Aleteia logoAleteia logoAleteia
Sexta-feira 19 Abril |
Aleteia logo
Espiritualidade
separateurCreated with Sketch.

Um método simples de meditação para iniciantes

PRAYER

Shutterstock

Philip Kosloski - publicado em 29/05/20

O Rosário é uma devoção surpreendente e pode ajudar quem está começando a praticar a meditação

Muitos de nós ainda não descobrimos a oração mental. Sentamos e tentamos limpar a mente, mas nada acontece. Nós nos distraímos facilmente ou simplesmente não temos palavras para dizer a Deus.

Sim, só o fato de estarmos na presença de Deus já é uma oração. Mas, às vezes, precisamos de uma abordagem guiada da meditação cristã.

Um método surpreendente para isso, que nem sempre vem à mente, é o Santo Rosário. É uma devoção “tradicional” e, ao mesmo tempo, uma maneira poderosa de meditar mais profundamente sobre as passagens da Bíblia.

O Padre John Procter, em seu livro The Rosary Guide for Priests and People (“Guia do Rosário para Sacerdotes e Leigos”), explica como o Rosário é um ótimo tipo de oração mental para aqueles que estão começando:

“O Rosário é uma ajuda que nunca falha. Não precisamos de livro, nem precisamos de contas. Para a oração do Rosário, precisamos apenas do que sempre temos: Deus e eu.O Rosário simplifica a oração mental. Até a imaginação mais volátil pode se firmar durante o breve período de tempo necessário para rezar uma dezena do Rosário. Para alguns, a passagem rápida de pensamento em pensamento, de cena em cena, de mistério em mistério, como fazemos na oração do Rosário, é um alívio; isso os faz meditar quando, de outra forma, jamais meditariam”.

Procter está se referindo à prática de meditar em vários “mistérios” que ocorreram durante a vida de Jesus Cristo, encontrados nos Evangelhos. Cada dezena de Ave-Marias é dedicada a um acontecimento específico, que é ponderado ao passar de conta em conta.

Essa prática pode ser uma grande ajuda para muitas pessoas, especialmente para aquelas que não sabem como começar a meditar. O Pe. Procter acrescenta:

“O Rosário preenche a solidão das mentes com personagens e coisas sagradas; enche os corações com as alegrias de Belém (…); faz o espírito se manifestar em gloriosa aleluia de gratidão e amor, enquanto reflete sobre a ressurreição e a ascensão, a descida do Espírito Santo e a glória da rainha celestial.”

Então, se você está procurando uma maneira de aprofundar sua vida de oração e não sabe para onde começar, tente rezar o Rosário!


MODLITWA

Leia também:
Como pedir o dom da oração mental

Tags:
MeditaçãoOraçãoRosárioTerço
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia