Aleteia logoAleteia logo
Aleteia
Quinta-feira 29 Outubro |
São Colmano
home iconEspiritualidade
line break icon

A Chaga do Lado do Corpo de Jesus e a virtude da humildade

Jesus Christ

salajean | Shutterstock

Padre Reginaldo Manzotti - publicado em 26/05/20

A humildade é o alicerce no qual todas as outras virtudes se sustentam; sem humildade não há edificação espiritual 

“Esta Chaga lembra a Eucaristia, fonte de vida, graça, amor e luz. É seguro refúgio para todos nós, e é especialmente reaberta pelos profanadores do Santíssimo Sacramento” (Pe. Alberto Guimarães Gonçalves Gomes).

O que é profanar o Santíssimo Sacramento? Seria tratar ou receber Jesus Eucarístico indignamente? Não ter o devido e respeitoso cuidado com o Santíssimo Sacramento? Sim, mas o amor à Eucaristia é mais do que esses gestos. Vale lembrar que a Eucaristia em São João é a prática do Lava-pés e, portanto, está relacionada à humildade, que é a principal virtude a se contemplar na Chaga do Lado do Corpo de Cristo. Como toda virtude moral, a humildade pode ser buscada, trabalhada, aperfeiçoada. Ela é o alicerce no qual todas as outras virtudes se sustentam; sem humildade não há edificação espiritual.

A palavra humildade vem da expressão de origem latina “húmus”, que significa terra, solo. É uma terra fértil, adubada, preparada para dar frutos. Então, ser humilde não é depreciar-se; ao contrário, é valorizar a obra de Deus em nós. O oposto da humildade é a soberba, que é um pecado capital. Uma pessoa cheia de talentos, mas soberba, faz dos talentos de Deus a sua vaidade, e aí está o perigo. Deus nos dá muitos talentos, mas se eles não forem alicerçados na humildade, aquilo que é dom de Deus não estará a serviço da Igreja e do seu povo, mas do próprio ego. A verdadeira humildade coloca-nos prontos para servir, em uma atitude de alegria, e não em busca de honras. Faz-nos gratos a Deus pelos dons que temos, levando-nos a reconhecer que tudo de bom vem Dele, porque Deus é o Sumo Bem, e também nos dá a ciência de que as coisas ruins são fruto de nossas próprias escolhas.

Uma pessoa humilde atrai o amor de Deus, o apreço dos outros e repele a soberba. Nesse sentido, o Livro do Eclesiástico nos aconselha: “Meu filho, seja modesto em sua atividade e será mais estimado que um homem generoso. Quanto mais importante você for, tanto mais seja humilde e encontrará favor diante do Senhor. Pois o poder do Senhor é grande, mas ele é glorificado pelos humildes” (Eclo 3, 17-20). 

A principal virtude de um coração amoroso é, sem dúvida, a humildade. A falta dela nos torna obtusos pela soberba e pela vaidade. Essa virtude, por sua vez, nos faz desejar o amor de Deus e acreditar na providência Divina, ou seja, que tudo Deus proverá e nada poderá nos faltar.

Quanto mais humildes, mais próximos ficamos de Deus e por isso, os humildes são os prediletos do Senhor. A Escritura confirma: “Deus resiste aos soberbos, e aos humildes dá a Sua graça” (Tg 4, 6). A humildade leva-nos a ter consciência de nossas fraquezas e, consequentemente, a agir com caridade. Já o soberbo, não hesita em apontar as falhas e os pecados dos outros, pois não tem consciência de seus próprios erros. O humilde possui uma fortaleza especial porque realmente se apoia na onipotência de Deus. Além disso, consegue se abrir mais à vontade Divina, pois está disposto a escutar os apelos que Deus faz nas várias circunstâncias da sua vida.

Às vezes, nós queremos barganhar com Deus. Achamo-nos merecedores das graças porque fazemos isso ou aquilo, e acabamos fazendo como o fariseu que se enaltece apontando suas qualidades, ações e sacrifícios, quando, na verdade, precisamos simplesmente nos reconhecer necessitados da misericórdia Divina, como o cobrador de impostos que bateu no peito e se reconheceu pecador. E Jesus declarou-o justificado, pois quem se eleva, será humilhado, e quem se humilha, será elevado (cf. Lc 18, 10-14).

Por outro lado, é preciso ter cuidado com o perigo da falsa humildade, que ocorre quando não reconhecemos Deus como a origem dos nossos dons, acreditando tratar-se de mérito próprio. Também é falsa humildade inferiorizar a si mesmo diante dos outros para ser elogiado, isto é, fazer-se de humilde para ser enaltecido. Ter humildade é, antes de tudo, reconhecer o que Jesus disse: “Sem mim nada podereis fazer” (Jo 15, 5). 

A humildade nos relaciona com Deus e nos ensina a colocar Nele toda a nossa esperança. Santo Agostinho explica: “Se pões tua esperança em outro homem, és falsamente humilde. Se a pões em ti mesmo, és refinadamente soberbo. Os falsamente humildes não se levantam. Os refinadamente soberbos caem” (Serm. 18,2,2).

A virtude da humildade, a qual alicerça todas as virtudes – sobretudo a fé, que nos faz acreditar na presença real de Jesus na Santíssima Eucaristia –, é necessária para vivermos uma experiência de intimidade com o Pai: amá-Lo e zelar para que Ele não seja profanado.

A Eucaristia é, por excelência, a fonte da humildade que derrota a soberba e o orgulho. Um Deus de grandeza infinita Se faz pequeno e simples na fragilidade da Hóstia Consagrada para nos tornar fortes na caminhada para a santidade. Busquemos na Eucaristia a verdadeira humildade.

Clique aqui e confira outros artigos do Padre Reginaldo Manzotti sobre as Santas Chagas de Jesus 

Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • A Aleteia é publicada em 8 idiomas: Português, Francês, Inglês, Árabe, Italiano, Espanhol, Polonês e Esloveno.
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

Tags:
HumildadeSantos
Oração do dia
Festividade do dia





Top 10
TRIGEMELAS
Esteban Pittaro
A imagem de Nossa Senhora que acompanhou uma ...
Aleteia Brasil
O milagre que levou a casa da Virgem Maria de...
Philip Kosloski
3 poderosos sacramentais para ter na sua casa
Reportagem local
Corpo incorrupto de Santa Bernadette: o que o...
Aleteia Brasil
Quer dormir tranquilo? Reze esta oração da no...
OLD WOMAN, WRITING
Cerith Gardiner
A carta de uma irlandesa de 107 anos sobre co...
No colo de Maria
Como rezar o terço? Um guia ilustrado
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia