Aleteia logoAleteia logoAleteia
Sexta-feira 29 Março |
Aleteia logo
Estilo de vida
separateurCreated with Sketch.

Como mudar o mundo sendo sal da terra

OUTSTRETCH

Oleg Znamenskiy | Shutterstock

Philip Kosloski - publicado em 08/06/20

Podemos ser a mudança que queremos ver em nossa comunidade local

Jesus disse aos seus discípulos: “Vós sois o sal da terra” (Mateus 5, 13).  Mas o que isso significa?

Com base nisso, o Pe. James Bellord escreve:

O sal é um elemento muito importante na culinária. Deve ser usado com todos os outros tipos de alimento, animais e vegetais. É necessário para a qualidade dos alimentos, preserva-os, tempera-os, destrói a insipidez, dá sabor”. 

Da mesma forma, os cristãos que vivem o Evangelho “o influenciam e penetram no seu exemplo, para verificar a putrefação, para temperá-lo, transmitindo o bom sabor de Jesus Cristo. É a função, não da Igreja apenas em sua capacidade corporativa, mas de cada indivíduo agindo separadamente, de acordo com os talentos e a vocação que Deus lhe deu.”

A beleza dessa analogia reside no fato de o sal, para ser eficaz no tempero de um determinado alimento, ser usado em pequenas quantidades. Isso significa que não é preciso muito para mudar o mundo. Podemos ser a mudança que queremos ver em nossa comunidade local, começando primeiro com nossas próprias vidas. Diz o padre:

“O sal é extremamente penetrante; uma pequena quantidade tempera uma grande quantidade de comida … se realmente fizermos por santidade o sal da terra, a pequena quantidade desse sal será suficiente para fazer o trabalho desejado por Deus no meio da grande massa [de pessoas].”

Os principais exemplos, além de Jesus Cristo, são os apóstolos. Os discípulos eram 12 homens insignificantes que, com a graça de Deus, mudaram o mundo inteiro.É por isso que a mudança deve sempre começar conosco. Podemos ser uma grande influência no modo de nossa vida, não importa o quão “insignificantes” somos aos olhos do mundo.

“Esse mesmo poder reside em cada um de nós. Uma boa vida católica, formada pela graça divina e agindo através da oração e do bom exemplo, deve ser uma das influências mais poderosas para o bem entre as massas da humanidade; e não há razão fora do livre-arbítrio de um homem por que ele não deve, à sua maneira especial, levar uma vida assim. É maravilhoso o que uma pessoa pode fazer para o mundo.”

Os santos fornecem muitos outros exemplos para nos inspirar. Podemos nunca ser populares ou ter grande influência política, mas podemos mudar o mundo, apenas vivendo uma vida de santidade.


Child Doing Homework

Leia também:
Tendo muito ou pouco, é sempre possível mudar o mundo

Tags:
Caridadeevangelho
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia