Aleteia logoAleteia logoAleteia
Terça-feira 23 Abril |
Aleteia logo
Estilo de vida
separateurCreated with Sketch.

Como a meditação pode aliviar a ansiedade

PRAYING

Microgen | Shutterstock

Philip Kosloski - publicado em 06/08/20

Se você quer se livrar da ansiedade excessiva, medite sobre o momento presente e deixe o resto para Deus

Uma das características da ansiedade é a excessiva preocupação com o futuro. Simplesmente não sabemos o que acontecerá amanhã, e isso pode se tornar assustador para muitas pessoas.

A boa notícia é que Deus está no controle do futuro e, quanto mais nos entregamos a Ele, mais nossa ansiedade desaparece.

Uma maneira de fazer isso é concentrar-se no momento presente, usando a meditação como uma ferramenta para trazer o nosso coração e a nossa mente para o “agora”.

Jesus instou seus discípulos a fazer exatamente isso, e devemos refletir sobre suas palavras em nossa meditação:

“Não vos aflijais, nem digais: Que comeremos? Que beberemos? Com que nos vestiremos? São os pagãos que se preocupam com tudo isso. Ora, vosso Pai celeste sabe que necessitais de tudo isso. Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça e todas estas coisas vos serão dadas em acréscimo” (Mateus 6, 31-33).

Foque nessa passagem das Escrituras por alguns minutos e processe essas palavras de Jesus. O que Ele está tentando falar com você neste momento? Que preocupações estão em seu coração?


BIBLE

Leia também:
Sofre de ansiedade? Então você precisa conhecer o conselho mais repetido na Bíblia

O arcebispo Fulton Sheen fala sobre como viver o momento presente e como isso pode realmente aliviar nossas ansiedades:

“Toda infelicidade (quando não há causa imediata para a tristeza) provém da excessiva concentração no passado ou de extrema preocupação com o futuro … O segundo remédio para os males que nos surgem ao pensar no tempo é o que poderia ser chamado de santificação do momento – ou o Agora … Devemos confiar o passado à misericórdia divina e acreditar no futuro, entregando-o a Deus. Cada minuto da vida tem seu dever peculiar – independentemente da aparência que esse minuto possa levar. O momento do Agora é o momento da salvação. Cada reclamação contra ele é uma derrota; cada ato de resignação é uma vitória.”

Portanto, se você quer se livrar da ansiedade excessiva em sua vida, medite frequentemente sobre o momento presente e deixe o resto para Deus.


ST. THERESA BENEDICTA OF THE CROSS

Leia também:
Você tem ansiedade ou medo do futuro? Reze esta oração de Santa Teresa Benedita da Cruz

Tags:
Meditação
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia