Aleteia logoAleteia logoAleteia
Terça-feira 16 Abril |
Aleteia logo
Espiritualidade
separateurCreated with Sketch.

Oração para quando você não conseguir se arrepender dos seus pecados

EMOTIONAL

fizkes | Shutterstock

Philip Kosloski - publicado em 27/05/20

Nós pecamos diariamente contra Deus, e precisamos reconhecer nossas faltas

Nenhum de nós é perfeito! Nós sempre pecamos contra Deus. Às vezes, esses pecados são graves, outros nem tanto. Nos dois casos, a chave para uma vida espiritual frutífera é reconhecer nossas faltas.

No entanto, isso nem sempre é fácil. Algumas vezes, conseguimos entender que fizemos algo errado, mas simplesmente não conseguimos sentir culpa por nossos erros.

Nesses casos, precisamos de uma ajuda extra, e essa ajuda será mais eficaz se vier de Deus. Detalhe: se ofendemos a Deus, é justamente Ele quem poderá nos ajudar a reconhecer a ofensa.

O reconhecimento é a chave central para superar nossas falhas e é o primeiro passo para levar uma vida virtuosa. Também é um ingrediente necessário quando vamos confessar, pois o padre pede que recitemos um “Ato de Contrição”, que expressa nossa tristeza interior pelo que fizemos.

Aqui está uma oração simples para pedirmos a Deus a ajuda para conseguirmos nos sentir contritos por nossos pecados. O “sentimento” pode não vir imediatamente, mas se você for persistente, acabará por experimentá-lo e será motivado a alterar sua vida e se voltar para Deus.

“Ó Senhor Jesus Cristo, amante de nossas almas, eu o ofendi, meu Pai e Redentor amoroso. Mas essa tristeza, ó Senhor, esse arrependimento, devem ser tua graça para mim; e se ela não vier das mãos da tua misericórdia, todos os meus esforços serão em vão, e ficarei para sempre infeliz. Tende piedade de mim, ó Pai das misericórdias, e derrama em meu coração a tua graça, pela qual eu possa sinceramente me arrepender de todos os meus pecados; dá-me uma verdadeira contrição, para que eu possa lamentar minha miséria e ingratidão passadas, e lamentar de coração por tê-lo ofendido, meu Bom Deus.Permita-me não me iludir com uma falsa tristeza, para que meu arrependimento seja acompanhado de retificação e mudança de vida, para que eu possa ser totalmente absolvido da culpa de todos os meus pecados, e, mais uma vez, ser recebido entre os teus servos. Por Nosso Senhor Jesus Cristo. Amém.”

arrogante

Leia também:
O pecado da incapacidade de arrependimento

Tags:
Pecado
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia