Aleteia logoAleteia logo
Aleteia
Quarta-feira 28 Outubro |
São Sálvio
home iconReligião
line break icon

Pedimos pastores!

LAMB WITH SHEPHERD

Shutterstock

Pe. Everson Fontes Fonseca - publicado em 02/05/20

Pedimos ao Senhor que nunca nos deixe faltar pastores, sacerdotes, para o serviço do santo Povo de Deus, para a condução de corações à santidade, à perfeição do Supremo Pastor da Igreja.

Em todos os anos, por ocasião do IV Domingo da Páscoa, sob a ótica do Evangelho do Bom Pastor, a Igreja celebra a Jornada mundial de oração pelas vocações sacerdotais e religiosas, obedecendo a ordem do Senhor: “Pedi ao dono da messe que envie operários para a sua messe, porque a messe é grande e poucos os operários” (Mt 9,38).

Desde o Antigo Testamento, Deus promete pastores segundo o Seu coração, para apascentar com ciência e inteligência (cf. Jr 3,15). E isto se cumpre em Jesus Cristo, o Bom e Belo Pastor, que chama e conhece as Suas ovelhas, e estas, por suas vezes, ouvem e conhecem a voz Daquele que as apascenta. Este Pastor prometido e dado a nós, o Senhor Jesus, conduz os que são Seus, “uma multidão imensa de gente de todas as nações, tribos, povos e línguas, e que ninguém podia contar” (Ap 7,9). E os conduz nas veredas ríspidas da vida, fazendo-os atravessar, incólumes, sem lesão, ferimentos ou danos, a grande tribulação.

Mas, no único Pastor, Deus escolhe pastores, que, no Espírito de Cristo, apascentam. Os Atos dos Apóstolos, por exemplo, nos apresentam a insistência de dois dos notáveis pastores da Igreja para que os que acolheram a semente das suas pregações e do Evangelho continuassem fiéis à graça de Deus (cf. At 13,43). Apascentar é, então, exortar, e comporta também admoestar, principalmente quando aqueles a quem somos enviados fazem pouco ou nenhum caso da sã Doutrina que portamos e anunciamos. E isto vemos Paulo e Barnabé fazerem aos judeus: “Era preciso anunciar a palavra de Deus primeiro a vós. Mas, como a rejeitastes e vos considerais indignos da vida eterna, sabei que vamos dirigir-nos aos pagãos” (At 13,46). Cumpriam, assim, a ordem do Senhor: “E onde não vos receberem, nem escutarem vossas palavras, saí daquela casa ou daquela cidade e sacudi a poeira dos vossos pés” (Mt 10,14), porque “quem vos ouve, a mim ouve; e quem vos rejeita, a mim rejeita” (Lc 10,16).

Santo Agostinho, repelindo a ideia que muitos – inclusive na atualidade – têm, de que a voz de Cristo é uma e a dos pastores da Igreja é outra, dirá que Jesus está na pessoa dos seus enviados, “é o mesmo e não outro que as traz (a saber: traz as Suas ovelhas) por meio dos seus” (Comentário ao Evangelho de João, Tratado XLVII, 5). E na voz dos ministros da Igreja de Cristo está a voz mesma do Senhor, porque agimos em Sua Pessoa. Daí, a obediência cordial que o fiel cristão deve ter àqueles a quem o Senhor, na Sua admirável providência, dispôs para zelar pelo que é Seu, sem mérito algum dos que, assim,foram eleitos, chamados e constituídos, não obstante a nossa fraqueza.

Especialmente hoje, pedimos ao Senhor que nunca nos deixe faltar pastores, sacerdotes, para o serviço do santo Povo de Deus, para a condução de corações à santidade, à perfeição do Supremo Pastor da Igreja. Ainda que aconteça o constatado pelo poeta Padre Zezinho, quando canta: “Sei que a televisão, o rádio e o jornal convencem mais cabeças do que o padre lá no Altar”, ainda que o mundo queira escutar outras vozes, mas que não faltem pessoas, homens corajosos, vozes dos ungidos do Senhor, para anunciar e denunciar, para exortar e corrigir, enfim, para apascentar.

Padre Everson Fontes Fonseca é pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição do Mosqueiro (Aracaju).

Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • A Aleteia é publicada em 8 idiomas: Português, Francês, Inglês, Árabe, Italiano, Espanhol, Polonês e Esloveno.
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

Tags:
IgrejaVocação
Oração do dia
Festividade do dia





Top 10
TRIGEMELAS
Esteban Pittaro
A imagem de Nossa Senhora que acompanhou uma ...
Philip Kosloski
3 poderosos sacramentais para ter na sua casa
Aleteia Brasil
Quer dormir tranquilo? Reze esta oração da no...
Aleteia Brasil
O milagre que levou a casa da Virgem Maria de...
No colo de Maria
Como rezar o terço? Um guia ilustrado
Pe. Zezinho
Francisco Vêneto
Duas emissoras brasileiras deturpam fatos em ...
Reportagem local
Corpo incorrupto de Santa Bernadette: o que o...
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia