoal, familiar e comunitária de todos. E, quanto mais nos aproximarmos daquele amor querido por Jesus e vivido pelos primeiros cristãos, mais iremos concretizar o projeto de Deus para a humanidade. Somos discípulos de Jesus. Somos seguidores de um mestre divino que foi puro amor e ensinou a amar com palavras, com gestos e com o ato supremo de dar a vida por nós. Por isso mesmo, devemos nos deixar incomodar pela vida fraterna dos primeiros cristãos e imitá-los. Um abraço, meu irmão. Fique com Deus e que Ele abençoe você e sua família.



Leia também:
Uma carta de mais de mil anos dá testemunho: os cristãos são a alma do mundo

Tags:
CristãosHistória da IgrejaIgrejaTestemunho
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia