Aleteia logoAleteia logoAleteia
Quinta-feira 28 Março |
Aleteia logo
Espiritualidade
separateurCreated with Sketch.

Os 4 degraus da Lectio Divina

PRAY

Shutterstock | Dream Perfection

Canção Nova - publicado em 14/04/20

Entenda as propriedades da leitura, oração, meditação e contemplação

Lectio Divina pode ser traduzida por Leitura Divina. Alguns também traduzem pela expressão Leitura Orante da Bíblia. A Lectio Divina é um método muito antigo usado na Igreja Católica para a leitura e oração com a Palavra de Deus.

Um monge chamado Guido, no século XII, conta que, certo dia, estava trabalhando e começou a pensar na vida espiritual do homem. E, de repente, foi inspirado com os quatro degraus espirituais daquela que é a escada da Lectio Divina: a leitura, a meditação, a oração e a contemplação. Uma escada que, apesar de pequena, conduz ao Céu.

O processo do método Lectio Divina

A leitura desperta o desejo desse encontro com Deus por meio de Sua Palavra, e é um esforço de entendimento sobre o que está escrito nos textos. Por isso, é um exercício da razão do empenho da inteligência pela busca da doçura por uma vida bem aventurada.

A meditação mergulha mais profundamente naquilo que foi lido, ela examina cada detalhe para fazer uma íntima reflexão. Nesse estágio, se começa a pressentir a presença divina e o desejo do encontro com Deus aumenta ainda mais.

A oração é o pedido para que esse encontro com o divino aconteça. Por si mesmo, o homem não é capaz de atingir o conhecimento e a experiência com Deus. Somente com o auxílio do Espírito de Deus, ele poderá ser levado ao encontro tão desejado pela sua alma.

A contemplação é o encontro, ela proporciona o sabor da experiência com Deus que, em sua bondade e atento às nossas preces, mal espera a oração acabar e já Se apressa para vir ao encontro da alma que O deseja ardentemente.

É importante compreender as funções e as propriedades de cada degrau e, também, perceber como os degraus dessa escada se relacionam entre si; para então, entender o que cada degrau produz na pessoa que faz o estudo bíblico por meio desse método.

Por Denis Duarte, via Canção Nova

Tags:
MeditaçãoOração
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia